Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Borboleta: saiba tudo sobre esses insetos encantadores

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
borboleta em uma flor

A borboleta é um dos insetos mais apreciados da natureza. Seja pela beleza das suas asas, o seu ciclo de transformação ou até mesmo pela sua simbologia, sendo considerados seres que trazem o sentimento de renovação e transformação.

Mas não é só isso. Continue a leitura e conheça mais sobre esses bichinhos que encantam por onde passam e que reúnem diversas curiosidades incríveis sobre a sua existência.

Quais são as principais características da borboleta?

As borboletas são artrópodes que pertencem à família das Insectas, classe de insetos invertebrados com exoesqueleto quitinoso, ou seja, tem o corpo dividido em três partes: 

Cabeça: tem 1 par de antenas, 1 par de olhos (composto por várias lentes), boca (com o formato parecido com um canudo, que ajuda a sugar o néctar das flores).

Tórax: formado por 6 patas e, geralmente, por 2 pares de asas.

Abdômen: nessa categoria, as borboletas têm os órgãos vegetativos e reprodutivos.

Esses insetos também compõem a Ordem Lepidoptera, grupo que refere-se à presença de escamas nas asas. Esse grupo, que inclui mariposas e borboletas, tem aproximadamente mais de 180 mil espécies divididas em 34 subfamílias e 130 famílias, sendo 12% borboletas. Uma divisão de animais muito importante para a polinização. No Brasil, há pelo menos 3.100 espécies diferentes desses insetos.

Tipos de borboleta

Confira mais detalhes sobre algumas espécies de borboletas:

Rainha Alexandra (Ornithoptera alexandrae)

Rainha Alexandra (Ornithoptera alexandrae)
Rainha Alexandra (Ornithoptera alexandrae)

A primeira delas é a maior borboleta que existe, no caso, a Rainha Alexandra, que vai de 28 a 31 centímetros quando é fêmea e até 19 centímetros se for do sexo masculino. É uma pena que esta espécie esteja em extinção por conta da perda do seu habitat natural.

Borboleta-azul (Phengaris alcon)

Borboleta-azul (Phengaris alcon)
Borboleta-azul (Phengaris alcon)

Essa é uma das espécies mais elogiadas por conta das suas cores vivas que se destacam ainda mais com as laterais das asas que são pretas. Por incrível que pareça, apenas os machos têm essa cor, as fêmeas possuem coloração marrom. Ela está predominantemente na região da Europa e Ásia.

Borboleta-do-manacá (Methona themisto)

Borboleta-do-manacá (Methona themisto)
Borboleta-do-manacá (Methona themisto)

Outra bela espécie é a borboleta-do-manacá. Da família dos ninfalídeos, a sua reprodução é ampla na Mata Atlântica, mas também é fácil avistar essas pequenas em centros urbanos. O inseto adulto sobrevive em média 47 dias.

Borboleta-coruja (Caligo)

Borboleta-coruja (Caligo)
Borboleta-coruja (Caligo)

Agora, falando em popularidade, uma das mais conhecidas no Brasil é a borboleta coruja, uma das maiores do mundo. Pertencente ao gênero Caligo. esse tipo ganhou o nome por conta das suas características físicas, pois suas asas se assemelham a grandes olhos e têm grande importância na defesa contra predadores.

Borboleta-amarela (Phoebis philea philea)

Borboleta-amarela (Phoebis philea philea)
Borboleta-amarela (Phoebis philea philea)

Por último, não podemos deixar de comentar sobre a borboleta-amarela, uma das espécies mais fáceis de encontrar em jardins e matas. Aliás, você já deve ter visto uma por aí. Com apenas 9 centímetros, as suas cores chamam a atenção em qualquer jardim.

Como é a evolução de uma borboleta?

Ao longo da sua vida, as borboletas passam por fases de transformações. No total, o inseto passa por 4 estágios:

Ovo – Fase inicial

Sua trajetória começa como um ovo, postos pela borboleta, que costuma deixar na parte inferior das folhas. Esse período dura até um mês. Existe um mecanismo no corpo do inseto que faz com que o embrião fique inato até que o clima e o crescimento da planta esteja apropriado para o seu próximo estágio.

Lagarta – Fase Jovem, Crisálida

Podemos chamar de fase infantil da borboleta. Esse período dura de um a oito meses, e nesse tempo a sua alimentação é à base de vegetais. Como também é uma jornada para fugir dos predadores, por isso é possível encontrar lagartas de várias cores como forma de camuflagem.

Pupa (casulo) – Transformação

Após esse tempo, é o momento em que a lagarta vai se estabelecer em um lugar plano e seguro. Então, ela se coloca de cabeça para baixo para começar a formar a pupa (casulo). A partir desse momento ela ficará imóvel e sua alimentação será com as reservas de proteína que consumiu na fase anterior. Esse estágio dura entre uma a três semanas.

Borboleta – Fase Adulta

Por fim, essa é a transformação completa, quando a pupa se rompe e a borboleta, já adulta, está livre para voar e seguir o seu ciclo. Essa jornada é chamada de metamorfose.

Quanto tempo vive uma borboleta?

A expectativa de vida de uma borboleta é curta, isto é, elas vivem de 2 a 6 semanas e possuem um único propósito que é acasalar e dar continuidade ao ciclo das borboletas. Porém, temos que concordar que elas vão muito além, pois embelezam qualquer jardim e ainda despertam sorrisos por aqueles que as observam.

Asas de borboletas: curiosidades

Provavelmente você já tenha escutado que as asas de borboletas podem cegar? Esse é um mito popular e uma das curiosidades mais frequentes no mundo do borboletário.

Mas, para acabar com qualquer dúvida, as asas da borboleta não cegam. Elas são compostas por finas camadas de proteína, conhecida como quitina e são divididas em duas categorias: anteriores superiores e as posteriores inferiores.

Em ambas as partes, elas apresentam uma sobreposição de pequenas escamas, também chamadas de quitina, sendo responsáveis pela cor e iridescência das asas, que é um fenômeno óptico para que certos tipos de superfícies consigam refletir as cores do arco-íris.

Sendo a parte do corpo das borboletas que mais chamam atenção, as asas fazem mais do que apenas ajudar a voar. Suas características vão além, sendo útil também como forma de camuflagem ou para manter o animal isolado durante os meses frios.

O que as borboletas comem?

As borboletas gostam muito das folhas de urtiga, mas também podem comer pequenas lagartas de outras espécies ou se alimentar do suco de néctar de flores e partes de frutas em decomposição.

Qual é a menor borboleta que existe?

Pigmeu Ocidental Azul (Brephidium exilis)
Pigmeu Ocidental Azul (Brephidium exilis)

O próprio nome já revela, pois é conhecida como Pigmeu Ocidental Azul, um inseto com menos de 2 centímetros que dificilmente chama a atenção por conta do seu tamanho.

Como atrair borboletas para o jardim?

Assim como a abelha, a borboleta é um inseto muito importante para manter o equilíbrio da natureza. Além de belas e coloridas, elas são grandes aliadas no processo de polinização das flores.

A polinização é o processo de reprodução das flores e para isso é necessário a ajuda dos agentes polinizadores, no caso, borboletas, abelhas, morcegos ou aves. Esse processo, normalmente ocorre durante a alimentação do animal, que ao ser atraído pela planta, acaba levando seu pólen para outra, garantindo a variabilidade genética da espécie.

Espécie Insectas

Em geral, a borboleta é um inseto delicado que gosta de frequentar lugares com ar puro e vegetação. Como são animais que têm facilidade em perceber tons vermelhos, alaranjados e amarelos, um jardim com diversidade de cores e flores é a melhor forma de atrair esses bichinhos.

Vale lembrar que as plantas hospedeiras são fundamentais para garantir abrigo aos ovos e casulos das lagartas. Já as plantas com néctar fornecem o alimento que elas precisam para concluir a metamorfose.

5 plantas que mais atraem borboleta

E para deixar o seu jardim ainda mais encantado com a presença desses encantadores insetos, saiba onde vivem as borboletas, ou melhor, quais as flores que elas adoram pousar e colocar seus ovos.

Margaridas

As margaridas são flores de diversos tipos e cores, todas elas são muito atrativas para joaninhas, lagartas e borboletas. Além disso, são fáceis de cultivar por meio de mudas ou sementes.

Alfazema

Além de uma cor atrativa e um perfume exuberante, a alfazema também é conhecida por erva da cabocla ou lavanda. Por seu perfume calmante e gostoso, ela consegue atrair inúmeros insetos, como joaninhas, borboletas e pássaros.

Maracujá

Com flores belíssimas e frutos saborosos, a plantação de maracujá é uma das que mais chama a atenção dos insetos polinizadores.

Girassol

Uma flor linda e de fácil cultivo, o girassol necessita apenas de sementes para sua germinação e de muita luz solar. Ela chama muita atenção de insetos e pássaros, como o beija-flor. Inclusive fica bonito tanto em jardins como apartamentos.

Funcho

Também conhecido como erva-doce, é uma planta aromática, deliciosa no preparo de chás e doces. Ela atrai muitas abelhas e borboletas e pode ser cultivada em vasos ou hortas caseiras.

Quer começar a cultivar essas plantas que ajudam a atrair borboletas? Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para o seu jardim: vasos, adubo, fertilizante, equipamentos de jardinagem e muito mais.

Cuide bem do seu jardim, que as borboletas virão! Gostou do conteúdo? Deixe nos comentários quais são as borboletas que você mais gosta. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Gustavo Woltmann disse:

    Que artigo interessante. Explicações muito importante.

  2. Sueli cortelassi disse:

    Adorei esse artigo!!
    Dicas simples para ter lindas visitantes e ajudar na preservação.
    Gratidão.

  3. Marilene disse:

    adorei o artigo, muito interessante e bem explicado.

  4. Nara disse:

    Observo que só cuidamos do que amamos, mas para amar temos que conhecer.
    Artigos como este são fundamentais para apreservacão ambiental.
    Muito agradecida.

  5. Cecília Barbieri disse:

    Eu estava procurando saber como sobrevivem as borboletas do manaca,se a gente só vê, na época da floração, entendi que ficam os ovos até a época propícia para elas nascer. Estou cuidando das lagartas com muito carinho,pos as lindas borboletas do manaca,estão em extinção.

Deixe o seu comentário