

Se você gosta de plantas, mas não acerta na água, precisa aprender como cuidar de suculentas. Essas plantinhas de fácil cultivo e muito resistentes, têm ganhado cada vez mais o coração dos apaixonados por jardinagem e decoração.
Variadas, somam mais de 22 mil espécies em todo o mundo. As suculentas possuem diferentes formas, tamanhos, texturas e cores, e podem se dar bem tanto nos ambientes internos quanto externos.
Se você também ama essas plantinhas, precisa conferir as dicas que separamos para você aprender como cuidar de suculentas de uma vez por todas.
Existem dois pontos de maior atenção para você que quer aprender como cuidar de uma suculenta: a luminosidade e as regas
As suculentas são de origem desértica e uma das suas características mais conhecidas é o fato de precisarem de bastante sol. A primeira dica de cuidados com suculentas é a indicação de luz solar direta ou pelo menos em algum lugar que possua uma boa iluminação natural.
No quintal ou jardim isso é fácil, mas saber como cuidar das suculentas dentro de casa pode ser tornar um pouco mais complicado. O ideal é deixá-las próximas de janelas, onde recebam onde a incidência de luz seja intensa.
Está em dúvida se a sua suculenta está recebendo sol o bastante? É fácil saber! Em caso de luminosidade insuficiente, as folhas ficam moles e manchadas.
O outro ponto de cuidado quando o assunto é como cuidar de suculentas é a rega. Por ser uma planta de origem desértica, ela possui um mecanismo que a torna resistente à escassez de água. As folhas das suculentas são carnudas e fofas justamente para guardar a água e mantê-la viva. Isso quer dizer que a irrigação dessa planta deve ser muito controlada.
A melhor forma de saber se a suculenta está precisando de água é através do solo. Para isso, basta colocar um palito ou até mesmo o dedo no solo. Se a terra estiver com o aspecto seco, leve e solta, ela está precisando de água. Caso contrário, aguarde mais alguns dias.
Uma dica importante, é evitar a rega das folhas. Com a luz solar intensa, elas podem sofrer queimaduras e apodrecer. Coloque a água sempre na terra.
Outra dica interessante é observar o tamanho das folhas para avaliar a periodicidade das regas. Se elas são largas e rechonchudas, vão precisar de menos regas que aquelas que são finas.
Se a rega já deve ser controlada durante os dias quentes, ou seja, na estação do verão e primavera, no inverno e no outono, o cuidado precisa ser maior. E para cuidar de suculentas da forma certa durante o frio, é importante diminuir a água.
Apesar de muito mais simples do que a maioria das plantas, existem alguns cuidados com as suculentas que não podem ficar de lado. Além da rega controlada e da luminosidade alta, o vaso em que a plantinha viverá também deve ser escolhido com atenção.
Se você está pesquisando como cuidar de suculentas, mas cultiva elas em vasos de plástico, pare por aí. Este não é o melhor material para as espécies, pois colaboram para deixar a terra encharcada, pois o plástico não suga a água. Os vasos de barro ou de cimento são mais indicados.
Além do material, é importante escolher vasos com furo embaixo. A umidade em excesso pode apodrecer as raízes da planta.
Por fim, a escolha do substrato é muito importante. Como já mencionamos, elas são de origem desértica e estão acostumadas com solos mais porosos e drenáveis. Por isso, é indicado misturar areia ao substrato.
Você já sabe o básico de como cuidar de plantas suculentas, então vamos passar para um outro nível. Além da rega, da luminosidade e do vaso ideal, cada tipo de suculenta possui algumas especificidades.
Entre as espécies mais comuns no Brasil, está a Echevéria. Também é chamada de Rosa de Pedra, ela ganhou esse nome pois tem o formato parecido com a famosa flor. Apesar de largas, suas folhas são finas, por isso as regas são um pouco mais frequentes. No entanto, tenha cuidado para não colocar muita água de uma vez e molhar as “pétalas”.
A espécie Colar de Pérolas é perfeita para jardins verticais e quanto mais cresce, mais bonita fica. É uma plantinha que chega a lembrar a ervilha pelas suas características físicas. Na primavera, pequenas flores brancas costumam desabrochar. As regas devem ser feitas com um regador de bico fino. Afaste os ramos e molhe somente a terra para evitar queimaduras.
A mesma dica vale para a Rabo-de-Burro, uma espécie que pode chegar a um metro de comprimento. Suas cores são verde claro e suas hastes são bem densas, cheias de folhinhas com um aspecto alongado.
A Haworthia fasciata é fácil de identificar, pois são folhas duras, rajadas de branco e que lembram uma zebra, que aliás, é o nome popular dela. É uma planta bastante resistente para jardineiros iniciantes até porque se dá bem em lugares com menos sol.
Uma ótima notícia é que independente da espécie, é bem fácil aprender como cuidar de suculentas pois são todas resistentes!
Mesmo que a plantinha seja de baixa manutenção, na hora de aprender como cuidar de uma suculenta, você deve contemplar reposições de nutrientes na terra do vaso. São pequenos cuidados como esses que ajudam as plantas a se manterem fortes. No mais, não se esqueça de forma alguma que água em excesso pode apodrecer as raízes.
Para quem quer plantas saudáveis e bonitas, a adubação é sempre bem-vinda. Você pode usar adubos e fertilizantes prontos específicos para cactos e suculentas. Eles fornecem os nutrientes necessários para que a planta se desenvolva corretamente. Verifique a forma correta de utilização na embalagem do produto, já que ela muda de um para o outro.
Agora é só curtir seus vasinhos e aproveitar os benefícios da jardinagem!
Você gosta de conteúdo sobre jardinagem? Acesse mais em nosso blog:
Gostei muito das instruções… só tenho uma suculenta..meu neto tem mais.Elas são lindas e resistentes..
Espero que vcs sempre nos dêem dicas de cuidados.
Ótimas dicas. Vai ajudar-me a cuidar das minhas plantinhas
Adorei as dicas porque já perdi algumas , mas agora já sei como cuidar .
Adorei as dicas, já perdi várias…as suculentas e cactus gostão de vasos de barro e não deve molhar muito
Amei os itens abordados! Conteúdo bastante bom! Amo plantas,vasos, jardinagem…