Maritaca: características de uma ave brasileira

Por Cobasi

Compartilhar:
maritaca

O nome maritaca representa 18 espécies da família da Psitacídeos, uma ave bastante conhecida dos céus brasileiros que se destaca por conta da sua cantoria e da sua coloração predominantemente verde. Conheça mais sobre essa ave e como elas podem ser atraídas para visitar o seu jardim

Quem é a maritaca?

As maritacas são aves pertencentes do grupo familiar de Psitacideos – o mesmo grupo que abrange papagaios, periquitos e jandaias. No entanto, embora faça parte da mesma família, as maritacas não fazem parte do grupo de espécies ameaçadas de extinção, o que acontece, por exemplo, com os papagaios. 

Embora semelhantes com as outras espécies da sua família, as maritacas vivem bem em ambientes mais urbanizados e, por vezes, é possível encontrá-las também em chácaras, campos, florestas, áreas agrícolas de toda a América do Sul, mesmo sendo naturais da floresta Amazônia, da Mata Atlântica e ainda do Cerrado brasileiro. Também pela semelhança,  é comum que elas sejam confundidas de longe com louros e papagaios. 

Entre as características dominantes desse bicho está o seu visual colorido, onde pode ter penas vermelhas e amarelas que combinam com a sua coloração que é totalmente esverdeada. Outro ponto importante é que, ao entardecer, essas aves em conjunto sobrevoam em volta do local onde pretendem pernoitar e cantam muito alto, fazendo um verdadeiro estardalhaço antes de escurecer – momento em que entram nos seus ninhos. De manhã, a cerimônia também tende a acontecer, porém, por um período mais curto.

Esses animais são monogâmicos, vivem em média 30 anos e tem o tamanho aproximado de 32 centímetros. Vale considerar que a diferenciação entre o macho e a fêmea só acontece por meio de análises médicas, visto que não existe uma característica perceptível que chama a atenção.

Como funciona a reprodução da maritaca?

Embora barulhentas, a presença dessas aves ao anoitecer é uma verdadeira festa. Por voar em bando, promovem uma dança acrobática no céu garantindo boas experiências para quem assiste. 

O período de reprodução desse animal acontece no final do ano, aproximadamente de Novembro a Março que também é o momento onde os alimentos podem ser encontrados com maior abundância. As maritacas procuram espaços reservados para depositar os seus ovos. É comum, por exemplo, que elas contem com os forros de telhados para cuidar dos seus filhotes.

O que elas comem e como atraí-las para o meu jardim?

maritaca

Essas aves adoram frutas doces e maduras, assim como sementes e castanhas. Entre o cardápio preferido desses pássaros, estão:

  • Mamão;
  • Jabuticaba;
  • Goiaba;
  • Manga;
  • Figo;
  • Pitanga;
  • Amora;
  • Romã

E entre outras frutas. Por isso, uma das formas mais assertivas de atrair essas aves para o seu jardim é depositando frutas frescas ao anoitecer e ao entardecer para que elas possam degustar. Porém, caso você já conte com árvores frutíferas no seu quintal, não é difícil perceber a presença delas sobrevoando ao redor. 

É importante considerar que essa é uma ave que vive em bando e precisa de liberdade. Não é indicado que ela viva como um animal de estimação. Por isso, no máximo, procure atrai-la para sobrevoar pelo seu quintal, sem a intenção de adotá-la. Afinal, mesmo tendo um enorme carinho pela ave e proporcionando diferentes cuidados a ela, as suas necessidades sempre serão atendidas apenas pela natureza.

Gostou desse post? Leia mais sobre outros pets em nosso blog:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário