Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Joaninha: simpática e boa para a natureza

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Joaninha na natureza

Há quem conheça a joaninha por ser um bichinho simpático com cores vibrantes, ou quem acredite que é um inseto que traz sorte. Só que é muito mais que isso, estamos falando de um protagonista no equilíbrio dos ecossistemas, com uma função importante para a agricultura e a natureza.

O que acha de aprender mais sobre este ser pequenino? Existem curiosidades incríveis sobre ele que você precisa conhecer. Saiba tudo sobre a joaninha, um dos insetos mais fofos que existem.

Características da joaninha

Você sabia que as joaninhas são um tipo de besouro? Sim, esses animais com corpo arredondado, cabeça pequena, patas curtas e carapaça colorida fazem parte do grupo de insetos “Coleoptera” e da família “Coccinelídeos” na classificação científica.

Podendo medir entre 8 e 10mm de comprimento, tanto as antenas, olhos e asas das joaninhas são bastante finas e leves. Aproveitando, que mencionamos as suas asas, sabia que elas podem chegar a bater até 85 vezes por segundo.

Diferentemente de outros grupos de insetos voadores, que quase sempre tem um par de asas, essa espécie de besouro tem dois pares: o primeiro par de asas está em um tipo de carapaça, chamada de élitro, e logo embaixo desse “casco” tem o outro par de asas, que é utilizado para voar.

A sua coloração também tem um combo de curiosidades interessantes. Isso porque, as suas cores são utilizadas como mecanismo de defesa pelas joaninhas, isso é chamado de aposematismo ou coloração de advertência. Esse fenômeno é uma ação que algumas espécies usam para advertir seus possíveis predadores que a sua tonalidade significa algo venenoso. 

Tipos de joaninha

Engana-se quem pensa que a joaninha é apenas aquele pequeno inseto redondinho avermelhado com bolinhas pretas. Na verdade, são mais de 5 mil espécies deste bichinho espalhados pela natureza em diferentes formas e cores, como: 

  • joaninha verde;
  • joaninha laranja;
  • joaninha amarela;
  • joaninha marrom; 
  • entre outras. 

Para detalhar ainda mais sobre esses bichinhos simpáticos, confira mais informações sobre algumas espécies de joaninha. Confira!

Joaninha vermelha com pintas pretas

Joaninha Coccinella septempunctata
Coccinella septempunctata

Entre os tipos de joaninha, a mais famosa é a Coccinella septempunctata, aquela vermelhinha com pintinhas pretas. Preparados para mais uma curiosidade? Essa espécie tem asas vermelhas e exatamente 7 bolinhas pretas na carapaça. Muito popular na Europa, ela também pode ser encontrada em outros cantos do mundo, como Ásia e América do Norte e Sul.

Joaninha-de-dois-pontos ou Joaninha-de-duas-pintas

Joaninha-de-dois-pontos
Adalia bipunctata

Outra espécie muito apreciada, desta vez encontrada com facilidade pela Europa Ocidental, é a Adalia bipunctata. Ela se distingue da que falamos anteriormente porque tem apenas dois pontos pretos na carapaça. Esta é uma das espécies utilizadas para controle de pulgões em plantações.

Joaninha-amarela

Psyllobora vigintiduopunctata
Psyllobora vigintiduopunctata

Por sua vez, Psyllobora vigintiduopunctata é o nome científico da Joaninha-de-22-pontos ou Ladybird, um bichinho que se destaca por suas cores diferentes e por ter 22 pontinhos pelo corpo. Ao contrário das suas “primas”, esta não se alimenta de pulgões e sim de fungos.

Joaninha-dos-pinheiros

joaninha-dos-pinheiros
Exochomus quadripustulatus

Por fim, a joaninha preta (Exochomus quadripustulatus) tem um corpo redondo com a cor predominante preta e com dois pares de manchas amarelas ou vermelho-alaranjadas. Geralmente, essa espécie pode ser encontrada em coníferas (categoria de plantas) e em áreas com árvores de folha caduca.

O que joaninha come?

As mais de 5 mil espécies de joaninhas possuem hábitos alimentares diferentes. No entanto, os pulgões e larvas são os mais comuns. Uma única joaninha pode comer mais de 50 pulgões em um dia. Apesar de delicadas e fofas, são predadoras vorazes. Sim, a joaninha morde e é carnívora.

Inclusive, elas costumam frequentar lugares que oferecem alimentação farta, como hortas e jardins. Durante o inverno as joaninhas, que tem sangue frio, costumam hibernar, pois esse é o seu mecanismo de defesa contra o pouco alimento disponível nos dias de baixas temperaturas.

Como é a sua reprodução?

Joaninha se alimentando

A reprodução acontece de forma mais intensa entre os meses de março e abril, sendo que no inverno elas procuram por frestas em casas e outros espaços para hibernarem. As folhas com alimento farto são as favoritas desses bichinhos para que a larva de joaninha possa se desenvolver. Sua expectativa de vida varia de acordo com a espécie, mas vai de um a três anos.

Aliás, seu ciclo é bem parecido com o das borboletas, pois primeiro acasalam, depois depositam seus ovos nas folhas que possuem alimento, após cinco dias, as larvas evoluem por cerca de três semanas. Por fim, se tornam pupas que se transformam em filhotes de joaninhas depois de uma semana.

Outra das maravilhas desse animal é que costumam emitir feromônios antes de dormirem nas épocas de frio para se reunirem. Dessa forma, quando acordam na estação da primavera, estão prontas para acasalar.

O que significa a visita de uma joaninha?

Sempre que uma joaninha voa até você, é comum escutar que ela traz sorte. Um autêntico símbolo da prosperidade ao redor do mundo! A superstição vem da China, país que considera a joaninha uma mensageira dos céus.

O inseto ainda carrega histórias em outros lugares por aí. Nos Estados Unidos, encontrar vários desses bichinhos no meio do campo significa uma colheita farta, por exemplo.

Em Bruxelas, na Bélgica, se uma joaninha pousar na sua mão, o número de bolinhas na sua carapaça mostra o tanto de filhos que você terá. Já na França, se esta criatura voa em você, significa renovação. Na época medieval, as joaninhas eram consideradas sagradas pelos seus povos.

Em determinada época, acredita-se que os povos rezaram pedindo ajuda com as pragas e os deuses enviaram estes insetos para acabar com elas e retomar suas colheitas.

Qual joaninha é venenosa?

Na verdade, nenhuma joaninha é venenosa, mas algumas delas são consideradas ameaças biológicas. Por exemplo, a joaninha-arlequim foi introduzida no Reino Unido para controle de pragas, mas acabou se proliferando rapidamente, o que gerou um impacto ambiental negativo.

Harlequin succinea
Harlequin succinea

Isso aconteceu porque a joaninha-arlequim se alimenta de larvas, outros insetos e até de espécies de joaninhas, causando um desequilíbrio no ecossistema e prejudicando o processo de toda cadeia alimentar dos locais infestados.

7 Curiosidades sobre joaninhas

Quanto mais você conhece este animal, mais interessante ele fica. Por isso reunimos várias curiosidades sobre joaninha que você vai adorar descobrir:

  1. o macho costuma ser menor que a fêmea;
  2. estes insetos ajudam a fertilizar o solo com suas patinhas que tocam no pólen de diversas plantas;
  3. apenas uma delas pode colocar mais de 400 ovos de joaninha, mas o comum são 50 ovos por vez;
  4. são animais que usam suas antenas para achar comida;
  5. a espécie mais conhecida de todas tem 7 pintinhas nas costas;
  6. a joaninha é menor do que uma unha e seu tamanho vai de 0,3 a 10 milímetros;
  7. se passarem fome, elas podem praticar canibalismo.

Gostou de desvendar os mistérios desse bichinho tão pequeno, mas que tem tanto para contar? A natureza é mais bonita com este animal e suas cores. Para atrair essas pequenas para o seu jardim, invista em jardinagem, e em plantas que tem bastante pólen, porque chamam a atenção destes insetos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Jasmim disse:

    Gostei saber sobre joaninha 🐞 e pra um estudo

  2. Marlene disse:

    Gostei do comentário sobre as joaninhas, eu me assemelho a elas. Até me chamam de joaninha. rsss.

  3. Dolores disse:

    Amo, amo, amo joaninha, meu maior sonho hj é tê-las meus jardins. Amei a historia delas. Amei a historia da arvore da felicidade,outra planta que tenho paixao. Suas reportagens sao otimas.

Deixe o seu comentário