Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pé de pitaya: descubra como cultivar em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Quem nunca viu um pé de pitaya recheado e ficou com água na boca de vontade de provar a fruta? Por isso, nós preparamos um guia com tudo que é necessário para plantar um belo pé de pitaya em casa. Confira!

O que é um pé de pitaya?

O pé de pitaya chama atenção em todas as suas partes, com destaque para as flores brancas, grandes e perfumadas. Isso sem falar no fruto colorido, cheio de escamas e com a polpa cremosa com sabor inconfundível.

O pé de pitaya é um cacto. Na verdade, sua estrutura é formada por uma centena de pequenos cactos epífitas (vivem sobre as árvores). Nativa do continente americano, a planta recebe esse nome por sua aparência, pois significa “fruta escamosa” em taino, uma língua da região das Antilhas.

Os pés de pitaya mais comuns são aqueles que produzem frutos vermelhos com polpa branca, o vermelho com polpa vermelha ou amarelo com polpa branca. Quando maduro, o fruto pode atingir até 15cm de comprimento.

Quais os benefícios da pitaya?

A pitaya pode ser considerada uma fruta amiga da saúde e do bem-estar. Além de ser pouco calórica, ela é fonte de fibras, zinco, vitamina C e antioxidantes. O seu consumo é indicado para controle do colesterol, garantir o bom funcionamento do sistema digestivo e outros benefícios como:

  • combate a hipertensão arterial;
  • melhora o metabolismo;
  • regula diabetes;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • auxilia a visão e a beleza da pele;
  • previne o câncer de cólon;
  • laxante suave.

Pé de pitaya: saiba como plantar

Agora que você já conhece um pouco mais a fruta e os benefícios de cultivar um pé de pitaya em casa, que tal descobrir como fazer o plantio correto? Saiba o que é essencial para começar o cultivo hoje mesmo!

1. Onde plantar pé de pitaya?

Assim como todas as plantas nativas de clima tropical, o pé de pitaya necessita de exposição plena aos raios do sol. Procure por locais como jardins, lajes ou varandas livres de pontos de sombra. Além disso, se possível, mantenha a temperatura ambiente entre 18°C e 26°C.

2. Qual é o tipo de solo indicado?

Um pé de pitaya para florescer e dar belos frutos precisa de um solo drenável e rico em substrato orgânico. O indicado é misturar cascas de ovo, areia ou cascalho à terra para garantir as condições ideais para a planta. Não se esqueça de manter o pH do solo entre 6 e 7.

3. É necessário regar a planta?

Apesar de estar acostumado com climas mais secos e quentes, o ideal é manter a terra do seu pé de pitaya sempre úmida, pois favorece a absorção de nutrientes. O recomendado é fazer a rega periódica de duas a três vezes por semana.

Importante: Para ajudar no desenvolvimento saudável da planta, uma boa prática é instalar um apoio de madeira de, aproximadamente, 1,8 m de altura. Com ela, o pé de pitaya terá a sustentação necessária para não entortar durante o período de frutificação,  que ocorre entre dezembro e maio.

Como plantar a pitaya em vasos

Primeiramente, para plantar a pitaya, você precisa escolher um vaso com o tamanho adequado para a planta. A melhor opção são aqueles com, no mínimo, 50 litros e 40cm de profundidade. Com eles em mãos, basta seguir as dicas anteriores.

Como manter a planta saudável

Além de fazer o cultivo do pé de pitaya corretamente, algumas práticas são importantes para permitir o crescimento saudável da planta. Confira algumas dicas:

  • deixe a planta exposta ao sol por cinco horas diárias;
  • evite deixar o solo encharcado, pois o excesso de umidade apodrece as raízes;
  • faça a fertilização do solo a cada três meses com adubo orgânico.

Viu como é simples cultivar um pé de pitaya, seja no jardim ou no vaso? Conte para gente: qual lugar da sua casa essa fruta saborosa merece ficar?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ione margarida Assumpção disse:

    Adorei a fruta a cor dela e linda!

  2. Ubirajara disse:

    Gostei da explicação como cultivar pitaya bem esclarecida.

Deixe o seu comentário