Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta para apartamento: 10 espécies que se adaptam bem ao lar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Sala com planta para apartamento
Saiba qual é a planta ideal para o seu “apê”!

Já passou a época que acreditava-se que planta para apartamento não é uma boa ideia. Pelo contrário, são opções indicadas para deixar qualquer ambiente mais aconchegante, além de contribuir para deixar o ar do lar mais limpo.

Quer criar um ambiente natural, ao melhor estilo da tendência “urban jungle”? Confira as nossas dicas para decorar o seu lar com estilo e muita natureza.

Selecionamos 10 plantinhas para apartamento que harmonizam perfeitamente com espaços internos e são fáceis de cuidar.

Espécies de plantas para apartamento
Escolha a espécie ideal para o seu espaço!

Ter planta em apartamento é a realidade de muitos moradores que buscam por um espaço mais saudável, vivo e decorado. Como são muito versáteis e variadas, existem inúmeras espécies que se adaptam perfeitamente ao pouco espaço e à luminosidade reduzida. Outra característica que vai muito bem e combina com o cotidiano corrido das grandes cidades é a necessidade de poucos cuidados.

Entre as espécies mais adequadas, estão as plantas de “sombra” ou “meia sombra”. Isto é, tem como habitat ambientes sem luz solar direta em diferentes intensidades

Por que ter plantas no apartamento? 

No cenário urbano contemporâneo, trazer a natureza para apartamentos virou uma ótima alternativa de decoração. Mesmo com espaços limitados, é possível criar um belo jardim. 
Porém, o cultivo de plantas não se limita apenas a oportunidades visuais, além de belas, promovem benefícios ao bem-estar e saúde.

Confira os principais motivos para trazer a natureza para os ambientes internos:

  1. Melhora a saúde física e mental

O cultivo de plantas traz ganhos emocionais e físicos. A atividade de cuidar, semear, sentir o cheirinho da terra molhada, são formas de conexão com a natureza, que proporcionam benefícios para o corpo e a mente. 

Os efeitos terapêuticos da jardinagem e da horticultura melhoram o humor e  transformam seu lar em um refúgio verde em meio à agitação da rotina.

  1. Plantas em apartamentos ajudam a purificar o ar 

Você sabia que existem plantas que purificam o ar em ambientes fechados? Sim, algumas espécies são adequadas para absorver do ar poluentes como benzeno, formaldeído, xileno e outros, o que torna o ar mais puro.

  1. As cores das plantas promovem sensação de relaxamento
planta suspensa para apartamento
Que tal apostar nos vasos suspensos para decorar o seu apartamento?

Para quem mora no apartamento, as plantas são excelentes alternativas de decoração, principalmente pelas suas cores. Inclusive, as tonalidades das flores atuam como um alívio para os olhos cansados. 

Observar as folhas verdes é percebido pelo cérebro como suave, tanto para acalmar como deixar a pessoa mais concentrada. 

  1. Cultivar plantas é um autocuidado

Você já ouviu falar sobre hortoterapia? Trata-se de um tratamento alternativo que envolve o cultivo de plantas, hortaliças e jardinagem. 

Essa atividade promove saúde e bem-estar, trazendo benefícios para pessoas de todas as idades, auxiliando em cuidados paliativos, tratamentos e terapias.  Confira o webstories a seguir e saiba mais sobre a hortoterapia.

  1. As plantas absorvem a umidade do ambiente

As plantas são antimofos naturais que podem lhe ajudar e muito. Algumas espécies apresentam características desumidificadoras, sendo capazes de absorver a umidade do ambiente, como casas e apartamentos. 

A jardinagem está aí para recarregar as vibrações e promover diversos benefícios para os seus cultivadores. 

Quais são as melhores plantas para um apartamento?

Ter planta em apartamento é a realidade de muitos moradores que buscam por um espaço mais saudável, vivo e decorado. 

Como a natureza tem uma ampla variedade de opções, existem inúmeras espécies que se adaptam em ambientes com pouco espaço e luminosidade.

Pensando nessas características, selecionamos 10 plantas para apartamentos que combinam perfeitamente para esses ambientes e que demandam cuidados simples. 

1. Samambaia (Tracheophyta)

vasos com plantas e quadrinho para decoração
Combinas plantas e outros itens de decoração dão leveza ao ambiente

Se tem uma lista de qual a melhor planta para um apartamento, certamente a samambaia não pode faltar. São tradicionais plantas para deixar qualquer ambiente mais alegre e verde, além de proporcionar um clima agradável. 

A espécie tem algumas variações que são mais indicadas para ambientes internos, como a mini-samambaia e a samambaia-americana.

2. Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

espada de são jorge jardim de inverno
Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

Quer saber qual planta colocar na porta de entrada do apartamento? A Espada-de-São-Jorge é uma ótima ideia. Ela é indicada para decorar a sua sala, escritório e o quarto. 

A planta requer cuidados simples, já que pode ficar em cantinhos com pouca luz e também não demanda um cronograma exigente de rega. 

3. Cacto (Cactaceae)

mini cacto no vaso
Cactos ajudam a deixar a casa com um ar mais delicado.

Para decoração da varanda ou perto das janelas, o cacto é uma opção de planta mais rústica. Sem grandes exigências enquanto a rega, a espécie apresenta diversas variações de formatos e tamanhos que podem ser cultivados em grandes ou pequenos vasos. 

Dica importante, a planta precisa receber muito tempo com luz direta. 

4. Yucca

plantas em apartamento yucca
A Yucca é uma planta nativa da região da América do Norte, muito utilizada para decoração de interiores.

Com mais de 40 variações da espécies, a planta que parece uma pequena palmeira, é muito indicada para decorações de ambientes internos e externos. 

Vale ressaltar que ela pode chegar aos seis metros de altura, então reserve um espaço adequado para comportá-la. Suas folhas são longas, pontiagudas e muito resistentes.

5. Árvore-da-felicidade (Polyscias guilfoylei)

Árvore da Felicidade
A Árvore da Felicidade é mística e versátil.

A árvore-da-felicidade é ideal para quem mora em apartamento. Essa é uma planta que, apesar de gostar de claridade, não pode ser exposta diretamente ao sol. Além disso, ambientes com vento forte podem desidratar as folhas. 

Portanto, ambientes internos, como luminosidade meia-sombra ou luz indireta são perfeitos para o cultivo dessa bela espécie. 

6. Pleomele (Dracaena reflexa)

planta de sol Pleomele
Pleomele (Dracaena reflexa)

Também conhecida como dracena-malaia e pau-d’água, essa planta é muito adaptável com ambientes internos. Essa mini-árvore é considerada uma planta arbustiva, com folhas verdes e brilhantes que garantem uma beleza especial. 

Entre os seus cuidados está mantê-la em ambientes de luz difusa. A rega precisa ser entre duas e três vezes por semana.

7. Palmeira-ráfia (Rhapis excelsa)

Palmeira-ráfia
Palmeira-ráfia (Rhapis excelsa)

Perfeita para locais fechados que não tenham pouca incidência de sol, a palmeira-ráfia é resistente e fácil de cuidar. 

A espécie pode chegar a 4,5 metros de altura e tem preferência por locais de sombra e meia-sombra, então ambientes como a varanda são bons para cultivá-lá. A rega precisa ser no solo e na folhagem, para que a terra fique umedecida e a folha não fique queimada.

8. Zamioculca (Zamioculcas)

Zamioculca
A Zamioculca é muito cultivada para atrair prosperidade no Feng Shui.

Conhecida como a planta da fortuna, a espécie apresenta uma folhagem verde e brilhante, sendo bastante usada para decoração de salas e escritório. 

Inclusive, por conta da sua fama, a Zamioculca é muito cultivada para atrair prosperidade no Feng Shui.

9. Begônia (Begonia)

flores de begônia no jardim
Combinar flores de begônia cria um visual único à decoração.

Uma das plantas mais cultivadas no mundo, com certeza vai aparecer na lista de quais plantas podem ser cultivadas em apartamento. 

Com flores lindas e adaptáveis a ambientes internos, a begônia atinge  até 30cm de altura e deve ficar longe de luz direta e do sol. Ao regar, evite molhar as folhas, adicione água apenas na terra. 

10. Filodendro-brasil (Philodendron hederaceum)

Filodendro-brasil
Filodendro-brasil (Philodendron hederaceum)

Para finalizar, a Philodendron hederaceum é a nossa escolha. Uma espécie que chama atenção pelas folhas com tons contrastantes. Essa herbácea prefere uma luminosidade meia-sombra ou em luz difusa. 

A sua rega deve ser feita duas vezes por semana. Essa é uma planta tóxica, portanto não é recomendada para casas com crianças ou pets.

Cuidados com as plantas no apartamento

Agora que você já sabe mais um pouco sobre as opções de plantas para apto, vamos conversar um pouco sobre o que é preciso antes de comprá-las .

Além dos cuidados que qualquer planta precisa, quando pensamos em plantas de apartamento, não podemos esquecer de tomar alguns outros cuidados para que tudo fique bem e consiga se desenvolver saudavelmente.

Toda planta necessita de luz para realizar a fotossíntese

Nesse caso, o que vale é conhecer as características e necessidades da planta escolhida. Algumas espécies precisam de quantidade de luz diferentes. 

As plantas podem ser classificadas em três grupos de luminosidade: sombra, meia-sombra ou pleno sol.

Água na medida certa

Como são plantas indicadas para ambientes internos, geralmente são espécies que não demandam de um cronograma de rega exigente, ou seja, não precisam ser regadas todos os dias. 

A atenção fica por conta da frequência, mesmo que seja baixa precisa ser respeitada, e a quantidade. As raízes das plantas que são encharcadas podem apodrecer, então cuidado.

Evite deixar a janela do seu apartamento aberta

Correntes de ar são bastante prejudiciais às plantas, pois podem desidratá-las ou arrancar as folhas. Então, se estiver batendo vento muito forte, feche a janela. 

Pronto, agora não faltam motivos para você cultivar plantas em apartamento. Escolha a sua planta, analise as condições de luminosidade do ambiente onde você vive e crie uma rotina de rega.

urban jungle apartamento

Se precisar de ajuda na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para montar o seu jardim: plantas, vasos, acessórios, regadores e muito mais. 

Além disso, se tiver alguma dúvida sobre as espécies, visite o Blog da Cobasi e fique por dentro de tudo relacionado ao mundo das plantas. 

Ficou com alguma dúvida sobre planta para apartamento, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário