Dicas para atrair uma linda borboleta para o seu jardim

15 de fevereiro de 2021

Jardinagem
quanto tempo vive uma borboleta

Um belo jardim com muitas espécies de borboleta é o sonho de todo apaixonado pela natureza. Além disso, esses insetos são fundamentais para a polinização das flores e produção dos frutos e sementes. 

Como atrair borboletas para o jardim?

Assim como a abelha, a borboleta é um inseto muito importante para manter o equilíbrio da natureza. Além de belas e coloridas, elas são grandes aliadas no processo de polinização das flores

A polinização, é o processo de reprodução das flores, mas para isso é necessário a ajuda dos agentes polinizadores, no caso, borboletas, abelhas, morcegos ou aves. 

Esse processo, normalmente ocorre durante a alimentação do animal, que ao ser atraído pela planta, acaba levando seu pólen para outra, garantindo a variabilidade genética da espécie. 

Em geral, a borboleta é um inseto delicado, gosta de frequentar lugares com ar puro e vegetação. Além disso, elas são bem sensíveis a degradação ambiental, respondendo rapidamente a mudanças na vegetação e no clima. 

A borboleta tem facilidade em perceber tons vermelhos, alaranjados e amarelos, o que facilita sua atração pelas flores. Além disso, a melhor forma de atrair esses belos insetos, é através de plantas hospedeiras e com néctar. 

Isso porque as plantas hospedeiras são fundamentais para garantir abrigo aos ovos e casulos das lagartas. Já as plantas com néctar fornecem o alimento que elas precisam para concluir a metamorfose.

Além disso, se a intenção for atrair borboletas, possuir espaços com água são essenciais para que sirvam como refúgio para elas descansarem. Fontes pequenas podem ser ótimas opções, mas é importante lembrar de nunca deixar água parada para evitar a proliferação de mosquitos. 

Na Cobasi, você encontra tudo para o seu jardim!

O que as borboletas comem?

A borboleta é um inseto holometábolo, ou seja, elas passam por um processo de metamorfose completo. Isso significa que ela passa pelo processo de ovo, lagarta, casulo e transformação antes de se tornar esse inseto belíssimo e super colorido.

A fase de ovo e lagarta costuma durar até 3 meses e meio, nesse processo, é onde o inseto mais gosta de se alimentar. 

Em geral, elas comem apenas as folhas das plantas, que fornecem as vitaminas e nutrientes necessários para ela se transformar em borboleta. 

As borboletas gostam muito das folhas de urtiga, mas também podem comer pequenas lagartas de outras espécies, néctar de flores e partes de frutas em decomposição.

Algumas espécies se alimentam de plantas específicas que são escassas, o que acaba colocando a vida da espécie em risco. A lagarta da couve e do maracujá, por exemplo, podem acabar sendo consideradas pragas e prejudicando as plantações. 

5 plantas que mais atraem borboleta

Girassol em vaso

Ter vasos de algumas espécies de plantas é uma das melhores formas de atrair esses belos insetos. Separamos 5 plantas que as borboletas adoram!

Margaridas

As margaridas são flores de diversos tipos e cores, todas elas são muito atrativas para joaninhas, lagartas e borboleta. Além disso, são fáceis de cultivar através de mudas ou sementes.

Alfazema

Além de uma cor atrativa e um perfume exuberante, a alfazema também é conhecida por erva da cabocla ou lavanda. Por seu perfume calmante e gostoso, ela consegue atrair inúmeros insetos, como joaninhas, borboletas e pássaros.

Maracujá

Com flores belíssimas e frutos saborosos e bons de suco, a plantação de maracujá é uma das que mais chama a atenção dos insetos polinizadores.

Girassol

Uma flor linda e de fácil cultivo, o girassol necessita apenas de sementes para sua germinação e de muita luz solar. Ela chama muita atenção de insetos e pássaros, como o beija-flor.

Funcho

Também conhecido como erva-doce, é uma planta aromática, deliciosa no preparo de chás e doces. Ela atrai muitas abelhas e borboletas e pode ser cultivada em vasos ou hortas caseiras. 

Visite uma de nossas mais de 100 lojas e leve para casa plantas como Girassol, Margarida e Orquídea!

Cuide bem do seu jardim, que as borboletas virão!

Gostou do conteúdo? Veja mais dicas sobre jardinagem no nosso blog: