Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flores de inverno: 9 sugestões para você decorar a casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
decorar casa com orquídeas
As orquídeas são uma das flores de inverno mais conhecidas

Flores de inverno são aquelas em que a floração acontece na estação mais fria do ano. Até por isso, são perfeitas para cultivar em regiões onde há baixas temperaturas. Para ajudar você a ter uma casa bonita o ano todo, nós separamos 9 sugestões de flores de inverno fáceis de cultivar e cuidar. Confira!

1. Orquídeas

como fazer muda de orquídea
As orquídeas são flores de inverno que se destacam por suas cores

Quem resiste à beleza e a delicadeza da orquídea? Apesar do aspecto delicado de suas flores, ela é uma espécie bastante resistente e pode se apresentar nas cores rosa, branca, amarela, azul e lilás. Essa flor é perfeita para dar uma cara diferente à decoração da casa nos meses mais frios do ano.

2. Amor-perfeito

flor amor-perfeito
A flor amor-perfeito pode ser cultivada em vasos menores

A amor-perfeito é uma das flores de inverno mais usadas para decoração. Ideal para quem tem pouco espaço, ela se caracteriza pelo tamanho delicado e coloração viva de suas pétalas em tons de branco, roxo, laranja e azul. Seu cultivo é recomendado em vasos e locais à meia-sombra como varandas e próximos às janelas.

3. Hortênsia

folha rosas de hortênsias
A hortênsia é uma flor que adora regiões com climas frios

Uma das mais conhecidas flores de inverno para jardim externo é a Hortênsia. Justamente por ela se adaptar a regiões de clima ameno que é muito cultivada na região Sul do Brasil. Suas flores têm tons que variam entre roxo, azul, branco e rosa. O lugar ideal para cuidar dela é onde a flor possa receber a luz do sol no começo da manhã ou final da tarde.

4. Jasmim-dos-poetas

jasmim dos poetas na cerca
A planta dos poetas pode ser usada como cerca viva

Outra flor de inverno indicada para cultivo e decoração de jardins externos é a jasmim-dos-poetas. Pertencente à família das trepadeiras, essa flor, para atingir a sua plenitude precisa de apoio como pórticos, muros, grades e pérgolas. E lembre-se, ela adora o sol pleno de um dia frio.

5. Cíclames

ciclame rosa
O Cíclame é uma flor para ser cultivada à meia-sombra

Os Cíclames são flores de inverno compactas conhecidas pela coloração forte de suas pétalas. Por ser uma planta de meia-sombra, ela é indicada para a decoração de varandas, jardins de inverno e aquele cantinho próximo à janela. Sua floração acontece entre os meses de março e outubro.

6. Azaleias

azaleia
As azaleias são flores de inverno que adoram a luz do sol

Está pensando em criar uma cerca-viva linda e colorida durante o inverno? Então, não há escolha melhor do que as Azaleias. Por adorar ambientes bem iluminados, ela é perfeita para o cultivo em vasos, canteiros ou direto no jardim. Basta escolher a sua cor predileta entre vermelho, rosa, branco ou roxo e dar aquele toque de vida à decoração da casa.

7. Amarílis

Amarilis
A Amarílis é perfeita para decorar varandas, jardins e ambientes internos

A Amarílis é uma flor de inverno famosa por ser fácil de cultivar e por se adaptar a diversos ambientes. Seu cultivo é indicado tanto para varandas, jardins e sala de estar. A única recomendação é que ela possa receber as luzes do sol nos horários mais amenos do dia como, por exemplo, começo da manhã ou final da tarde.

8. Camélia

Camélia (Camellia)
A Camélia chama a atenção pela coloração forte de suas pétalas

A Camélia é daquelas flores de inverno que não exigem cuidados especiais, porém não se dá muito bem em regiões onde a temperatura ambiente é um pouco mais alta. Com flores que combinam tons de vermelho e rosa, sua floração costuma acontecer entre o final do outono e meados do inverno. Deve ser cultivada à meia-sombra.

9. Glicínias

Glicínias em frente a uma casa
As Glicínias são ótimas para adornar muros, arcos ou pérgolas

Fechando a nossa lista de flores para cultivar no inverno, temos as Glicínias. Com pétalas que variam entre roxo, azul e rosa, é uma espécie de trepadeira. Desde que tenha exposição plena ao sol, ela pode ser cultivada em jardins ou servir como adereço para pérgolas, arcos ou muros devido à sua floração em forma de cascata.

Com cuidar e cultivar flores de inverno

Antes de começar a cultivar flores de inverno em casa, é importante lembrar que cada flor tem suas características e necessidades de rega e iluminação. Entretanto, alguns cuidados são comuns a todas elas. Acompanhe!

Qual a iluminação ideal para a flor de inverno?

Não há uma resposta única para essa pergunta. Algumas espécies precisam de sol pleno para florir em toda a sua beleza. Já outras se dão melhor em locais à meia-sombra, pois o contato excessivo com o sol, principalmente nos horários mais quentes, pode danificar suas pétalas e folhas.

Escolha substrato orgânico e drenável

O que é comum e essencial para o pleno desenvolvimento das flores de inverno é a escolha do substrato que irá no vaso, canteiro ou jardim. O recomendado é usar um produto orgânico rico em húmus de minhoca e esterco animal, e que seja drenável. Dessa maneira, você garante os nutrientes necessários e evita que o acúmulo de água prejudique as raízes da flor.

Cuidado com a rega das flores

A rega das espécies que florescem no inverno merece muita atenção, pois nessa época do ano a evaporação da água é mais lenta. Em média, o indicado é fazer a rega uma ou duas vezes por semana. Mas cuidado! Se o solo da sua planta já estiver úmido, não há a necessidade de fazer a rega novamente.

Quando adubar minhas flores de inverno?

Apesar da floração ocorrer nos meses mais frios do ano, em geral, as flores de inverno são espécies perenes. Por causa disso, o indicado é fazer a fertilização do solo a cada três meses, sempre usando adubo orgânico para ter um resultado satisfatório a longo prazo.

Preciso podar minha flor do inverno?

Fazer a poda da flor de inverno não é uma atividade essencial para o bem-estar da sua flor. Porém, fazer a remoção de folhas e pétalas murchas e amareladas ajuda a manter os nutrientes concentrados nas partes mais saudáveis da planta. Além, é claro de deixá-la sempre bonita.

Melhor época para a propagação das flores

A propagação das flores de inverno é feita, geralmente, pelo plantio de sementes. Para garantir que ela floresça na época certa do ano, o cultivo deve começar no outono, entre os meses de abril e maio. Assim, quando o friozinho chegar, elas já estão prontas para florescerem.

Gostou de conhecer mais sobre as flores de inverno e como cuidar delas em casa? Então, conte para gente: qual das nossas sugestões terá um lugar especial na sua casa nos meses mais frios do ano?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário