Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça a bela e delicada Viuvinha, a famosa Flor-de-São-Miguel

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flores de flor de são miguel
A viuvinha é uma planta delicada usada na decoração de jardins

A viuvinha é uma planta trepadeira que tem como principais características flores em formato de estrela e coloração roxa. O formato delicado faz dela uma das melhores opções para os amantes de paisagismo, na hora de criar a decoração da casa ou do jardim. Conheça mais sobre essa plantinha especial.

Viuvinha: origem e características

A viuvinha tem como nome científico Petrea volubilis L, mas você pode encontrá-la por aí sendo chamada de Flor-de-São-Miguel, Petréia, capela-de-viúva ou touca-de-viúva.

Originária da faixa de cerrado do Brasil, essa trepadeira pode atingir até 6m de altura no auge de sua floração. A altura elevada da Flor-de-São-Miguel contrasta com a delicadeza das suas flores e ramos. Os ramos, por exemplo, são bem flexíveis e verdes e vão mudando para uma aparência marrom e lenhosa conforme a floração avança. 

Já as flores da trepadeira viuvinha chamam a atenção pela variação de formatos e cores. Por exemplo, a planta viuvinha roxa possui pétalas curtas e arredondadas. Já a variante azul, tem flores azuis e longas. O que é comum a ambas é o inconfundível perfume que exalam.

Uso da trepadeira viuvinha na decoração

A trepadeira viuvinha é uma espécie muito usada na decoração de ambientes abertos como lajes, varandas e jardins. Entretanto, é necessário oferecer suporte para o pleno desenvolvimento da Flor-de-São-Miguel com o uso de pérgolas, madeiras ou próximo a muros. 

Saiba como plantar viuvinha em casa

vaso com planta viuvinha
A viuvinha pode ser cultivada no vaso ou no jardim

A viuvinha é uma trepadeira de floração perene muito simples de plantar e cultivar em casa. O apaixonado por jardinagem precisará apenas de alguns cuidados básicos com rega, iluminação, poda e adubação. Confira!

Qual a melhor iluminação para a viuvinha?

Uma das vantagens do plantio da viuvinha em casa é a sua versatilidade, afinal de contas elas podem ser cultivadas tanto direto no jardim quanto em seu vaso para plantas predileto. A única observação é com a iluminação, pois ela precisa de exposição direta aos raios do sol para se desenvolver com saúde.

O substrato correto para a Flor-de-São-Miguel

O substrato ideal para o cultivo da Flor-de-São-Miguel deve ser rico em matéria orgânica e drenável. Ou seja, ele precisa ter a combinação de esterco bovino com areia, cascalho ou casca de pinus. Assim você oferece todos os nutrientes para ela e evita que o solo fique encharcado e se torne propício para o surgimento de fungos e bactérias.

 Adubação regular da planta

Para garantir o pleno desenvolvimento da sua planta trepadeira viuvinha, o indicado por especialistas em jardinagem é fazer a fertilização do solo duas vezes por ano. No início da primavera e no final do verão, coloque adubo orgânico próximo ao vaso para favorecer a absorção dos nutrientes pelas raízes da planta.

A viuvinha precisa de rega?

Sim! Apesar de ser uma planta de clima extremamente quente, a viuvinha precisa de um solo úmido para poder absorver os nutrientes. O ideal é regar a terra do jardim ou o substrato de uma a duas vezes por semana, sempre tomando cuidado para evitar que ele fique encharcado e favorece o apodrecimento das raízes.

Quando fazer a poda da Flor-de-São-Miguel

A Flor-de-São-Miguel é uma planta que precisa de poucos cuidados quando pensamos sobre a poda da planta. O ideal é fazer a remoção das folhas secas e queimadas a cada seis meses para evitar o desperdício de nutrientes, que poderiam ser absorvidos pelos ramos e flores saudáveis.

É possível criar muda da planta viuvinha?

A muda da planta viuvinha e sua propagação pode ser feita por sementes ou estáquias. Para quem desejar usar a flor para decorar outros ambientes da casa, o recomendado é fazer a propagação por sementes. Após serem colocadas na terra, elas demoram até 60 dias para germinarem e poderem ser transferidas para uma cova ou vaso definitivo. 

Agora que você já conhece tudo sobre a viuvinha, conte para gente: qual o lugar da sua casa que essa linda plantinha vai decorar?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário