Como cuidar de Camélia: saiba mais sobre o cultivo

Compartilhar:


Conheça mais sobre as camélias.

Talvez poucos saibam, mas as camélias são uma das flores mais tradicionais já encontradas, sendo muito utilizadas em jardins e bosques. Atualmente, elas também enfeitam e dão vida às frentes das casas e quintais. É possível encontrá-las em uma ampla variedade de cores e tipos. Por serem flores do dia, é fundamental que saibam como cuidar de Camélia da melhor forma possível.

Se você resolveu plantá-la, é importante levar em consideração o cuidado que esse tipo de flor merece. Só assim, ela dará flores o ano todo. Cuidar de sua camélia inclui alimentá-la e molhá-la, bem como podá-las e mantê-las do jeito certo.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para que você tire todas suas dúvidas sobre a camellia como cuidar corretamente, assim como conhecer um pouco mais dessa flor tão querida nacionalmente. Vamos nessa?

Saiba como plantar uma camélia em casa

Não tem muito segredo em relação ao plantio deste tipo de flor. É bem verdade que sendo ela branca, vermelha ou rósea, precisa de luz solar direta em suas flores. Elas crescem bastante, podendo chegar a 1,80 metro de altura quando plantadas em vasos e a 2,5 metros de altura se plantadas no solo.

As camélias são flores lindas.

Para que você saiba como cuidar de camélia, é importante saber como plantá-la! No vaso, adicione pedriscos no fundo, seguido de substrato para plantas. No solo, faça uma abertura de 60 centímetros de profundidade por 60 centímetros de diâmetro e misture a terra com o substrato.

Mantenha ela sob luz solar e regue sempre que a terra ficar seca. Não esqueça que, em vaso, é importante que haja a abertura embaixo para que a água escorra e não mate a planta afogada.

Como cuidar de camélia?

Depois que você realizou o plantio da flor, é importante que, nas duas primeiras semanas, regue a cada dois dias até encharcar. Depois diminua a frequência para não matá-la. Já no verão, águe três vezes por semana e no inverno duas. Não existe uma quantidade certa de água, o ideal é deixar o solo somente úmido.

Lembre-se que este tipo de planta tolera o clima quente, mas seu melhor desempenho é em períodos mais frios, como o outono e o inverno. Para saber como cuidar de camélia, é importante saber quando podá-la. Isso deve ser feito após o florescimento, na ponta dos ramos. Nesse caso, não é preciso transportá-la.

Para cultivá-la da melhor maneira, é necessário utilizar o adubo folhar a cada três meses. Para isso é necessário diluí-lo em água e borrifar na folhagem. O bom de ser líquido é que, além de nutrir, hidrata.

Você gostou das dicas? Que tal conferir outras informações sobre plantas e cultivos aqui no Blog da Cobasi? É só clicar em um dos links abaixo e conferir.

Conheça 8 tipos de substrato e saiba escolher o mais adequado para suas plantas

Plantas para aquário: conheça as 5 melhores espécies e saiba como cuidá-las

Plantas para jardim vertical: conheça as melhores espécies de plantas

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Hosana disse:

    Boa noite adorei as dicas, sou apaixonada por planta camelia, acabei de fazer um plantio de uma muda na cor branca ,pretendo ter todas as cores em meu sítio.. acho que plantei errado no fiz um furo de 60C, ficou menor,mas está muito bonita..vou ser seguidora de vcs.kkk obrigado!

  2. Benedita Gomes de Sousa disse:

    Bom dia! Tenho duas mudas de camélia, vermelha e rosa, moro em Fortaleza , muito quente, cultivo as mudas sob uma cobertura , muita luz indireta indireta , estou torcendo pra dar certo! Gostei muito do artigo!!!

Deixe o seu comentário