Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Camélia: aprenda como cultivar em vasos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
camélia

Com mais de duzentas espécies, talvez poucos saibam, mas a camélia é uma das flores mais tradicionais já encontradas na natureza. Muito utilizadas em arranjos florais, jardins e bosques, essa espécie chama a atenção por ser uma espécie que vai encher de vida e cor qualquer ambiente.

Venha com a gente e descubra tudo sobre a flor de camélia, inclusive como tê-la em seu jardim. Não só isso, neste artigo você também vai conhecer mais sobre as características e o significado dessa flor. Confira!

Tudo o que você precisa saber sobre a flor camélia

A Camélia ou Camellia L., da família Theaceae, é um gênero de arbustos originário da Ásia. Da mesma família do chá, a planta é versátil, podendo ser utilizada como arbusto ou arvoreta.

As suas flores que chamam tanto a atenção, também apresenta uma variedade de características. Ou seja, você pode encontrá-las nas versões grandes ou pequenas, simples ou dobradas, como também em diversas cores: 

  • Flor Camélia Branca;
  • Camélia Rosa;
  • Camélias Vermelhas;
  • Camélia Amarela;
  • Camélia Violácea.

Ao redor do mundo, o gênero da camélia possui mais de 80 espécies, isso porque trata-se de uma planta híbrida, com cruzamento de diferentes espécies, o que gerou a criação de novos tipos. Os países líderes na criação de camélias são a Coreia, China e o Japão. 

Qual o significado da flor camélia?

A flor de camélia já foi tema de marchinha de Carnaval: “Oh, jardineira, por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu? Foi a camélia que caiu do galho.” Já foi título de obra-prima de romance da literatura francesa, do escritor francês Alexandre Dumas Filho, “A Dama das Camélias”. Na China, representa a união de dois amantes.

flores rosas para jardim
Camélia (Camellia)

No Brasil, a flor é símbolo do movimento abolicionista brasileiro. Historiadores contam que a sua escolha como símbolo dos escravos deu-se pois no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, tinha um quilombo onde eram cultivadas grande variedade de camélias.

Então, pelo mundo, a camélia pode ser representada por diversos significados. Porém, de modo geral, a definição mais conhecida da camélia está relacionada às suas cores, onde cada uma tem seu próprio simbolismo:

camélia branca
camélia rosa significa
camélia vermelha
camélia branca
Camélias Brancas: simbolizam adoração e são oferecidas a alguém que é querido.
camélia rosa significa
Camélia Rosa: desejo ou saudades de uma pessoa.
camélia vermelha
Camélias Vermelhas: amor, paixão e desejo profundo

Saiba como plantar uma camélia em casa

Atualmente, as camélias também enfeitam e dão vida na frente de muitas casas e quintais. Então, se você resolveu plantá-las, existem alguns cuidados que você precisa levar em consideração. Só assim, ela dará flores coloridas e saudáveis o ano todo.

Não tem muito segredo em relação ao plantio deste tipo de flor. É bem verdade que sendo ela branca, vermelha ou rósea, precisa de luz solar direta em suas flores. Elas crescem bastante, podendo chegar a 1,80 metro de altura quando plantadas em vasos e a 2,5 metros de altura se plantadas no solo.

Para que você saiba como cuidar de camélia, é importante saber como plantá-la! No vaso, adicione pedriscos no fundo, seguido de substrato para plantas. No solo, faça uma abertura de 60 centímetros de profundidade por 60 centímetros de diâmetro e misture a terra com o substrato.

Mantenha ela sob luz solar e regue sempre que a terra ficar seca. Não se esqueça que, em vaso, é importante que haja a abertura embaixo para que a água escorra e a raiz não fique encharcada. 

Como cuidar de camélia?

Confira algumas dicas que vão te ajudar em relação ao plantio e cultivo dessa linda flor.

Rega: nas duas primeiras semanas, regue a cada dois dias. Depois disso diminua a frequência para não exagerar na hidratação e apodrecer a raiz. Uma dica importante é que no verão, o recomendado é que a rega seja realizada três vezes por semana, já no inverno duas. Não existe uma quantidade certa de água, o ideal é deixar o solo somente úmido.

Luz: a camélia é uma planta que necessita de luz indireta.

Clima:  de fácil adaptação a diferentes climas, a planta prefere estar em ambientes úmidos. Você pode cultivar a camélia em um ambiente externo ou interno. Ela pode chegar a alguns metros de altura. Por isso, fique atento na hora de escolher o local ideal para ela.

Floração: A floração depende do ambiente onde é plantada. Por exemplo, em ambientes temperados, a camélia floresce no início da primavera. Já em locais mais quentes e úmidos, ela pode florescer o ano todo.

Poda: para saber como cuidar de camélia, é importante saber quando podá-la. Isso deve ser feito após o florescimento, na ponta dos ramos. Nesse caso, não é preciso transportá-la.

Solo: a recomendação para plantar camélia é cultivá-la em um solo ácido, fértil e úmido. Para cultivá-la da melhor maneira, é necessário utilizar o adubo foliar a cada três meses. Para isso é necessário diluí-lo em água e borrifar na folhagem. O bom de ser líquido é que, além de nutrir, hidrata.

jardim de camélia

Você gostou das dicas? Agora é só colocar a mão na massa para ter essa bela flor, cheia de vida e colorida na sua casa. Lembre-se de usar sempre produtos específicos de jardinagem

Se tiver mais dúvidas sobre como plantar camélia, deixe nos comentários. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Hosana disse:

    Boa noite adorei as dicas, sou apaixonada por planta camelia, acabei de fazer um plantio de uma muda na cor branca ,pretendo ter todas as cores em meu sítio.. acho que plantei errado no fiz um furo de 60C, ficou menor,mas está muito bonita..vou ser seguidora de vcs.kkk obrigado!

  2. Benedita Gomes de Sousa disse:

    Bom dia! Tenho duas mudas de camélia, vermelha e rosa, moro em Fortaleza , muito quente, cultivo as mudas sob uma cobertura , muita luz indireta indireta , estou torcendo pra dar certo! Gostei muito do artigo!!!

  3. Adalgiza Balieiro disse:

    Comentários mais que úteis , necessários para quem, como eu, adora a flor camélia. Gostaria de saber mais sobre as camélias brancas pois me parece que elas têm uma disposição e número das pétalas diferentes das outras cores, confere ou é só impressão.

    • Cobasi disse:

      Adalgiza, a disposição e o número de pétalas nas camélias podem variar entre as diferentes variedades e cores. Se você percebeu diferenças nas camélias brancas, consulte um especialista em jardinagem de uma de nossa unidades para informações mais detalhadas sobre as características específicas das camélias brancas.

  4. Maria Silva disse:

    adorei o comentário comprei duas agora pra cafeteria nas tem uma que ficou um pouco mucha as folhas a outra tá linda as não tem flores ainda

  5. maria rita dos santos disse:

    pretendo plantar um pe dessas flores lindas, vou seguir suas dicas, obrigada..

  6. maria rita dos santos disse:

    Eu amo camélias, ano pasado perdi um pé da cor rosa, ficou muito tempo sem cuidados,mas agora quero voltar a cultivá-la, vou seguir todos os pasos de vcs e com certeza vou conseguir, obrigada.

Deixe o seu comentário