Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda como amansar calopsita: veterinário ensina

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como amansar calopsita

Embora, em geral, esta seja uma ave sociável, os primeiros contatos entre a ave e o tutor podem resultar em bicadas e tentativas de fuga. Por isso, não é incomum ver tutores pesquisando sobre como amansar calopsita.

Neste artigo, conversamos com o biólogo Tiago Calil, da Educação Corporativa da Cobasi, que compartilhou tudo sobre o comportamento dessa ave e como amansar a calopsita.

As calopsitas são bravas?

Por ser um tema sobre como acalmar calopsita, você pode estar pensando que essas aves são difíceis de criar.

Mas, pelo contrário, quando o assunto é o comportamento, as calopsitas são dóceis e afetuosas. Inclusive, sendo bastante procuradas como animais de estimação para famílias com crianças.

Além de serem muito divertidas, essas aves australianas podem imitar a voz humana, têm uma aparência exótica e apresentam variedades de cores. 

Muitas vezes acreditamos que as calopsitas estão ariscas por estarem bravas. No entanto, na maioria dos casos, essas aves se tornam ariscas por medo, insegurança ou ainda por não estarem acostumadas ao toque e à presença dos humanos.

Por isso, é fundamental que desde filhote ou quando for adotada, a calopsita seja amansada. Quando bem acostumadas, as calopsitas podem ser aves muito dóceis, carinhosas e apegadas aos tutores.

Qual a melhor forma de amansar calopsita?

O biólogo Tiago Calil sabe tudo de aves e preparou as 6 melhores dicas para você amansar sua calopsita. Acompanhe e confira como ter uma calopsita carinhosa em casa.

1. Opte por animais novos

Animais mais novos costumam ser mais ariscos, mas também se adaptam com mais facilidade. Se possível, adquira a sua calopsita com idade entre quatro e seis meses de vida.

2. Não force a interação

Com a chegada da ave em casa, deixe-a se acostumar com o novo ambiente por um período de, pelo menos, uma semana. Sequer toque na ave durante esses dias.

Aos poucos, inicie uma aproximação, mas sem forçar uma situação que possa ser estressante para a ave. Tenha sempre muito cuidado e carinho durante a interação.

3. Evite fugas

O início do processo de amansar calopsita é mais propício às fugas. Por isso, certifique-se de que as pontas das asas estão aparadas.

4. Escolha um local tranquilo

enriquecimento ambiental para calopsita
O enriquecimento ambiente para calopsita é uma forma de promover bem-estar para as aves em cativeiro.

Após o período de adaptação, entre uma e duas semanas, escolha um ambiente tranquilo para os primeiros contatos. O local deve ser livre de barulho, sem outros animais e ter as janelas fechadas.

Ambientes movimentados e barulhentos assustam a calopsita. O ideal é manter o pet em cômodos onde ele consiga descansar bem e fazer contato visual sem interferências externas.

5. Técnica de como amansar calopsita

Solte-a no ambiente e permaneça sempre agachado. Tente contato direcionando o dedo indicador até as patas da calopsita. Insista com movimentos leves até que ela fique empoleirada no dedo. 

Tenha paciência, pois é comum que ela não suba nas primeiras vezes.

Nessa fase, tente passá-la para a outra mão e assim sucessivamente. Para conquistar a sua calopsita, ofereça seus alimentos favoritos, como sementes de girassol ou aveia. Isso  ajuda a atraí-las. Dessa forma, ela ficará mais relaxada e confiante durante a interação.

“Repita o processo todos os dias por um período de 20 minutos, sempre respeitando os limites do animal. No começo ela tentará fugir, mas aos poucos a calopsita tende a se acostumar”.

O especialista ainda acrescentou: “E não se esqueça, depois de acostumada, é importante manter o contato e um treinamento constante para que a calopsita continue mansa”, explica.

Quando a calopsita finalmente se empoleirar, tente mantê-la ali pelo maior tempo possível. Ande com o bichinho por toda a casa, em locais seguros. Dessa maneira, se ela quiser voar, não irá se machucar. Mantenha as janelas sempre fechadas.

6. Faça carinho na calopsita

Quando sentir que a relação de vocês se estreitou e que a calopsita não está tão arisca quanto antes, faça carinho na cabeça do pet. Essa é uma forma de conexão entre a ave e o tutor.

Como amansar calopsita: o processo requer amor e paciência

Quando as calopsitas são filhotes, é muito comum nos depararmos com aves assustadas e inseguras. Isso porque, nessa faixa etária, elas ainda estão conhecendo e identificando o mundo. 

No entanto, com o decorrer do tempo, a tendência é que os filhotes dessa ave passem a identificar os hábitos, o cotidiano e seus tutores, facilitando a convivência entre eles. 

Porém, nem todo mundo dá a sorte de adotar uma calopsita já treinada ou habituada com as rotinas e com as pessoas. Por isso, é fundamental saber como amansar calopsitas!

Em alguns casos, as calopsitas vivem enjauladas e presas em alguma espécie de cativeiro, convivendo com um cuidador apenas nas horas de receber comida e na higienização do espaço, até serem compradas por outras pessoas. 

como cuidar de calopsita
Amansar calopsita envolve paciência, carinho, atenção e muita dedicação.

Isso faz com que as aves não tenham tempo suficiente para se adaptar com os humanos, causando medo e insegurança. 

Se este é o seu caso, saiba que mesmo assim é possível amansar a calopsita, mesmo que esta tarefa não seja tão simples e exija paciência e dedicação. 

Gostou dessas dicas de como amansar calopsita? Aqui no Blog da Cobasi, você encontra tudo sobre aves: cuidados, alimentação, higiene e muito mais. 

Além disso, no pet shop online da Cobasi tem rações, gaiolas, acessórios e tudo o que é essencial para criação de calopsitas. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Sirlene da Silva disse:

    Eu quero saber pq minha encomenda não chegou. Já comprei antes e recebi agora já três vezes quer tô comprando ir nada quando não cancelar não chega pra mim. Isso é chato

  2. Fátima F T Cavalcante disse:

    Olá! Meu rosto quase encosta na calopsita, e não me deixa fazer carinho ou tocar !!
    Fazem 2 meses, tenho tentado tocar, não deixa!
    Fiz tipo banheira com gotas caindo, adoram tomar banho, tenho duas, canta, solta beijinhos kkk
    Obrigada por sua atenção!

Deixe o seu comentário