Joaninha: saiba tudo sobre este bichinho da sorte

4 de dezembro de 2020

Outros animais
Joaninha na natureza

Um bichinho simpático, que além de bonito e alegre, dizem trazer sorte. Esta é a joaninha! Pequeno e delicado, o inseto desperta sorrisos quando surge sem avisar ou é avistado em flores e plantas em jardins e até dentro de casa.

O que acha de aprender mais sobre este ser pequenino? Existem curiosidades incríveis sobre ele.

Tipos de espécies de joaninha

São mais de 5 mil espécies deste bichinho espalhados pela natureza em diferentes formas e cores. Existe até joaninha laranja, além da clássica vermelha com bolinhas pretas. Ela pertence à família dos Coccinelídeos, a mesma dos escaravelhos.

A mais comum é a Coccinella septempunctata e sua origem é europeia. Outras famosas são a Cycloneda sanguinea, avermelhada e lisa, e a Rodolia cardinalis, vermelha com manchas pretas irregulares. 

Encontre vasos, cachepôs e outros itens de jardinagem.

O que significa encontrar uma joaninha?

Um autêntico símbolo da sorte! A superstição vem da China, país que considera a joaninha uma mensageira dos céus. O inseto ainda carrega histórias em outros lugares do mundo. Nos Estados Unidos, encontrar vários desses bichinhos no meio do campo significa uma colheita farta. 

Em Bruxelas, se uma joaninha pousa na sua mão, o número de bolinhas na sua carapaça mostra o tanto de filhos que você terá. Já na França, se esta criatura voa em você, significa renovação.

Na época medieval, as joaninhas eram consideradas sagradas. Em determinada época, acredita-se que os povos rezaram pedindo ajuda com as pragas e os deuses enviaram estes insetos para acabar com elas.

O que a joaninha gosta de comer?

Uma joaninha se alimenta de pulgões, tanto adultos como larvas. Inclusive são insetos conhecidos por controlar essas pragas em plantações. Você sabia que elas podem comer mais de 50 pulgões por dia? Apesar de delicadas e fofas, são predadoras vorazes!

Ela costuma frequentar lugares que oferecem alimentação farta, como hortas e jardins. Durante o inverno as joaninhas, que tem sangue frio, costumam hibernar, pois é seu mecanismo de defesa contra o pouco alimento disponível e as baixas temperaturas.

Curiosidades sobre a joaninha

Joaninha se alimentando

Quanto mais você conhece este animal, mais interessante ele fica. Por isso reunimos várias curiosidades sobre joaninha que você vai adorar descobrir:

  • O macho costuma ser menor que a fêmea;
  • A joaninha bate 85 vezes suas asas por segundo;
  • A expectativa de vida de uma joaninha é de 180 dias;
  • Estes insetos ajudam a fertilizar o solo com suas patinhas que tocam no pólen de diversas plantas;
  • Uma joaninha pode por mais de 400 ovos, mas o comum são 50 ovos por vez;
  • As cores desse bichinho ajudam a afastar predadores, pois eles assimilam os tons com veneno e imaginam que elas têm um gosto ruim;
  • São animais que usam suas antenas para achar comida;
  • A mais conhecida de todas tem 7 pintinhas nas costas;
  • A joaninha é menor do que uma unha;
  • Se passarem fome, elas podem praticar canibalismo.

Gostou de desvendar os mistérios desse bichinho tão pequeno, mas que tem tanto para contar? A natureza é mais bonita com este animal e suas cores. E não se esqueça, quando ver uma joaninha nas suas plantinhas com certeza é sorte!

Vamos continuar a leitura? Temos uma seleção de conteúdos que você pode gostar: