Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra quais são os principais tipos de calopsitas na natureza

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de calopsita

A calopsita é uma ave que pertence à família das Cacatuidae, sendo nativa da Austrália. Seu carisma e comportamento único, fazem dela um dos animais de estimação mais procurados por tutores. Por isso, venha com a gente e conheça os principais tipos de calopsita antes de adotar a nova integrante da família.

Calopsita: características

A calopsita é uma ave que possui a aparência semelhante à cacatua, que faz parte da mesma família. Entretanto, as calopsitas se caracterizam pela diversidade da coloração de suas penas e pelo tamanho, já que medem entre 30 e 35cm, e pesam por volta de 120 gramas.

Originárias da Austrália, elas foram domesticadas no final do século XVIII, sendo levadas para a Europa logo em seguida. No Brasil, a história da ave é recente, pois os primeiros exemplares só chegaram aqui em meados da década de 1970. 

Confira os principais tipos de calopsitas

Os tipos de calopsitas são definidos a partir da coloração de suas penas, afinal de contas esse é o único jeito de diferenciá-las. Por esse critério, os principais tipos de calopsitas encontradas em nosso país são: calopsita comum, calopsita de cara branca e calopsita albina. Conheça um pouco mais sobre elas:

Calopsita Lutino

casal de Calopsita Lutino
A Calopsita Lutino é conhecida pela marquinha das bochechas

A calopsita lutino é a variação mais popular da ave. Suas principais características são o rosto amarelado com as bochechas marcadas por um tom alaranjado forte. Por outro lado, no dorso da ave, a plumagem pode apresentar cores que variam entre cinza, canela (cinza amarronzado) e pérola (cinza com pintas brancas).

Calopsita de cara branca

Calopsita de cara branca pousada na árvore
A Calopsita de cara branca é famosa pela pelagem clara da cabeça e sem sinais nas bochechas

A calopsita de cara branca é conhecida por causa da pelagem clara de sua cabeça, inclusive sem marca nenhuma na região das bochechas. Por sua vez, as penas do corpo assumem uma coloração acinzentada.

Calopsita albina

Calopsita albina em pé no comedouro
A Calopsita albina é uma ave com ausência de melanina

Você sabia que a albina é um dos tipos de calopsitas mais raros de se encontrar? É isso mesmo!  O motivo disso é que a ave não possui melanina, o que se reflete na coloração completamente branca do corpo, os olhos avermelhados e os pés rosados.

Calopsita silvestre

calopsita sente frio
A Calopsita silvestre é considerada á variação original da espécie

Essa é uma espécie que pode ser considerada original e, de uma certa maneira, a matriz para os demais tipos de calopsitas. Ela chama a atenção devido ao tom escuro do corpo, a cabeça cinza ou amarela e delicadas manchinhas vermelhas na bochecha.

Calopsita pérola

Calopsita pérola no ombro do tutor
Calopsita pérola se destaca pela coloração do corpo e a crista amarela

A calopsita pérola recebe esse nome devido à coloração perolada do seu dorso, que pode variar de intensidade de acordo com a ave. Além disso, ela possui a cauda, a cabeça e a crista amarela.

Calopsita arlequim

calopsita pode comer melão
machos e fêmeas da A calopsita arlequim tem visual semelhante

Conhecida como “pied”, a calopsita arlequim foi batizada com esse nome por ter a aparência semelhante a um palhaço. Nativa dos Estados Unidos, ela tem como principais características o dorso branco com partes em tom acinzentado. Uma curiosidade é que os machos e fêmeas dessa variante são visualmente idênticos. 

Calopsita canela

casal de calopsita canela em cima da gaiola
Calopsita canela chama a atenção pelas manchinhas laranjas na bochecha

A canela é aquele tipo de calopsita que é até difícil definir qual é a coloração de sua plumagem. Seu corpo possui coloração cinza-claro que, em alguns lugares, pode ser descrito como marrom ou cor de canela. Além disso, a ave tem bochechas laranjas ou vermelhas e a cabeça amarelada.

O que é preciso para cuidar de uma calopsita?

Para cuidar de uma calopsita em casa, independente do tipo que você escolher, é necessário se atentar a alguns detalhes para garantir o bem-estar da ave. O primeiro é comprar uma gaiola com espaço suficiente para que ela possa se locomover com conforto.

Outro ponto importante é o local onde a casinha da sua ave será fixada. Opte por locais longe das correntes de vento. Por falar em gaiolas, não se esqueça de investir no enriquecimento ambiental com brinquedos e acessórios para que a sua calopsita possa praticar exercícios, desgastar as unhas e o bico.

Para finalizar, ofereça alimentação adequada com ração indicada por um veterinário. Não se esqueça de higienizar comedouros, bebedouros e a gaiola ao menos uma vez ao dia para evitar o aparecimento de doenças.

Após conhecer os tipos de calopsitas que há na natureza, ficou mais fácil escolher aquela que fará parte da família? Conte para gente qual é o seu tipo de calopsita predileto.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Ester disse:

    Tenho uma dúvida. A Cobasi possui veterinários especializados em aves??
    Estou me preparando para ter uma calopsita, entretanto, já estou pensando em todos os detalhes e um deles é já estar ciente de onde posso encontrar um profissional!!!

  2. Waldir pontual de oliveira disse:

    Material muito bom para pesquisa!

  3. Valéria Aparecida Braga disse:

    Quem apreende a falar é o macho ou a fêmea?

Deixe o seu comentário