Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Árvore da felicidade: significado, como plantar e muito mais

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Árvore da Felicidade
A Árvore da Felicidade é mística e versátil.

Místicas, versáteis e lindas. Esses três sinônimos mostram com clareza as principais características da árvore-da-felicidade. Essa planta é um arbusto de pequeno porte, de origem oriental que é bastante reconhecida graças a sua beleza e versatilidade. Conheça mais sobre a espécie e saiba qual é o ambiente ideal para ela na sua casa.

ÁrvoredaFelicidade: origem e características

Originária de países como Índia, Malásia e Polinésia, a árvore da fortuna – como também é conhecida – é uma espécie de planta que pode atingir até cinco metros de altura, possui uma folhagem verde-escura e o caule razoavelmente grosso. Por isso, quando as mudas estão pequenas elas podem lembrar um bonsai.

Essa planta tem duas versões, sendo macho, chamada de polyscias guilfoylei e a fêmea, polyscias fruticosa. A principal diferença entre os dois tipos está em relação a sua resistência e aparência. Além disso, a espécie tem indicações para uso medicinal, como:

  • tônico;
  • anti-inflamatório;
  • depurativo;
  • antibacteriano;
  • antimicótico;
  • diurético;
  • febrífuga;
  • antidisentérica;
  • analgésica.

As propriedades medicinais da árvore-da-felicidade são utilizadas para casos de intoxicação, infecções, micoses, febre, disenteria, entre outros. Porém, antes de iniciar qualquer tratamento com a planta é indispensável validar o uso com um médico.

Qual a diferença entre a árvore-da-Felicidade macho e a fêmea?

Alguns jardineiros defendem que uma não pode viver sem a outra. Ou seja, é necessário ter as duas espécies em casa para que elas cresçam de maneira forte e saudável. Isso jamais foi comprovado e, por isso, pode ser mais um dos misticismos que a planta carrega. Em relação às diferenças da árvore da felicidade masculina e feminina, vamos lá:

Árvore-da-felicidade Macho

árvore da felicidade macho
Árvore-da-felicidade macho (polyscias guilfoylei)

Além da maior resistência à constante exposição ao tempo, a árvore-da-felicidade variegata – como também é conhecida – se diferencia da fêmea, principalmente pelo seu arbusto mais lenhoso e suas folhas mais largas e corpulentas. A altura dessa espécie também é um ponto de destaque, podendo variar de três a cinco metros.

Árvore-da-felicidade Fêmea

árvore da felicidade fêmea
Árvore-da-felicidade Fêmea (polyscias fruticosa)

A principal característica da planta da felicidade fêmea, por sua vez, é o tamanho da sua folhagem. Quando comparada a árvore macho, por exemplo, é possível compreender a finura das folhagens, menores e mais delicadas. Já sobre a altura dessa planta, elas atingem, no máximo, dois metros e meio e, por isso, são mais indicadas para o cultivo interno.

Qual é o significado da árvoredafelicidade?

Sendo de origem oriental, um dos continentes mais místicos que existem, é comum que essa planta carregue uma história e  todo um simbolismo. Então, você sabe qual é a lenda da árvoredafelicidade

Acredita-se que a planta atrai, claro, boas vibrações para os lares onde elas estão instaladas, sendo considerada uma planta mágica que promove realizações para as pessoas que passam por ela. No Japão, ela ainda é conhecida por trazer boa sorte ao ambiente e, por isso, elas são constantemente utilizadas em lojas e outros comércios.

Existe uma fábula que conta a história de dois irmãos, que tinham o sonho de encontrar uma árvore mágica. Ao acreditarem ter encontrado a árvore, eles desejam do fundo do coração, alegria e prosperidade para a família. Logo, toda a planta fica envolvida por uma luz.

Árvore da Felicidade
O próprio nome da planta já sugere, acredita-se que a Árvore-da-felicidade promove alegria e boas energias para os ambientes.

Um homem, que acompanhava as crianças, por sua vez, nada pediu. Questionado do porquê não querer aproveitar a oportunidades, ele disse: “Eu já sou muito feliz. Trouxe vocês até aqui para que fizessem esse pedido pela sua família. E a verdadeira felicidade está em ver o outro feliz!”.

Para alguns esotéricos, no entanto, o significado espiritual da árvore-da-felicidade só funciona caso a planta seja recebida como presente por pessoas que gostam da gente. Por isso, que tal presentear quem você ama com uma? E, claro, torcer para receber uma também.

Como plantar árvore-da-felicidade

Existem duas alternativas para plantar a árvore-da-felicidade: a primeira é a técnica da estaca, que é quando utiliza galhos podados de uma árvore saudável. Já a segunda é por meio de sementes. 

Veja o passo a passo de como plantar com galhos (técnica da estaca): 

  1. Faça um corte de 20cm em um galho da planta da felicidade;
  2. Adicione substrato no vaso;
  3. Posteriormente, coloque a estaca no substrato;

Simples, não é mesmo? Antes de detalharmos os cuidados com a planta, temos um dica importante: dê preferência para fazer as mudas entre a primavera e o verão, pois essas estações otimizam o desenvolvimento saudável das raízes da planta da felicidade.

Inclusive, antes de plantar é importante não ter dúvidas de onde colocar a árvore da felicidade, isso porque ela são plantas que crescem bastante. A fêmea, por exemplo, pode chegar a medir entre 1,5 e 2,5 m de altura. Enquanto o macho pode chegar até 5 metros. A poda pode ajudar, para que não atinja esses tamanhos. 

Quais são os cuidados que a planta precisa?

Os cuidados com a árvore da fortuna são simples, sem grandes demandas. Mas, como qualquer outra espécie, tem necessidades que precisam ser atendidas. Por isso, separamos algumas dicas indispensáveis de como cuidar da árvore da felicidade:  

Qual a luminosidade ideal?

A primeira coisa que você deve saber é se a árvore-da-felicidade gosta de sol ou sombra. Mas, não é indicado a exposição contínua da luz do sol. Para atingir o seu tamanho máximo, levam aproximadamente duas décadas. Se for plantar em ambientes externos, a planta macho é mais indicada, pois tem uma resistência maior à luz do sol.

Quantas vezes devo regar a árvore-da-felicidade?

O cronograma de rega da planta deve ser três vezes na semana. Mas, muita atenção para não encharcar a planta. A dica é verificar o solo antes e ver se realmente é necessário aplicar água. 

Um sinal que você está exagerando na rega é que a folhagem fica amarelada e pode ter queda das folhas. Isso, até responde uma dúvida comum, do porquê a árvore da felicidade murcha. 

Pode podar a árvore da felicidade?

Não só pode, como deve. Se você não quer uma árvore-da-felicidade grande crie um cronograma com podas frequentes, pode ser de forma mensal. Prefira realizar a poda durante o inverno, que é o período mais comum para as folhas ficarem manchadas. 

Como cuidar da árvore-da-felicidade em vaso?

Como são plantas que crescem consideravelmente, invista em vasos de profundidade média de ao menos 40cm de diâmetro, para não atrapalhar o seu desenvolvimento. 

Seja um vaso de plástico ou de barro, o mais importante é investir em uma  terra que seja rica em matéria orgânica, em alguns casos utilize fertilizantes específicos, essencial para o fortalecimento da planta e deixar o caule mais resistente.

árvore-da-felicidade em vaso

Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para jardinagem, então se tiver pensando em cultivar a planta da felicidade, só dar uma passadinha no site, aplicativo ou nas lojas físicas para comprar vasos, regadores, terra, fertilizantes e muito mais.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

13 Comentários

  1. Ana disse:

    Esta planta é indicada para quem tem gato em casa?

    • Cobasi disse:

      Ana, como vai? A árvore da felicidade é tóxica para gatos. Só deve ser mantida em casas com pets, quando colocada em locais ou cômodos em que eles não tenham acesso.

  2. Sandra Simões disse:

    Quero comprar as duas.
    Amo acho muito linda
    Rio de Janeiro

  3. Ana Paula disse:

    Adoro receber novidades

  4. Rosane filipim pertussatti disse:

    tenho essa planta muito linda e abençoada

  5. Erica Susana Lovato dos santos disse:

    Gostaria de saber como comprar a árvore da prosperidade..

  6. Maria Soares dos Santos disse:

    você tem a árvore da felicidade macho variegato?

  7. Maria José disse:

    Minha árvore já foi muito bonita de um tempo para cá ela parece estar definhando já tenho a 08 anos já não sei mais o que fazer.

    • Cobasi disse:

      Maria José, se sua árvore da felicidade não está indo bem, pode ser devido a vários fatores, como luz insuficiente, excesso ou falta de água, solo inadequado, entre outros. Mas, para ter certeza do que está acontecendo, um profissional precisa ver uma imagem ou a planta. Visite a Cobasi mais próxima para receber orientações.

  8. Maria José disse:

    Gostaria de saber como cuidar da árvore da felicidade a minha parece definhar.

    • Cobasi disse:

      Olá, Maria! tudo bem?

      Os cuidados com a árvore da fortuna são simples, sem grandes demandas. Mas, como qualquer outra espécie, tem necessidades que precisam ser atendidas como: luminosidade correta, rega três vezes na semana, podas frequentes, entre outros cuidados.

Deixe o seu comentário