Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Papagaio: tudo sobre a ave e como ter uma de estimação

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Papagaio recebendo carinho na cabeça

Os pássaros estão entre os pets exóticos mais comuns nas casas! O papagaio é uma das aves silvestres criadas em cativeiro mediante registro no IBAMA.

O pet chama a atenção por seu carisma, inteligência e a capacidade de pronunciar as palavras. Um dos bons apelidos dele é de tagarela ou falador. Aliás, este é o animal silvestre que melhor entende a linguagem de nós, humanos.

A ave é popular no Brasil e a mais conhecida aqui é a do gênero Amazona que tem mais de 30 espécies, sendo 12 presentes no país. Entre as mais avistadas em terras brasileiras está o “Papagaio Verdadeiro”, o “Papagaio do Mangue” e o “Papagaio Moleiro”.

De porte médio, o papagaio é um animal que mede entre 30 e 40 centímetros. Uma das características mais comentadas do bichinho é sua expectativa de vida que vai de 20 anos a 30 anos, porém chega a 60 anos. Seu peso fica em torno de 500g.

Como ter um Papagaio legalizado pelo IBAMA

Antes de mais nada, tenha em mente que o papagaio, independente da espécie, precisa de espaço para ter uma qualidade de vida.

Além disso, ele deve ter companhia constante! Isso quer dizer que será preciso ter um viveiro de papagaio grande o suficiente para o bicho voar e se sentir seguro onde mora.

Porém, não basta apenas ter um espaço adequado para o pet. A espécie da ave precisa ser registrada e este é o meio de controle do IBAMA para combater práticas ilegais. Nunca tire um animal exótico da natureza e leve para casa e nem compre sem o registro adequado. Além de crime, isso estimula um comércio ilegal responsável pela morte de milhões de animais.

Um papagaio de estimação legalizado é vendido com documentação e um anel da instituição que comprova a criação adequada, a anilha.

Como comentamos, existem 12 espécies do pássaro no país, sendo que o Papagaio do Mangue e o Papagaio-Verdadeiro são os preferidos pelos tutores. Ambos têm os traços clássicos da ave, como a cor verde viva com detalhes em amarelo na região dos olhos. Entretanto, também se encontram papagaios com as penas mais azuis e as bochechas avermelhadas.

Como é um filhote de papagaio?

O papagaio filhote nasce sem penas e o chamado desmame costuma acontecer após 2 meses de vida. Para alimentar um recém-nascido, use uma mistura de água e ração específica para papagaios. Essa papa vai ajudar a nutrir o filhote para que este se desenvolva forte e saudável.

Qual a melhor gaiola?

A moradia do seu amigo precisa ser confortável e limpa com frequência. O contato do animal com fezes ou xixi pode levá-lo a contrair doenças, algo que você não quer que aconteça.

Uma gaiola para papagaio de aço inoxidável costuma ser a melhor opção para higienizar com facilidade, além de ser alta e com espaço suficiente dos lados.

O pet adora pular pra lá e pra cá e brincar bastante. Por isso, o espaço é fundamental. Além dos poleiros que costumam ser espalhados pela estrutura, ofereça brinquedos, como balanços e cordas para o dia a dia do bichinho ser mais divertido e dinâmico.

Entreter seu pet é muito importante para manter sua saúde e bem-estar, mas também estimular a relação de vocês.

Papagaio toma banho?

papagaio olhando para câmera

O momento do banho vai ser pura diversão para o seu amigo, inclusive os tutores investem em banheira para aves, um acessório que agrega qualidade de vida para o animal.

A frequência semanal é o suficiente e o banho é apenas com água, de preferência, filtrada. Não use sabão nem shampoo, pois causam alergias.

Por último, certifique-se de secar bem o corpinho e as penas dele para evitar doenças de pele.

Alimentação de um papagaio

Sem muitos segredos, a comida desta ave é basicamente ração de papagaio, pois o alimento é específico para essas aves e desenvolvido por especialistas que entendem de nutrição animal. Além disso, alguns veterinários indicam frutas secas ou cruas e verduras cozidas sem sal com ração como complemento para a dieta do pet.

Fique de olho nos alimentos que um papagaio não pode comer, como sal, café, abacate, sementes, berinjela e industrializados, pois podem ser tóxicos para seu organismo. O espinafre e a maçã, sem sementes, são os petiscos favoritos do pássaro.

Consulte um médico veterinário especialista em aves antes de montar o cardápio do seu pet, assim você terá maior segurança.

Qual é o papagaio que fala?

As pessoas acham que todos os tipos de papagaio que falam são adestrados. Porém, não são todas as aves que realmente aprendem frases, truques e a dançar, por exemplo. Você verá seu papagaio falando a partir dos 6 meses de vida.

Quando você obtém o animal de criadouros legalizados, as chances são maiores, visto que o cruzamento dos papagaios é estratégico. Uma junção daqueles que possuem facilidade em serem domesticados e que podem desenvolver a fala.

Nunca compre um animal sem o registro do IBAMA, pois você pode estar colaborando para o tráfico de animais.

Um pet que precisa de companhia

O Papagaio é um pet que exige bastante tempo do seu tutor, visto que adora companhia.

Por ser bastante sociável, a ave tem potencial de desenvolver depressão e inclusive automutilação se ficar isolada ou sem companhia dos tutores. Você tem um papagaio que era falante que do nada mudou seu comportamento? Então leve-o ao veterinário imediatamente!

Um papagaio cantando é sinônimo de alegria, visto que o pet está feliz. Se atente aos cuidados básicos com o animal para garantir sua saúde, lembrando que um papagaio pode viver até 60 anos!

Faça o acompanhamento veterinário adequado e encontre muitos mimos para seu pet na Cobasi.

Bico de papagaio descamando?

A mudança do bico da ave assusta algumas pessoas, mas é normal a troca, ou seja, descamação do bico para que uma nova camada apareça.

Quanto custa um?

Se você está procurando por “papagaio preço” ou qualquer outra informação sobre valores do pet, a seguir vamos te contar um panorama de mercado. Em primeiro lugar, não é um animal barato. Depois, você deve estar ciente que precisa investir em um criadouro de confiança. Então, um papagaio custa de R$2 mil a R$10 mil dependendo da espécie e criação.

Curiosidades sobre o papagaio

E agora, que tal se divertir descobrindo um pouco mais sobre este passarinho que é um ótimo animal de companhia?

O lado sociável do bichinho pode ter sido uma surpresa para muitos, mas as curiosidades não param por aí! Saiba que ele consegue dançar espontaneamente, seguindo uma música que está tocando

Outra informação é que a maioria dos papagaios são seres canhotos, que pegam alimentos e objetos com o pé esquerdo.

Então, você já ouviu falar do papagaio do mar? Esta é uma espécie nativa do Oceano Atlântico bastante encontrada na Noruega, Islândia e Canadá. O bichinho vive sua vida perto da água, pois se alimenta de peixes e possíveis camarões, crustáceos e vermes. Interessante, não é? Uma beleza à parte!

Quer saber mais sobre cuidados com aves? Confira os posts abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Edineia Santos da Silva disse:

    Quero adotar um filhote de papagaio verdadeiro moro em ilheus Bahia

  2. Maria Aparecida disse:

    Queria comprar um papagaio registrado

  3. Luciane Micheletti disse:

    Boa noite ,
    Tenho interesse em adotar papagaio.
    Caso tenha essa possibilidade solicito entrar em contato.
    Obrigada
    Luciane

  4. Vilma disse:

    Quero adotar um papagaio da espécie falador ainda filhote quanto mais bebê melhor .e documentado pelo IBAMA

Deixe o seu comentário