Como montar uma horta caseira

Compartilhar:


horta caseira

Consumir alimentos de uma horta caseira, além de agradável traz inúmeros benefícios para a saúde, ainda mais com tantos agrotóxicos e aditivos químicos que são usados nas plantações. 

Ter uma horta em casa é muito simples, elas podem ser feitas em garrafa pet, jardineiras, e até mesmo no estilo de hortas verticais. Além disso, com essas possibilidades, quem mora em apartamento também consegue usufruir de ter sua própria horta caseira.

O que é preciso saber antes de começar uma horta caseira?

O maior receio das pessoas em ter uma pequena plantação em casa é a falta de espaço, mas isso já não é mais desculpa, afinal, as hortas maiores são para grandes agricultores e vendedores de hortaliças. 

Para o consumo caseiro, as hortas pequenas estão de bom tamanho, afinal, não faz sentido você ter mais de 30 pés de salsinha em casa, por exemplo. Sendo assim, o cultivo das hortaliças pode ser feito em pequenos espaços

Vasos, jardins, jardineiras e até mesmo garrafas pet são locais fáceis de serem otimizados para a elaboração de uma horta caseira. Além disso, para quem usa as garrafas pet ainda tem um benefício a mais: o reaproveitamento, colaborando com o meio ambiente.

No entanto, é importante que o local escolhido para compor a horta fique a meia sombra, afinal, as hortaliças gostam de tempo ameno, evitando frio e sol em excesso

Como começar o cultivo de hortaliças?

Antes de começar o cultivo, o ideal é escolher os seus temperos preferidos. O interessante é começar a horta plantando uma coisa de cada vez, até ir se acostumando a manter os cuidados e para que a horta cresça cada vez mais. 

No entanto, se você quer plantar mais de um tempero, existem jardineiras coletivas, que comportam a plantação de duas ou mais ervas ao mesmo tempo, facilitando os cuidados. 


Mas vale ressaltar que conforme as plantas vão crescendo, é importante que elas sejam transferidas de vaso, para que suas raízes não fiquem emboladas, causando problemas à plantação


A plantação pode ser iniciada através de sementes de verduras e vegetais que são vendidas em gardens ou pet shops, para isso, basta colocar as sementes sob a terra como manda a embalagem e regar. 

Outra forma de plantar é através de uma muda das hortaliças, neste caso, basta pegar uma parte da planta e deixar submersa em água até que suas raízes cresçam, depois é só preparar um vaso com terra e anexar a parte da raiz ao vaso. 

cultivo de horta em casa

Como cuidar de uma horta caseira?

Para ter uma horta orgânica e livre de aditivos químicos, é importante cuidar das hortaliças com carinho e evitar a proliferação de insetos, causando a necessidade do uso de pesticidas. 

Outra dica é evitar regar as plantas durante o dia, o ideal é que as regas sejam realizadas de manhã ou no final da tarde, evitando que as folhas sofram queimaduras solares. Para facilitar, é possível utilizar um pulverizador.

Algumas hortaliças precisam de mais água do que outras, por isso antes de regar, é importante conferir se a planta realmente precisa de água. Para isso, basta colocar o dedo no solo e verificar se a terra está úmida ou seca. 

A adubação pode ser feita através de húmus de minhoca, mas é importante que sua aplicação seja feita por cima da terra, assim, cada vez que a planta receber a terra, os nutrientes vão adentrando o solo de forma gradual

Mas fique atento, algumas hortaliças gostam de solo pobre em nutrientes, neste caso, é interessante conhecer mais sobre as hortaliças antes de iniciar um cultivo e criar um agrupamento das ervas por tipo de solo.

Agora que você já sabe como plantar uma horta em casa, acesse nosso blog e leia mais dicas sobre plantas:

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário