Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar chuchu em casa com sucesso

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar chuchu em casa com sucesso

Quer saber como plantar chuchu na sua própria casa, e cultivar esse legume sem ter muito trabalho? Nós podemos te ajudar!

O chuchu é rico em fibras, tem diversas vitaminas e sais minerais importantes para o nosso corpo na composição e, além disso, tem também uma quantidade incrível de água. Muita gente diz que essa água toda faz com que o chuchu não tenha gosto, mas na verdade é justamente o que o torna tão versátil e especial!

Com os temperos certos, o chuchu pode se tornar um acompanhamento muito saudável e saboroso para as suas preparações ou mesmo o prato principal.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir como se planta chuchu e comece hoje mesmo a cultivá-lo na sua casa.

Como plantar chuchu: passo a passo

Como plantar chuchu: passo a passo

Existem duas maneiras de plantar chuchu: a primeira é cortar o legume ao meio, de maneira a expor suas sementes, mas sem separar totalmente as duas metades.

Depois, escolha o local do plantio. Como plantar chuchu no vaso é bem simples, você pode optar por isso caso more em apartamento e queira ter sua própria horta. Se você mora em casa com área externa, escolha um local próximo à parede para que a trepadeira do chuchu possa se apoiar com mais facilidade.

Coloque uma terra de boa qualidade e revolva-a com ferramentas próprias para jardinagem. Encaixe o chuchu de maneira que as sementes fiquem em contato com a terra, mas não cubra-o totalmente. Pelo menos metade do legume deve ficar para fora.

Cerca de duas ou três semanas depois, você poderá notar o crescimento dos raminhos da trepadeira, que depois darão origem aos novos legumes. Mantenha a terra úmida, mas sem encharcar.

Cultivo de chuchu na água

Cultivo de chuchu na água

Como plantar chuchu na terra pode não ser ideal para todo mundo, existe ainda a opção de cultivo na água.

Nesse caso, pegue um recipiente e coloque água limpa e filtrada. Pegue um chuchu maduro, de preferência com algumas rachaduras na casca, espete alguns palitos de dente nas laterais e coloque-o dentro do copo com água, apoiando na borda para que ele não fique totalmente mergulhado.

A dica aqui é colocar a parte de cima do chuchu, ou seja, aquela por onde ele estava preso no galho, dentro da água. A outra extremidade do legume vai se abrir e dar origem a um belo galhinho, surgido a partir das sementes que germinaram no interior do chuchu.

Depois disso você pode fazer a mudança do chuchu para o seu local definitivo. Lembre-se de apoiar os ramos com algumas estacas para que eles possam crescer firmes e saudáveis.

Quando as flores do chuchu se abrirem você pode fazer a colheita. Utilize uma tesoura de jardinagem para retirar os legumes sem danificá-los e sem machucar as mãos, já que o chuchu tem alguns espinhos na casca.

As regas devem ser frequentes, mas não a ponto de encharcar a terra, pois assim as raízes do seu chuchuzeiro vão apodrecer e a plantinha não vai vingar.

Continue sua leitura com outros artigos selecionados especialmente para você em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Rosana cardoso disse:

    Plantei chuchu e eles estão amarelando as folhas,aqui onde eu moro é muito quente e no extremo sudoeste Goiânia,fazenda quixada,em itaruma goias

    • Cobasi disse:

      Rosana, entende-se a preocupação com as folhas amarelando de suas plantas de chuchu. Em regiões quentes como Itarumã, Goiás, é importante garantir que suas plantas recebam água suficiente, mas sem encharcar, e estejam protegidas do sol intenso nas horas mais quentes do dia. Considera-se também a possibilidade de deficiência nutricional. Recomenda-se verificar o solo. Acompanhar de perto e ajustar os cuidados conforme necessário pode ajudar a recuperar a saúde de suas plantas.

Deixe o seu comentário