Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Orquídea negra: tudo sobre essa flor exótica brasileira

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
orquídeas preta

A Orquídea Negra é uma espécie de flor rara que dá um toque de sofisticação e mistério a qualquer ambiente, o que a faz ter sucesso entre os apaixonados por jardinagem. Conheça tudo sobre uma das flores mais exóticas do Brasil: características, curiosidades, como cuidar e muito mais. 

Orquídea negra: exóticas e nativas do Brasil

As orquídeas costumam aparecer com elementos decorativos de diversos ambientes, afinal são plantas muito famosas pela beleza e grande diversidade de suas flores. Dentre essa variedade, está a Brasilorchis shunkeana. a orquídea negra. 

Inclusive, aqui vai a primeira curiosidade sobre a planta: até 2007, o nome científico era da orquídea negra era Maxillaria schunkeana, porém, após novos estudos, o seu gênero foi modificado.

Onde tem orquídea negra?

Poucas pessoas sabem, mas a orquídea negra é uma planta de origem brasileira, sendo encontrada no Espírito Santo, junto à Mata Atlântica. Muito pequena, a espécie pode chegar – na fase adulta – a, no máximo, aos 15 centímetros e suas flores têm o tamanho de aproximadamente 1,5cm.

Considerada uma espécie epífita (plantas que vivem sobre outras plantas usando-as como suporte), essa flor preta vive no cimo das árvores. A sua cor exótica coloca essa planta entre as orquídeas mais bonitas do mundo. Mas, você sabia que a sua coloração – ao contrário do nome – não são pretas? 

Na verdade, as flores de orquídea preta tem uma tonalidade roxa avermelhada bem escuro. As suas petálas florescem diversas vezes ao ano, com vida útil de até 5 dias, para apresentar toda sua beleza exótica e única. 

Qual o significado da orquídea preta? 

Assim como as outras cores da planta tem significado, a orquídea negra também apresenta um ponto de vista simbólico. Sendo assim , a espécie simboliza autoridade e poder, além de transmitir uma sensação de austeridade e ousadia.

Orquídea preta: como cultivar em casa

orquidea preta
Orquidea Preta (Maxillaria schunkeana ou Brasilorchis shunkeana)

Por se tratar de uma flor rara, acredita-se que o seu cultivo e cuidados é difícil. Porém, trata-se de uma planta recomendável para os iniciantes em jardinagem, pois é de fácil cultivo. Então, se estiver procurando uma flor elegante para renovar o seu ambiente, certamente a orquídea preta pode ser o elemento decorativo que você está precisando. 

As orquídeas são flores delicadas, mas que são capazes de se adaptar em vários ambientes. Portanto, para ter uma decoração mais duradoura com essa flor, alguns cuidados são necessários. Confira!

Onde plantar orquídea preta?  

Apesar da fácil adaptação a diversos ambientes, é importante selecionar o solo adequado para o cultivo da planta. Como ressaltamos anteriormente, essa é uma orquídea epífita, que vive agarrada em troncos de árvores, por isso é necessário plantá-la com um suporte boa durabilidade, para sustentar o seu caule que pode ser frágil. Outras alternativas são: vasos pequenos de terracota e plástico, pendurados em placas ou árvores.

Se a opção escolhida for plantar orquídea preta em vaso é recomendo utilizar recipientes com furos embaixo e/ou na lateral ou que geralmente secam mais rápido. Os de barro e plástico são ótimas opções. Compre substrato com casca de pinus, brita e carvão. Isso vai ajudar a criar o solo adequado para a flor.

Por fim, elas são flores que precisam ser protegidas das correntes de ar. Varandas, salas e jardins cobertos são boas alternativas para plantá-las. 

Mas, qual o solo indicado para a orquídea negra?

O indicado é apostar em terra orgânica e que seja drenável. Além disso, como o pseudobulbos da orquídea é pequeno, elas não são capazes de armazenar todos os nutrientes essenciais que precisam. Ou seja, são dependentes de adubação semanal, com NPK 20-20-20.

Esse cuidado na escolha do solo e adubação é fundamental para promover todos os nutrientes que a flor precisa para crescer saudável. Garanta que o solo não fique encharcado para danificar as raízes.

Orquídea preta gosta de luminosidade e umidade

Duas etapas destaque no cultivo da orquídea preta são que as plantas preferem locais com bastante claridade e que gostam de ser mantidas úmidas. Porém, há outro adendo: não pode ter contato direto com a luz do sol para não queimar as suas folhas.

Como fazer a rega da orquídea negra?

O cronograma de rega deve ser feito de duas a três vezes na semana. É importante regar a planta muito bem. Sempre que o substrato estiver seco, usar o dedo ou um palito de sorvete no vaso é uma boa dica para ver se no fundo do vaso ainda está molhado ou não.

Dica extra: pode borrifar água nas folhas com frequência, pois aumenta a umidade relativa do ar. 

Quando floresce a orquídea negra?

flor raro de orquídeas

Geralmente, o pico de floração da flor acontece no mês de julho, porém não é uma data definitiva, visto que é uma planta que pode gerar flores em diversas outras épocas do ano, inclusive mais de uma vez por ano.

Tudo o que você precisa para plantar, cultivar e cuidar da orquídea preta rara você encontra na Cobasi. Visite o setor de jardinagem nas lojas físicas ou compre no pet shop online, lá tem vasos, adubo, fertilizantes e acessórios para deixar o seu jardim bonito e saudável. 

Se tiver mais dúvidas sobre essa e outras espécies de plantas, basta visitar o Blog da Cobasi, muita informação e dicas especiais sobre jardim esperam por você. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Rosângela Michels disse:

    Amei o informe falando sobre esta fofura “ orquídea negra”
    🥰🥰
    Acho que comprei uma recentemente, sem saber que era esta. Quando floriu tinha as flores num tom roxo escuro.
    Cor de jaboticaba!! Fiquei apaixonada!!!🥰🥰🥰😘👍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Deixe o seu comentário