Aprenda como amansar calopsita

Compartilhar:


como amansar calopsita

Embora, no geral, esta seja uma ave sociável, não é incomum ver tutores pesquisando sobre como amansar calopsita. Os primeiros contato do animal com seus tutores podem resultar em bicadas e tentativas de fuga. Tudo isso porque elas ainda não estão acostumadas ao toque e à presença dos humanos.

Continue a leitura e aprenda como adestrar calopsita de forma rápida e fácil!

Por que algumas calopsitas são ariscas?

Muitas vezes acreditamos que as calopsitas estão ariscas por estarem bravas. No entanto, na maioria dos casos essas aves se tornam ariscas por medo e insegurança. Conforme o animal cresce, ele pode se tornar ainda mais inseguro e difícil de amansar. Mas lembre-se: isso não quer dizer que seja uma tarefa impossível!

Quando bem acostumadas, as calopsitas podem ser aves muito dóceis, carinhosas e apegadas aos tutores. Em alguns casos elas podem até viver fora das gaiolas, contudo, esta é outra questão que exige treinamento. Por isso, vamos ensinar como amansar calopsita.

As calopsitas são aves muito inteligentes e que aprendem com muita facilidade, por isso podem aprender truques e até interagir com seus tutores e com outros pets – claro, sempre com cuidado e supervisão. 

Apesar de amansar calopsita não ser impossível, a tarefa exige dedicação, paciência e técnica. Então vamos aprender como treinar uma calopsita e ajudá-la a perder o receio dos humanos?!

Escolha um local calmo

Para amansar seu bichinho, escolha um local calmo, pois ambientes movimentados e barulhentos assustam a calopsita. O ideal é manter o pet em cômodos onde ele consiga descansar bem e fazer contato visual sem interferências externas.

Se aproxime, sem forçar a situação

Aproxime-se do bichinho com cuidado e, num primeiro momento, evite segurar o animal. Não force nenhuma situação que possa ser estressante ao pet. Tenha sempre muito cuidado e carinho durante a interação.

Ofereça seus alimentos favoritos

Para conquistar sua calopsita com facilidade, ofereça os alimentos que ela mais gosta, como sementes de girassol. Isso fará com que ela fique mais relaxada e confiante durante a interação.

Faça carinho na calopsita

Quando sentir que a relação de vocês se estreitou e que a calopsita não está tão arisca quanto antes, faça carinho na cabeça do pet. Faça o teste durante as refeições.

Segure o animal com os dedos

Durante a alimentação ou troca de água, ofereça os dedos e observe se a ave sobe neles ou não. Tenha paciência, pois é comum que ela não suba nas primeiras vezes.

Quando a calopsita finalmente se empoleirar, tente mantê-la ali pelo maior tempo possível. Ande com o bichinho por toda a casa, em locais seguros. Dessa maneira, se ela quiser voar, não irá se machucar. Mantenha as janelas fechadas.

Para tornar o processo mais simples desde o início, conversamos com Tiago Calil Ambiel, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi. Ele preparou mais 5 dicas para ajudar você a amansar sua calopsita. Confira!

5 dicas de como amansar calopsita

O biólogo Tiago Calil sabe tudo de aves e preparou 5 dicas para você seguir e ter uma calopsita carinhosa em casa.

1: Opte por animais novos

Animais mais novos costumam ser mais ariscos, mas também se adaptam com mais facilidade. Se possível, adquira-o com idade entre quatro e seis meses de vida.

2: Não force a interação

Após comprá-la, deixe-a se acostumar com o novo ambiente por um período de, pelo menos, uma semana. Sequer toque na ave durante esses dias.

3: Evite fugas

O início do processo de amansar calopsita é mais propício às fugas. Por isso, certifique-se de que as pontas das asas estão aparadas.

4: Escolha um local tranquilo

Após o período de adaptação, entre uma e duas semanas, escolha um ambiente tranquilo para os primeiros contatos. O local deve ser livre de barulho, sem outros animais e ter as janelas fechadas.

5: Técnica de como amansar calopsita

Solte-a no ambiente e permaneça sempre agachado. Tente contato direcionando o dedo indicador até as patas da calopsita. Insista com movimentos leves até que ela fique empoleirada no dedo. Nessa fase, tente passá-la para a outra mão e assim sucessivamente. Petiscos como girassol ou aveia ajudam a atraí-las.

“Repita o processo todos os dias por um período de 20 minutos, sempre respeitando os limites do animal. No começo ela tentará fugir, mas aos poucos a calopsita tende a se acostumar. E não se esqueça: depois de acostumada, é importante manter o contato e um treinamento constante para que a calopsita continue mansa”, explica o biólogo Tiago Calil.

O processo envolve muito amor e paciência

Quando as calopsitas são filhotes, é muito comum nos depararmos com aves assustadas e inseguras. Isso porque, nessa faixa etária, elas ainda estão conhecendo e identificando o mundo. 

No entanto, com o decorrer do tempo, a tendência é que os filhotes dessa ave passem a identificar os hábitos, o cotidiano e seus tutores, facilitando a convivência entre eles. Porém, nem todo mundo dá a sorte de adotar uma calopsita já treinada ou habituada com as rotinas e com as pessoas. Por isso, é fundamental saber como amansar calopsitas!

Em alguns casos, as calopsitas vivem enjauladas e presas em alguma espécie de cativeiro, convivendo com um cuidador apenas nas horas de receber comida e a higienização do espaço, até serem compradas por outras pessoas. Isso faz com que as aves não tenham tempo suficiente para se adaptar com os humanos, causando medo e insegurança. Se este é o seu caso, saiba que mesmo assim é possível amansar a calopsita, mesmo que esta tarefa não seja tão simples e exija paciência e dedicação. 

Gostou dessas dicas de como amansar calopsita? Se quiser saber mais sobre aves, acesse nosso blog!

Tiago Calil Ambiel

Colaboração de Tiago Calil Ambiel

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Sirlene da Silva disse:

    Eu quero saber pq minha encomenda não chegou. Já comprei antes e recebi agora já três vezes quer tô comprando ir nada quando não cancelar não chega pra mim. Isso é chato

Deixe o seu comentário