Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor amor perfeito: como cultivar e dicas de cuidados

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor amor perfeito e livro

Você conhece a flor amor-perfeito? Essa flor ornamental está incluída no grupo de PANCS (plantas alimentícias não convencionais), e cada vez mais, chama a atenção de paisagistas e chefs de cozinha.

Com o cenário promissor e impulsionado pelas suas características e benefícios, muitos fãs de jardinagem e até de culinária estão buscando informações sobre a planta amor-perfeito. Continue a leitura e saiba como plantar, cuidados e tudo o que você precisa saber sobre essas mudas coloridas. 

Tudo o que você precisa saber sobre as características da flor amor- perfeito

De origem europeia, a flor amor-perfeito ou viola tricolor (Viola x wittrokiana) é um híbrido que pertence à família das violáceas, grupo do gênero Viola que conta com cerca de 500 espécies nas regiões temperadas e subtropicais de altitude.

Inclusive, seu nome em francês se chama “Penseé”, que significa “pensamento”. Cultivados por jardineiros europeus, a origem das plantas começou em 1800, na Inglaterra. Mas, especificamente em Iver, Buckinghamshire. A história credita ao jardineiro William Thompson, a combinações de cores e aumento do tamanho das flores, o que resultou na nova espécie Viola x Wittrockiana. 

Características da flor amor-perfeito

flor amor perfeito

Muito utilizada para decorações de ambientes, uma das características mais apaixonantes da planta amor-perfeito é a sua diversidade de tons. Como o gênero Viola tem espécies puras e híbridas, é possível visitar o arco-íris ao olhar a planta, pois é possível encontrar a flor nas tonalidades violeta, azul, lavanda, amarelo, laranja, rosa, vermelho, alguns bicolores e em degradê.

Além disso, o amor-perfeito, geralmente, apresenta uma formato pequeno que não ultrapassa os 30cm de altura (em média atingindo de 15 a 25cm de altura), produzindo flores que chegam a 6cm de diâmetro.

Ficha Técnica: flor Amor-Perfeito

Nomes populares: Amor-perfeito-de-jardim, Violeta-borboleta.
Nome científico: Viola x wittrockiana.
Família: Violaceae.
Categoria: Flores Anuais, Flores Perenes.
Luminosidade: Sol Pleno.
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado.
Origem: Ásia, Europa.
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15cm.

Tipos de flor amor-perfeito

Existem muitos tipos de flor amor-perfeito, porém as três mais comuns são:

Viola x wittrockiana

Viola x wittrockiana
Viola x wittrockiana

A mais utilizada  em projetos de paisagismo são as Viola x wittrockiana. Essa espécie é  cultivada em climas mais frios, com mudas que crescem cerca de 20,3cm de altura e têm flores com média de 5 a 7,6cm. Bastante indicada para ser plantada em vasos, elas podem ser de cor única ou estampadas.

Viola Odorata

Viola Odorata
Viola Odorata

Aquela que tem as menores flores é a Viola Odorata. Com folhas arredondadas e levemente serrilhadas, elas podem atingir  20-25cm de altura. As principais características desse tipo de planta são as hastes longas, perfumadas, nas cores violeta escuro e brancas.

Viola Tricolor

Viola Tricolor
Viola Tricolor

As flores da Viola Tricolor são pequenas e delicadas, uma base genética da planta amor-perfeitos, principalmente porque os híbridos vão reverter para tricolor à medida que as sementes caem e brotam como mudas voluntárias. 

Como plantar a flor amor-perfeito?

Uma ótima notícia para quem quer plantar a flor amor-perfeito: saiba que esta é uma planta de fácil cultivo e adaptação a jardins e vasos.

No Brasil, a melhor época para o cultivo do amor-perfeito é no outono, inverno e início de primavera nas regiões de clima ameno, quando a temperatura está entre 18 a 22 graus de dia e 16 a 18 à noite. Inclusive, vale destacar que é uma das plantas de jardim mais resistentes à geada.

O amor-perfeito é propagado por sementes, semeadas superficialmente no solo, sendo cobertas apenas com uma fina camada de terra peneirada ou substrato. Geralmente, a germinação acontece com um prazo de quatro semanas.

