Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

7 dicas para cuidar das plantas e flores no verão

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Menina cuidando de flores no verão

Se você ama plantas e tem um jardim cheio delas, provavelmente já sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais com as flores no verão. Nem todas as espécies se dão bem com temperaturas altas e, por isso, o verão requer cuidados específicos. 

Também é no verão que as pessoas costumam fazer viagens mais longas e as plantas ficam sem receber água por vários dias.

Todos esses fatores podem acabar com seu jardim, seja pela desidratação das plantas ou pelas folhas queimadas e secas. Para evitar esse transtorno, veja as dicas que separamos para você cuidar de plantas e flores no verão verão. 

1. Use vasos autoirrigáveis

O verão é uma das estações mais esperadas do ano, é nele que a gente pode aproveitar uma praia, sair sem um monte de casacos e aproveitar belas paisagens. Para quem gosta de plantas, a primavera e o verão também são as estações mais esperadas. 

No geral, é nessas estações que as plantas começam a crescer, ficam mais bonitas, mais verdes e floridas. Porém, se a ideia é ter um jardim bonito e saudável, é importante tomar alguns cuidados nessa época do ano, especialmente para quem vai passar a temporada fora de casa. 

Para quem adora viajar, uma ótima dica é usar os vasos autoirrigáveis, que permitem que a rega seja mais espaçadas. Práticos e também muito bonitos, estão disponíveis em diversos modelos no nosso e-commerce.

2. Intensifique as regas das flores no verão

O sol excessivo, a umidade do ar, os insetos e alguns outros fatores naturais do clima podem causar alguns estragos no jardim, por isso é importante sempre se atentar aos cuidados nessa época do ano.

Por isso, atenção com as regas!

É muito comum que em algumas regiões do Brasil tenham mais chuvas durante o verão, no entanto, a rega é um dos principais fatores de cuidados. Com o clima seco e quente é comum que planta absorva mais água, por isso, mesmo com as chuvas é importante estar sempre atento ao solo.

Mas cuidado! Lembre-se que água demais pode apodrecer a raiz das plantas. Além disso, se atente ao tipo de planta, algumas necessitam de mais água e outras de menos. 

3. Cuidado com sol em excesso

A maioria das plantas gosta de receber pelo menos um pouquinho de luz solar, que seja pela manhã. Por isso, se atente a deixar a planta no sol durante os períodos de intensidade mais fraca. O sol da manhã ou do final da tarde são ótimos, pois evitam possíveis queimaduras nas folhas. 

4. Não regue durante o dia no verão

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo! Evite colocar a planta no sol caso tenha feito uma rega antes. As folhas e caules quando molhados podem refletir mais a luz solar e provocar queimaduras na planta. Procure regar no período da noite, quando o tempo está mais ameno.

5. Evite as podas

Se você espera um jardim bonito, evite podar as plantas e flores no verão. Após a poda as plantas começam a crescer e nascer novos brotos, que na maioria das vezes são sensíveis a luz solar e temperaturas altas. Deixe para podar no final do inverno e início da primavera. 

6. Adube as flores no verão

Promover a adubação das plantas durante o verão é fundamental para que elas tenham tempo de metabolizar os nutrientes do solo mais rapidamente. Isso ocorre porque nos dias mais quentes as plantas buscam por mais hidratação. Aproveite essa época para trocar a terra seca e realizar a adubação.

7. Cuidado durante o uso de pesticidas

As pragas são os grandes inimigos das plantas, o problema é que no verão é mais comum ver alguns insetos se alimentando das folhas. O ideal é sempre estar atento aos sinais das plantas e como estão as suas folhas. Cuidado na hora de aplicar pesticidas e inseticidas, como eles possuem uma composição química diferente da água, podem queimar ainda mais as folhas. Caso seja necessário usar esse tipo de produto, opte por aplicar no período da noite e mantenha a planta apenas na meia sombra.

Gostou deste conteúdo sobre jardinagem? Leia mais em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário