Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de suculentas: dicas fáceis e práticas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar de suculentas

Cuidar de suculentas é uma tarefa bastante simples, porém muitos apaixonados por jardinagem cometem alguns errinhos que podem prejudicar a planta. Por isso, nós separamos dicas exclusivas para você cuidar de suculentas do jeito que ela merece. Confira!

Conheça melhor as suculentas

As suculentas são plantas conhecidas por seu tamanho compacto e por sua resistência em climas áridos e com falta de água. Com mais de 22 mil espécies catalogadas em todo o mundo, elas são ótimas opções para a decoração de ambientes internos e jardins.

Fáceis de cultivar e cuidar, esse tipo de planta possui diferentes formas, tamanhos, texturas e cores. O que permite  criar combinações incríveis que deixam o espaço predileto da casa muito mais confortável e aconchegante.

Dicas essenciais para cuidar de suculentas

As suculenta são plantas capazes de armazenar água em suas folhas e caules, o que resulta em formatos exuberantes e ornamentais.

Para cuidar de suculentas da maneira adequada, o apaixonado por jardinagem precisa ter como pontos de atenção a luminosidade, a rega e a escolha do substrato. Conheça melhor cada um desses temas.

Qual o melhor lugar para deixar as suculentas?

As suculentas são de origem desértica e uma das suas características mais conhecidas é o fato de precisarem de bastante sol. Então, a primeira dica de cuidados com suculentas é a indicação de luz solar direta ou, pelo menos, em algum lugar que possua uma boa iluminação natural.

No quintal ou jardim isso é fácil, mas saber como cuidar das suculentas dentro de casa pode ser tornar um pouco mais complicado. O ideal é deixá-las próximas de janelas, onde a incidência de luz seja intensa.

Na escolha do lugar, uma dúvida comum é como saber se a suculenta é de sol ou sombra? Ou se está recebendo sol o bastante? É fácil saber! As plantas precisam de, no mínimo, quatro horas diárias. Na sombra elas morrem, o sol é essencial para sua sobrevivência. Em caso de luminosidade insuficiente, as folhas ficam moles e manchadas.

Como cuidar de suculentas no vaso?

Após realizar a escolha do vaso que servirá de abrigo para a sua suculenta, dê preferência a cachepôs e vasos de cerâmica com furo na base. Essas opções são melhores porque permitem um melhor escoamento da água da rega, evitando o acúmulo e o apodrecimento das raízes. 

Adubos e fertilizantes para suculentas

De modo geral, as suculenta são plantas que preferem sol direto, mas tem espécies que se desenvolvem bem à meia-sombra.

O que é bom para a suculenta crescer? Mesmo que seja uma planta fácil de cuidar, é importante garantir que ela tenha os nutrientes e vitaminas necessários para crescer. Para quem quer plantas saudáveis e bonitas, a adubação é sempre bem-vinda.

Além disso, você pode usar adubos e fertilizantes prontos específicos para cactos e suculentas. Eles fornecem os nutrientes necessários para que a planta se desenvolva corretamente. Verifique a forma correta de utilização na embalagem do produto, já que ela muda de um para o outro.

Entre uma das dicas infalíveis para cuidar de suculentas está em combinar areia ao substrato, pois as plantas desse grupo preferem solo drenável, leve e poroso. 

Quantas vezes se deve regar as suculentas?

Um ponto delicado que merece atenção é a rega das suculentas. Por ser uma planta do semi-árido, ela possui mecanismos que a tornam resistente. Suas folhas, por exemplo, são carnudas e fofas, o que permite a ela reter líquido e manter-se viva em época de escassez.

A melhor forma de saber se a suculenta está precisando de água é através do solo. Para isso, basta colocar um palito ou até mesmo o dedo no solo. Se a terra estiver com o aspecto seco, leve e solta, ela está precisando de água. Caso contrário, aguarde mais alguns dias.

Uma dica importante, é evitar a rega das folhas. Pois elas podem sofrer queimaduras com a luz do sol e apodrecer.

Como cuidar de suculentas no inverno?

cactos e suculentas na decoração
Planta Jade, Babosa, Planta fantasma, Flor-da-fortuna são algumas espécies de suculentas.

Se a rega já deve ser controlada durante os dias quentes, ou seja, na estação do verão e primavera, no inverno e no outono, o cuidado precisa ser maior. E para cuidar das plantinhas suculentas da forma certa durante o frio, é importante diminuir a quantidade de água.

Suculenta precisa de poda?

Cuidar de suculentas é tão simples que ela é um tipo de planta que não precisa de poda periódica. Porém, é bom ficar atento e remover folhas que estiverem mortas ou secas. Dessa maneira, você garante que ela fique sempre bonita e saudável. 

Saiba tudo sobre suculentas

Além de aprender como cuidar de suculentas, deseja se tornar um verdadeiro expert nesse tipo de plantas? Então confira a Websérie “Essa Planta” com o Jailson Pereira da Silva, líder do nosso setor de jardinagem, que contou todos os segredos das suculentas.

Aprovou nossas dicas de como cultivar suculentas? Compartilhe suas dúvidas com a gente nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Ana Luisa disse:

    Gostei muito das instruções… só tenho uma suculenta..meu neto tem mais.Elas são lindas e resistentes..
    Espero que vcs sempre nos dêem dicas de cuidados.

  2. Odettearroyo@hotmal.com disse:

    Ótimas dicas. Vai ajudar-me a cuidar das minhas plantinhas

  3. Bernadete Luz disse:

    Adorei as dicas porque já perdi algumas , mas agora já sei como cuidar .

  4. Flávia Maria disse:

    Adorei as dicas, já perdi várias…as suculentas e cactus gostão de vasos de barro e não deve molhar muito

  5. Corali Marcelino Rosa disse:

    Amei os itens abordados! Conteúdo bastante bom! Amo plantas,vasos, jardinagem…

  6. Ester disse:

    Onde encontro fertilizantes para suculentas e cactos??

  7. Adilce disse:

    Gostei das dicas. Obrigada

  8. Nilza Ferreira disse:

    Estou começando a plantar suculentas por isso adorei as dicas obrigado

Deixe o seu comentário