Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Compostagem doméstica: benefícios e como montar a sua

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
compostagem doméstica

Você sabe o que é compostagem doméstica? Saiba tudo sobre esse método natural que transforma o lixo orgânico em nutrientes para flores e plantas, além de ajudar na preservação do meio ambiente. Conheça mais sobre a prática!

O que é a compostagem doméstica?

A compostagem doméstica é um processo que se aproveita do lixo orgânico para a produção de adubos naturais para flores e plantas. É possível fazer a reciclagem de sobras de alimentos, como frutas e verduras e colaborar para a preservação do meio ambiente.

Qual a importância da compostagem?

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), de 2022, apenas 3% do lixo seco produzido no país é reciclado. Um percentual baixo para quem produz 37 milhões de toneladas de lixo por ano.

O acúmulo de lixo orgânico em aterros sanitários é responsável pela produção de gás metano durante o processo de decomposição. O que se torna um dos principais fatores para o aquecimento global, tão nocivo para a natureza.

E não é só isso! O chorume, líquido residual, produzido pelo acúmulo de lixo orgânico é capaz de contaminar o solo e lençóis freáticos. O que contribui para poluição dos rios e a má qualidade da água nas cidades.

Por isso incentivar a compostagem doméstica é tão importante. Além de tirar dejetos orgânicos do meio ambiente, é possível criar um lindo jardim com flores e plantas saudáveis usando fertilizante orgânico sem gastar nada, incrível não é mesmo?

Quais tipos de compostagem caseira existem?

Há duas maneiras para se fazer a compostagem caseira de material orgânico. A primeira é usando apenas terra e uma caixa plástica. Na segunda, minhocas são adicionadas ao processo, necessitando da criação de um minhocário. Confira como fazer cada uma dessas modalidades.

Quais materiais orgânicos usar na compostagem?

composteira com material orgânico
Sobras de matéria orgânica são ideias para produção de adubo

Qualquer resíduo de material orgânico usado na alimentação da família pode ser usado para a produção de fertilizante natural via compostagem doméstica. Os mais recomendados são: frutas, legumes, verduras, borra de café, casca de ovo, casca de ovos e folhas secas.

Por outro lado, sobras de cebola, alho, papel higiênico e carnes não são indicados para a produção do chorume. Afinal de contas, esse é um sistema de compostagem caseira que não tem a capacidade de decompor matérias-primas mais complexas.

Compostagem caseira sem minhoca

Composteira sem minhocas

A compostagem sem minhocas é um processo controlado de decomposição orgânica mais lento, pois o resíduo orgânico é decomposto sem aceleração de agente externo. Porém, o resultado é o mesmo. Conheça o passo a passo.

Aqui, o processo é mais lento, porque não há minhocas que agilizem a decomposição. Ainda assim, o resultado é o mesmo.

  1. coloque os materiais secos e orgânicos na caixa superior;
  2. quando a caixa estiver cheia, troque de posição com a caixa vazia, que está no meio. Assim, é possível recomeçar o processo.

Importante: O ideal é triturar todo o alimento e usar uma pá de jardim para revirar o material, pelo menos, uma vez na semana.

Composteira com minhocas

pessoas segurando minhocas
Minhocas são usadas para acelerar o processo de decomposição dos alimentos.

Uma das vantagens da compostagem caseira com minhocário é que o processo de obtenção do adubo orgânico é muito mais rápido. Isso acontece porque os animais aceleram a decomposição de matéria orgânica. Para esse processo, você vai precisar de:

  • matérias secas, como serragem, folhas secas e galhos;
  • resíduo orgânico do dia a dia;
  • terra;
  • cerca de 100 minhocas;

Atenção: os minhocários são formados por três caixas plásticas grandes empilhadas

Compostagem caseira com minhocas

Com todos os materiais necessários separados, chegou o momento de colocar em prática a sua compostagem caseira com minhocas, não é mesmo? Acompanhe o passo a passo:

  1. caixa superior:  faça camadas de matéria seca, de terra com minhocas e resíduo orgânico. Complete com matéria seca outra vez;
  2. com a caixa de cima cheia:  troque-a de posição com a que está no meio (e vazia). Repita o passo anterior na caixa vazia.
  3. entre as caixas é recomendado o uso de filtros para evitar que as minhocas e o solo vazem para a caixa abaixo;
  4. a última caixa (que servirá como base) deve ter uma torneira. É por ela que será retirado o chorume a cada seis meses.

As caixas para compostagem já vêm prontas para uso, facilitando o processo. Entretanto, se você usar caixas plásticas simples, é necessário fazer pequenos furos na base das caixas superiores e garantir tampas para ambas.

Além disso, na composteira doméstica que ficará na base, não se esqueça de colocar uma torneira. Pois é por ali que você irá coletar o chorume resultante do procedimento para usar como fertilizante orgânico para as suas plantas.

Você sabia que o chorume é perfeito para garantir a nutrição das plantas e deixá-las mais resistentes às doenças e pragas? É isso mesmo!  Então, a cada três meses (em média), você terá fertilizante  suficiente para as suas plantas!

Compostagem doméstica simples

Achou complicado montar as composteiras? Uma alternativa para o apaixonado por jardinagem e meio ambiente é apostar em kits de composteiras domésticas. No pet shop da Cobasi é possível encontrar um kit completo, bastando apenas montá-lo em casa e começar a produzir o próprio adubo orgânico.

Gostou de saber mais sobre compostagem doméstica? Então, que tal começar hoje mesmo?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário