Como plantar maracujá: dicas e passo a passo

Compartilhar:


Como plantar maracujá: dicas e passo a passo

Se você quer descobrir como plantar maracujá, está no lugar certo! O Brasil é o maior produtor de maracujá do mundo, graças a um clima que torna adequado esse tipo de cultivo em quase todas as regiões do país.

Mesmo que você não queira cultivar maracujá com intenção de vender os frutos, pode ter um pequeno pé em casa para consumir com frequência e preparar diferentes receitas, tanto doces quanto salgadas.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir como plantar maracujá e comece hoje mesmo o seu cultivo!

Como plantar maracujá: etapas de cultivo

Como plantar maracujá: etapas de cultivo

O cultivo do maracujá é bem simples de ser feito. Você pode plantar as sementinhas de uma fruta fresca ou utilizar uma pequena muda extraída de uma árvore já adulta. Como plantar semente de maracujá é mais fácil do que encontrar uma árvore para pegar uma muda, você pode começar por aí.

Pegue uma fruta madura, de preferência orgânica, e extraia as sementes. Lave as sementinhas e deixe-as secar por alguns dias enquanto escolhe o vaso da sua preferência. 

É preciso que ele seja grande o bastante e que tenha alguns apoios, como estacas de madeira, para que o maracujá possa se enrolar, já que essa plantinha é um tipo de trepadeira.

Prepare uma terra de boa qualidade, com adubo, e preencha o vaso. Faça alguns sulcos na terra com ferramentas próprias para jardinagem, coloque as sementes, cubra com terra e borrife com água. Procure manter o solo úmido, mas nunca encharcado para evitar que as sementes apodreçam.

Em duas ou três semanas você vai começar a ver os primeiros sinais de que as sementinhas germinaram. Como plantar maracujá em vaso é comum nos casos em que não há quintal ou área externa, você pode mantê-los assim e doar algumas mudinhas caso a planta cresça demais.

Como plantar maracujá doce

Como plantar maracujá doce

O maracujá doce é um tipo de maracujá muito apreciado pelo sabor, mas que ainda é pouco conhecido no Brasil. O procedimento para cultivo é semelhante ao que explicamos anteriormente para o maracujá azedo, que é o mais comum no nosso país.

Os pontos de atenção no cultivo dessa variação da fruta ficam por conta da necessidade de cálcio na terra e também da importância de um controle de pragas efetivo. Segundo os especialistas, o melhor a fazer é agir preventivamente para evitar as infestações. 

É indicado, inclusive, a proteção das frutas com papel manteiga para evitar a presença de moscas e outros insetos. Nesse caso você pode fazer pequenas embalagens com o papel manteiga e ensacar as frutas.

Uma praga comum dos maracujazeiros é a presença de lagartas. Para evitar que elas se aproximem da sua árvore frutífera, experimente cultivar cebola e cebolinha por perto. 

Não deixe de fazer podas regulares para evitar que as folhas mais próximas do solo fiquem sufocadas e sem sol, e tome cuidado para não remover o caule principal sem querer. Por fim, faça as podas sempre antes da floração, para evitar que a planta fique enfraquecida.

Continue sua leitura com outros artigos selecionados especialmente para você em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Santana disse:

    Obrigado pelas dicas

Deixe o seu comentário