Como plantar cenoura em casa: descubra!

Compartilhar:


Como plantar cenoura em casa: descubra!

Quer descobrir como plantar cenoura para ter essa raiz disponível para consumo o ano inteiro? Nós podemos te ajudar!

A cenoura é um dos legumes mais consumidos no Brasil e no mundo. Muito saborosa, versátil e cheia de benefícios para a saúde, está sempre presente em pratos doces e salgados, tanto crua quanto depois de cozida ou assada.

Existem alguns diferentes tipos de cenoura, mas o mais comum é aquele que costumamos encontrar em mercados e feiras livres, cujo nome científico é Daucus carota. São sementinhas desse tipo que você deve comprar para a sua horta.

Fique com a gente até o final da leitura para aprender tudo sobre como se planta cenoura e começar o quanto antes a sua horta em casa.

Como plantar cenoura: obtendo as sementes

Como plantar cenoura: obtendo as sementes

Diferentemente de outros vegetais, a cenoura precisa ser cultivada a partir de sementes, ou seja, uma nova cenoura não brota a partir da raiz de uma cenoura já colhida.

Para obter as sementes, você pode comprar um pacotinho em uma loja especializada ou então comprar uma cenoura (de preferência orgânica) que ainda esteja com o talo.

As folhas da cenoura são muito saborosas e cheias de vitaminas, e você pode consumi-las em saladas ou fazer um refogado. Se preferir usar o talo para obter sementes de cenoura, faça o seguinte:

  • corte a parte superior da cenoura, com o talo;
  • espete alguns palitos nas laterais e apoie na borda de um copo com água limpa e filtrada;
  • aguarde por alguns dias até que surja a raiz;
  • transfira a raiz para um vaso com terra de boa qualidade ou então diretamente para o solo.
  • abra uma pequena cova e cubra o pedacinho de cenoura, enterrando bem a raiz, e deixando as folhas do lado de fora da terra.
  • regue para que o solo fique sempre úmido, mas não encharcado, e aguarde o crescimento das folhas.
  • essas folhas gerarão sementes que você poderá plantar para obter novos legumes.

Como plantar cenoura em vaso

Como plantar cenoura em vaso

Com sementes de qualidade em mãos, você pode plantar cenoura em vaso, diretamente no solo ou ainda investir em sustentabilidade, como plantar cenoura em garrafa pet. O procedimento é o mesmo para todos os casos.

Escolha o local de plantio considerando que a cenoura precisa de pelo menos seis horas de luz por dia. Se for plantar em vaso, considere um que seja pelo menos cinco centímetros maior do que a cenoura adulta.

Lembre-se de que a cenoura vai crescer para baixo da terra, então o que você verá são apenas as suas folhas.

Prepare a terra e retire pedras e outros detritos com auxílio de ferramentas de jardinagem. Faça pequenas covas, coloque as sementes, cubra com mais terra e regue.

A colheita pode acontecer entre dois e quatro meses depois do plantio, dependendo do tipo de cenoura que você plantou. Para saber se está na hora da colheita, observe as folhas: se estiverem amareladas e começando a ficar ressecadas e se curvar, pode tirá-las da terra.

Agora que você já sabe mais sobre cenoura como plantar, que tal continuar sua leitura com outros artigos selecionados especialmente para você em nosso site? Confira:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário