Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça 11 tipos de samambaia para decorar a casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
folha de samambaia no sol
Os melhores tipos de samambaia para decorar sua casa

As samambaias são plantas que fazem parte da decoração de qualquer ambiente. Como há mais de 12 mil espécies no mundo, nós separamos 11 tipos de samambaias para ajudar você a dar mais cor e alegria aos melhores lugares da casa. Acompanhe a nossa lista.

Quantos tipos de samambaia existem?

As samambaias são consideradas plantas pré-históricas, pois habitam o nosso planeta há mais de 350 milhões de anos. As 12 mil espécies existentes podem ser classificadas em três tipos diferentes de samambaias, são elas:

  • epífitas: são as espécies mais comuns e se desenvolvem no tronco de árvores;
  • hemiepífitas: caracterizadas por serem cultivadas no solo e só se reproduzem após determinado comprimento das folhas;
  • aquáticas: nascem e se desenvolvem sobre grande quantidade de água, como lagos, por exemplo.

11 tipos de samambaia para ter em casa

Como nem todas as espécies de samambaias podem ser cultivadas em vasos ou ambientes internos, nós listamos 11 tipos de samambaias que são perfeitas para ter em casa. Confira!

1. Samambaia Renda Francesa

folhas de samambaia renda francesa
Samambaias de renda francesa são ideias para decorar ambientes internos

A Rumohra Adiantiformis, conhecida popularmente como Samambaia Renda Francesa é uma ótima opção de planta para se ter em casa. Suas folhas finas e semelhantes a um tecido de renda são perfeitas para dar um toque delicado à decoração de ambientes internos, jardins de inverno e varandas.

2. Samambaia de Metro

samambaia de metro na natureza
A Samambaia de Metro pode medir até 20 metros de comprimento

A Samambaia de Metro é uma planta nativa do Brasil e que pode medir até 20 metros de comprimento. A Polypodium persicifolium é a maior espécie existente no país e normalmente é usada como planta suspensa para a decoração de garagens, varandas e sala de estar, desde que haja espaço e iluminação suficientes para o seu desenvolvimento.

3. Samambaia Americana

vaso com samambaia americana
A samambaia americana é uma das mais populares no Brasil.

Um dos tipos de samambaia mais populares e cultivadas no país é a americana. Ela se destaca por medir até 60cm de comprimento e por ter folhas verde-claras. Devido a essas características, ela é muito usada na decoração de ambientes a partir de vasos suspensos, sendo considerada uma planta pendente.

4. Samambaia Asplênio

folhas de samambaia Asplênio
Asplênio é uma samambaia que pode medir até 1 metro de altura

A Samambaia Asplênio é o tipo de planta ideal para quem tem pouco espaço em casa. Com crescimento vertical, suas folhas podem medir até 1 metro de altura e se desenvolvem enroladas. Por ser uma planta nativa de clima tropical, seu cultivo não é recomendado em locais abertos em regiões de baixa temperatura.

5. Samambaia Jamaicana

close em folha de samambaia
A planta tipo jamaicana é ótima para umedecer do ambiente

Para quem está pensando em criar um jardim vertical com samambaia, o tipo mais indicado é a Samambaia Jamaicana. Ela se desenvolve na horizontal e suas folhas podem chegar a medir até 70cm de comprimento. Seu cultivo pode ser realizado em vasos comuns, pendentes e jardineiras verticais.

6.  Samambaia Chifre de Veado

folhas de planta chifre de veado
Chifre de veado e seus dois tipos de folhas

A Samambaia Chifre de Veado é outro tipo de planta de pequeno porte indicada para quem deseja dar um toque verde à decoração do ambiente. Ela recebe esse nome porque suas folhas finas e arredondadas crescem em um formato semelhante ao chifre do animal.

7. Samambaia Amazonas

vaso com planta do amazonas
A Amazonas é uma planta de crescimento rápido e ótima para um jardim vertical

Para cultivar esse tipo de samambaia em casa é preciso de muito espaço, pois ela é considerada uma planta de grande porte. O charme da Samambaia Amazonas fica por conta da coloração intensa de folhas que, aliás, possuem um crescimento rápido. Ela é uma boa opção para criar um jardim vertical em casa.

8. Samambaia Havaiana

vaso com samambaia
A Havaiana é ideal para decorar ambientes compactos

A Samambaia Havaiana é uma das opções prediletas para quem deseja decorar a casa. Isso acontece em virtude da coloração clara e o aspecto crespo de suas folhas. Uma das vantagens dela é que pode decorar espaços abertos como jardins, lajes ou varandas, pois adora a exposição direta aos raios do sol.

9. Samambaia Azul

folhas azuis de samambaia
A luz do sol é capaz de modificar a cor das folhas

Se você está em busca de um visual completamente diferente para a sua casa, a melhor escolha é a Samambaia Azul. Considerada uma planta de grande porte, suas folhas assumem a coloração azulada de acordo com a quantidade de luz que recebe. Porém, fica o alerta! Ela é uma planta tóxica, não indicada para quem tem crianças pequenas e animais de estimação.

10. Samambaia Avenca

avenca
A samambaia Avenca além de bela, possui propriedades medicinais

A Samambaia Avenca é uma planta ornamental ideal para cultivo em vasos. Com o nome científico de Adiantum capillus-veneris, é indicada para cultivo em ambientes internos, já que suas folhas delicadas sofrem com ventos fortes. E não é só isso! A partir de suas folhas é possível fazer chás com propriedades diuréticas, antioxidantes e expectorantes.

11. Mini-Samambaia

vaso com mino samambaia
As mini-samambaias são ótimas opções para decorar a sala de estar

Ao invés de uma decoração robusta, você procura por um tipo de samambaia mais singelo para dar um toque discreto à sala de estar? Então, nada melhor do que a Mini-Samambaia. A Nephrolepis exaltata tem folhagem crespa e clara, podendo medir até 60cm de altura.

Como cultivar esses tipos de samambaia em casa?

Com o final da nossa lista de tipos de samambaia para cultivar em casa, chegou o momento das dicas de jardinagem para o cultivo e manutenção das plantas. Confira tudo o que você precisa saber para cuidar de uma samambaia.

Qual é o melhor lugar para a planta?

A maioria dos tipos de samambaia preferem locais à meia-sombra para se desenvolverem, pois podem receber a energia do sol sem danificar suas folhas. Porém, há exceções como a Samambaia Havaiana, que prefere exposição direta ao sol. Por isso, vale consultar caso a caso e entender o que é melhor para a sua planta.

Ofereça um solo rico em nutrientes

As samambaias são plantas que precisam de um solo rico em nutrientes e proteínas para crescerem. Por causa disso, o recomendado é optar por substratos com húmus de minhoca e esterco. Além disso, é essencial que ele seja drenável para favorecer o escoamento da água proveniente das regas.

Não se esqueça das regas

Todos os tipos de samambaias são plantas tropicais. Isso significa que elas precisam de um solo úmido para poder absorver os nutrientes. O indicado por especialistas em jardinagem é fazer a rega diária, sempre com cuidado para não deixar a terra encharcada, o que favorece a presença de pragas.

Devo podar a minha samambaia?

De maneira geral, as samambaias são um tipo de planta que exige pouco cuidado com relação às podas. Mas o ideal é fazer a remoção de folhas secas e amarelas sempre que possível. Assim, você mantém a sua planta sempre bonita, vistosa e saudável.

Quando adubar a minha samambaia?

Por ser uma espécie perene, o cultivo da samambaia em casa requer a adubação a cada seis meses. Para fazer isso, basta colocar adubo orgânico próximo à borda do vaso na quantidade indicada pelo fabricante do produto. Com isso, você garante que não faltará as proteínas necessárias para ela.

Gostou de conhecer 11 tipos de samambaia para ter em casa e decorar o ambiente? Se você ficou com alguma dúvida, consulte o guia completo sobre samambaias da Cobasi ou deixe uma pergunta nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Ana Denise disse:

    Comprei hoje com vocês uma samambaia americana, gostei das orientações de vocês para cuidar dela. Muito obrigada

Deixe o seu comentário