Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber o sexo da calopsita?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como saber o sexo da calopsita

Como saber o sexo da calopsita? Esta é uma dúvida comum entre as pessoas que gostam de pássaros por um motivo: é difícil identificar se o animal é macho ou fêmea por seus órgãos reprodutores não serem visíveis.

A melhor forma de descobrir o sexo da calopsita é analisando suas características físicas, o lado comportamental e realizando um exame para ter 100% de segurança.

Tem como saber o sexo da calopsita apenas olhando?

Determinados traços da calopsita podem indicar se o pet é macho ou fêmea, como a cor da pelagem que tende a ser um cinza mais escuro no caso dos machos.

E nas fêmeas, esta parte da cauda apresenta listras horizontais. Uma dica é usar uma lupa para tentar enxergar estas variações que podem não ser visíveis a olho nu.

Na fase adulta outra diferença tende a aparecer. Uma calopsita macho tem um penacho avantajado quando comparado com o da fêmea.

A carismática face do pássaro também é um indicador de como saber o sexo da calopsita. As fêmeas no geral não tem as bochechas tão marcadas como os machos, as cores são suaves e pouco contrastantes.

A calopsita fêmea não canta: mito ou verdade?

Os machos podem até ser mais alvoroçados, mas é importante lembrar que eles não são uma espécie de pássaro cantor, mas sim vocalizador. A rotina, personalidade do dono e o ambiente em que a ave vive impactam diretamente no seu comportamento.

Uma fêmea que vive em harmonia com seu dono, sem estresse e é adestrada pode falar mais. O ponto aqui é que o sexo masculino tem uma facilidade maior em vocalizar pois aprende naturalmente.

Em grande parte dos casos, as fêmeas são calopsitas calmas, mansas e fãs de um carinho. Já os animais do sexo masculino possuem personalidade forte e são mais agitados.

Como saber o sexo da calopsita através de exames médicos

como saber o sexo da calopsita olhando

Por mais que os sexos possuam diferenças físicas, pode acontecer de você errar. Por isso, o exame médico que analisa uma amostra do material genético do animal e a tomografia digital são as formas mais confiáveis para saber o sexo da calopsita.

Como saber se a calopsita é macho ou fêmea pela cloaca?

É preciso muito profissionalismo e conhecimento específico do animal para conseguir diferenciar os sexos pela cloaca, por isso a recomendação é que você leve a ave até um veterinário.

Enquanto as estruturas das fêmeas são mais flexíveis em relação a estes ossinhos que ficam na base do seu abdômen, os machos apresentam maior firmeza. Mas tenha cuidado pois você pode acabar machucando o animal sem querer.

O usual é o dono já saber qual o sexo da calopsita quando adquire um exemplar ou adota, mas em outras situações, dá para “bancar o detetive” seguindo as nossas dicas e confirmando com um veterinário.

No caso de mais de uma calopsita em casa, não deixe os passarinhos juntos antes de saber o sexo, caso contrário pode acabar com uma família de aves para cuidar.

Saiba mais sobre calopsitas no nosso canal no YouTube:

Vem ler outros conteúdos do blog Cobasi e descobrir mais sobre o mundo das aves:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Simone Ribeiro de Oliveira disse:

    Tô com 2 calopsita quero muito sabe o sexo delas pois sou apaixonada

  2. Gilson da Silva Batista disse:

    Tenho uma calopicita fêmea segundo o vendedor loja que me vendeu ganhei outra calopicita sendo que o cinza desta que ganhei é mais escura e o detalhe da cristã é maior tudo indica que está que ganhei e macho

Deixe o seu comentário