Se você vai plantar amor-perfeito em vasos, siga estes passos simples: 

  1. As sementes devem ser plantadas em solo fértil e úmido. Invista em um pH levemente ácido, entre 5,5 a 6, ou neutro.
  2. Adicione as sementes ao solo e cubra-as com uma camada fina de terra, o ideal é 2mm.
  3. Com pequenos potes de substrato estéril, encha até 0,6cm da borda superior. De duas a três sementes em cada célula ou vasos, polvilhe levemente com substrato umedecido.
  4. As violas preferem germinar em ambientes escuros, então cubra completamente as sementes. Mas, atenção: também é preciso colocar os potes em locais quentes (18 a 21ºC). Em cima da geladeira é uma boa dica.
  5. Assim que começarem a germinar, mova a planta para uma janela ensolarada ou próxima  as lâmpadas próprias para plantas.
  6. Com o surgimento das primeiras folhas, 6 ou 8 folhas verdadeiras, já é possível fazer o transplante. A época ideal é entre a primavera e o outono. Dê prioridade para as sementes mais fortes. Nesta fase, já é possível alimentar as mudas com fertilizantes, dê preferência solúvel em água.
  7. Seja plantada sozinha ou em grupo, o amor-perfeito se adapta e se desenvolve bem. Porém, o mais indicado é que exista um espaçamento de 15 a 30cm entre uma planta e outra.

Quais os cuidados com a flor amor-perfeito?

flor amor-perfeito
A flor amor-perfeito pode ser cultivada em vasos, mas com alguns cuidados específicos.

A flor amor-perfeito é considerada uma planta de fácil cultivo, porém para que ela cresça e se mantenha saudável alguns cuidados são necessários. Separamos dicas importantes para você saber tudo sobre como cuidar da flor amor-perfeito. Confira!

Luminosidade

O amor-perfeito prefere sol direto ou sombra parcial. Porém, um ponto interessante é que a planta gosta de alta luminosidade, mas não do calor que ela traz. Portanto, ao plantar no verão, é importante que elas tenham uma sombra durante as partes mais quentes do dia.

Temperatura

Por ter um clima mais ameno, essa é uma planta que adora o tempo frio do início da primavera. Como não é fã de temperaturas altas, a média ideal é entre 15 °C e 25 °C.

Solo

Tolera várias condições de solo, mas o ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e moderadamente ácido, com um pH entre 5,5 e 6. 

Poda

Observe as partes da planta que estão desbotadas e retire-as. A poda garante a sua longevidade. Então, basta arrancar as flores na base do caule para garantir o prolongamento do período de desenvolvimento.

Quantas vezes molhar amor-perfeito?

O cronograma de rega ideal para flor amor-perfeito é de maneira regular. Sendo assim, o solo precisa permanecer sempre úmido, mas sem exageros para não ficar encharcado. A planta é sensível à falta de água.

Qual o significado da flor amor-perfeito?

Se está pensando em presentear alguém com um ramo de amor-perfeito, saiba que a flor simboliza o amor eterno e romantismo. Algumas pessoas acreditam que sua combinação de cores é uma referência direta à Santíssima Trindade.

Benefícios medicinais da flor amor-perfeito

amor-perfeito em vaso

As flores, folhas e caule do amor-perfeito apresentam um efeito benéfico por ser uma planta com propriedades medicinais: anti-inflamatória, antioxidante, antisseborreica, calmante, bactericida, entre outros.

Inclusive, a planta também é indicada para o tratamento de doenças de pele, principalmente na liberação de pus e crosta láctea, por conta da sua composição que é enriquecida com flavonóides, mucilagens e taninos.

Como a sua utilização é restrita para pessoas com alergia aos componentes da planta, converse com o seu médico para validar o uso. 

Flor amor-perfeito na culinária

A flor amor-perfeito é comestível e está ganhando cada vez mais espaço na culinária e no mercado brasileiro por serem consideradas como alimentos funcionais de alto potencial antioxidativo.

Então, além de ser muito utilizado no paisagismo e jardinagem devido a exuberante combinação de cores em suas flores, o seu cultivo também está impulsionado por ela ser uma PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).Viu como o amor-perfeito é uma flor versátil e fácil de cuidar? Agora é só seguir as nossas dicas para ter uma espécie bonita e colorida na decoração da sua casa ou jardim, ou até mesmo para fazer um prato gourmet.

Lembre-se que para cuidar desta plantinha é fundamental utilizar equipamentos adequados de jardinagem, esse é o melhor jeito dela se manter viva e saudável por muito tempo. Até a próxima!







Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Maria Helena disse:

    Muito boas explicações.

Deixe o seu comentário