Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar pé de maracujá: dicas e passo a passo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pé de maracujá

Conhecido pela cor amarela e seu formato redondo, o maracujá é uma fruta bastante versátil, pois é utilizada para diversas finalidades, como para fazer doces, sucos, bolos, uso medicinais e até mesmo para fabricação de produtos de limpeza. Continue a leitura e saiba como planta pé de maracujá, suas características e muito mais. Confira! 

O que é maracujá?

O maracujá é um fruto do gênero Passiflora, da família Passifloraceae. Originário da América Tropical, existem mais de 150 espécies  – nem todas são comestíveis – que nascem dos maracujazeiro, as mais conhecidas são: 

  • maracujá-amarelo;
  • maracujá-roxo;
  • maracujá-doce. 

O maracujá-amarelo é o que ganha mais destaque em território brasileiro, representando mais de 95% da produção no país. Inclusive, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá, com 683.993 toneladas produzidas em 2021.

Confira a tabela e o mapa com a produção de maracujá no Brasil em 2021:

Produção de maracujá no Brasil
mapa produção de maracujá
Produção de maracujá no Brasil
Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
mapa produção de maracujá
Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Atualmente outros países também cultivam com uma alta demanda a fruta, como a Venezuela, África do Sul, Havaí e Austrália.

Quais os benefícios do maracujá?

Apesar de ter a vitamina C como seu nutriente mais conhecido, os benefícios do maracujá não se resumem apenas a isso. Essa fruta contém uma série de componentes importantes para a saúde.

Frutas com vitamina C
O maracujá é um fruto rico em flavonoides, vitamina A, vitamina C, entre outros nutrientes.

Por exemplo, você sabia que o maracujá é rico em antioxidantes? Sim, essa substância tem a capacidade de proteger o corpo dos radicais livres. Além disso, a fruta também contém beta-caroteno e polifenóis, que são importantes no fortalecimento do sistema imunológico. Entre os principais benefícios do fruto, estão: 

  • efeito calmante para condições de estresse, ansiedade e insônia;
  • auxilia no controle de níveis de colesterol e glicose;
  • ajuda a regular a pressão sanguínea;
  • colabora para uma boa digestão e funcionamento do intestino;
  • previne o envelhecimento precoce;
  • melhora a saúde e densidade dos ossos;
  • entre outros.

É importante ressaltar que, apesar dos seus benefícios para o organismo humano, tudo em excesso é ruim. Então, por ter um efeito calmante, se consumido com excesso, pode causar sonolência, principalmente nas pessoas que têm um histórico de pressão baixa. Ou seja, não é indicado consumir maracujá e dirigir, por exemplo. 

Como plantar maracujá: etapas de cultivo

pé de maracujá
Para plantar pé de maracujá em casa é necessário contar com equipamentos de jardinagem.

O cultivo do pé maracujá é bem simples de ser feito. Você pode plantar as sementinhas de uma fruta fresca ou utilizar uma pequena muda extraída de uma árvore já adulta. Mas, não é só isso. Confira algumas dicas e informações valiosas para quem quer plantar maracujá-amarelo.

  1. Pegue uma fruta madura, de preferência orgânica, e extraia as sementes. Lave as sementinhas e deixe-as secar por alguns dias enquanto escolhe o vaso da sua preferência.
  2. É preciso que ele seja grande o bastante e que tenha alguns apoios, como estacas de madeira, para que o maracujá possa se enrolar, já que essa plantinha é um tipo de trepadeira.
  3. Prepare uma terra de boa qualidade, com adubo, e preencha o vaso. Faça alguns sulcos na terra com ferramentas próprias para jardinagem, coloque as sementes, cubra com terra e borrife com água. Procure manter o solo úmido, mas nunca encharcado para evitar que as sementes apodreçam.
  4. Em duas ou três semanas você vai começar a ver os primeiros sinais de que as sementinhas germinaram. Como pé de maracujá no vaso é mais comum nos casos em que não há quintal ou área externa, você pode mantê-los assim e doar algumas mudinhas caso a planta cresça demais.

Como plantar maracujá doce

O maracujá doce é um tipo de maracujá muito apreciado pelo sabor, mas que ainda é pouco conhecido no Brasil. O procedimento para cultivo é semelhante ao que explicamos anteriormente para o maracujá-amarelo, que é o mais comum no nosso país.

Os pontos de atenção no cultivo dessa variação da fruta ficam por conta da necessidade de cálcio na terra e também da importância de um controle de pragas efetivo. Segundo os especialistas, o melhor a fazer é agir preventivamente para evitar as infestações.

É indicado, inclusive, a proteção das frutas com papel manteiga para evitar a presença de moscas e outros insetos. Nesse caso você pode fazer pequenas embalagens com o papel manteiga e ensacar as frutas.

Cuidados com o plantio de maracujá

Uma praga comum dos maracujazeiros são as lagartas. Para evitar que elas se aproximem da sua árvore de maracujá, experimente cultivar cebola e cebolinha por perto.

Não deixe de fazer podas regulares para evitar que as folhas mais próximas do solo fiquem sufocadas e sem sol, e tome cuidado para não remover o caule principal sem querer. Por fim, faça as podas sempre antes da floração, para evitar que a planta fique enfraquecida.

frutas tropicais brasileiras
maracujá é uma fruta de clima tropical com ampla distribuição geográfica.

Com essas dicas você já pode iniciar seu projeto de plantar pé de maracujá. Mas, não esqueça de utilizar produtos próprios para jardinagem, você vai precisar ter cuidados específicos para cultivar em segurança e aproveitar todos os benefícios do fruto. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Santana disse:

    Obrigado pelas dicas

  2. Jurandir dos Reis disse:

    Gostei muito da explicação, simples e objetiva.
    Obrigado.

Deixe o seu comentário