Conheça a Árvore da felicidade, ótima para ter em casa

Compartilhar:


Árvore da Felicidade
A Árvore da Felicidade é mística e versátil.

Místicas, versáteis e lindas. Esses três sinônimos expõe com clareza as principais características da árvore-da-felicidade. Ela é um arbusto de pequeno porte, de origem oriental que bastante reconhecida graças a sua beleza e versatilidade. Conheça mais sobre a espécie e saiba qual é o ambiente ideal para ela na sua casa. 

Árvore da Felicidade: origem e características

Originária de países como Índia, Malásia e Polinésia, a árvore da felicidade é uma espécie de planta que pode atingir até cinco metros de altura, possui uma folhagem verde-escura e o caule razoavelmente grosso. Por isso, quando as mudas estão pequenas elas podem lembrar um bonsai. 

Essa planta tem duas versões, sendo macho, chamada de polyscias guilfoylei e a fêmea, polyscias fruticosa. A principal diferença entre os dois modelos são em relação a sua resistência e aparência. Já vamos te contar. 

Quis são os cuidados que elas precisam?

As árvores são plantas de meia sombra, ou seja, sem a exposição contínua da luz do sol e, para atingir o seu tamanho máximo, levam aproximadamente duas décadas. A planta macho resiste à luz do sol e, por isso, uma boa opção de cultivos externos, por exemplo, nos jardins. 

Essa é uma planta que não depende de grandes cuidados para o seu crescimento, somente os tradicionais, como: 

  • Regar três vezes na semana;
  • Colocar em vasos de profundidade média;
  • Em casos necessários, utilize fertilizantes específicos;

O que difere a árvore da felicidade macho e a fêmea?

Árvore da Felicidade
a Árvore da Felicidade é uma planta de meia sombra.

Alguns jardineiros defendem que uma não podem viver sem a outra. Ou seja, que é necessário ter as duas espécies em casa para que elas cresçam de maneira forte e saudável. Isso jamais foi comprovado e, por isso, pode ser mais um dos misticismos que a planta carrega. Em relação as diferenças de cada espécie, vamos lá:

  • Macho: além da maior resistência à constante exposição ao tempo, a árvore da felicidade macho se diferencia da fêmea, principalmente pelo seu arbusto mais lenhoso e suas folhas mais largas e corpulentas. A altura dessa espécie também é um ponto de destaque, podendo variar de três a cinco centímetros. 
  • Fêmea: a principal característica da árvore da felicidade fêmea, por sua vez, é o tamanho da sua folhagem. Quando comparada a árvore macho, por exemplo, é possível compreender a finura das folhagens, menores e mais delicadas. Já sobre a altura dessa planta, elas atingem, no máximo dois metros e meio e, por isso, são mais indicadas para o cultivo interno. 

Qual é o simbolismo dessa planta?

Tendo uma origem oriental, um dos continentes mais místicos que existem, é comum que essa planta carregue todo um simbolismo. Reza a lenda que a árvore da felicidade atrai, claro, felicidade e prosperidade para os lares onde elas estão instaladas, sem deixá-los jamais ir embora. No Japão, ela ainda é conhecida por trazer boa sorte aos locais e, por isso, elas são constantemente utilizadas em lojas e outros comércios. 

Para alguns esotéricos, no entanto, esse poder só funciona caso a planta seja recebida como presente por pessoas que gostam da gente. Por isso, que tal presentear quem você ama com uma? E, claro, torcer para receber uma também.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Antúrio: uma planta exótica e exuberante
Como fazer uma horta vertical em casa
Quais são os tipos de orquídeas?
Jardim dos sonhos: 5 dicas para florir

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Ana disse:

    Esta planta é indicada para quem tem gato em casa?

    • Cobasi disse:

      Ana, como vai? A árvore da felicidade é tóxica para gatos. Só deve ser mantida em casas com pets, quando colocada em locais ou cômodos em que eles não tenham acesso.

  2. Sandra Simões disse:

    Quero comprar as duas.
    Amo acho muito linda
    Rio de Janeiro

  3. Ana Paula disse:

    Adoro receber novidades

  4. Rosane filipim pertussatti disse:

    tenho essa planta muito linda e abençoada

Deixe o seu comentário