Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de hortênsias: Saiba o passo a passo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

É difícil encontrar uma planta mais elegante e bonita que a hortênsia, não é mesmo? Pois é, é pouco comum localizar dentre as mais diversas espécies uma que apresente a cor azul como essa. Outro ponto de destaque é que ela é uma planta de rápido e fácil cultivo e por isso muito utilizada para produção comercial. Mas a questão é: como cuidar de hortênsias de forma correta?

De modo geral, é possível falar que a hortênsia se destaca por se adaptar a diversos tipos de solos. Por este motivo é considerada uma planta rústica e muito utilizada como peça ornamental. Um ponto de destaque são seus cachos.

Mas não que, porque esta planta se adapta fácil a mudanças que não precisam de cuidados. A hortênsia como cuidar necessita de água e uma temperatura adequada. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para que você aprenda a como cuidar da planta hortênsia hortênsia em casa sem grandes problemas. Vamos nessa?

Como realizar a plantação de uma hortênsia?

Normalmente, as hortênsias são plantadas em vasos, canteiros ou jardins, para enfeitar entradas de casas. Neste caso, você pode utilizar uma estaca dessa planta ou muda. No momento da plantação, em caso de plantar no solo, certifique-se de ter cavado um buraco fundo o suficiente para conter as muitas raízes da hortênsia.

Para que ela cresça saudável, o local do plantio precisa ser sombreado e espaçoso. Só assim ela irá se desenvolver de forma abundante e apreciar lugares frios e úmidos. Pois é, este tipo de planta prefere temperaturas mais frias, por isso são encontradas em abundância no sul do país.

Como cuidar de hortênsias não é difícil. Ela costuma  florescer entre a primavera e o verão, por isso, é recomendável aumentar a rega nesses períodos, duas vezes por dia, no início da manhã e ao entardecer.

Agora, se sua ideia é plantá-la em vaso, certifique-se por um bem grande, pois, esta planta se desenvolve como uma grande moita e precisa de espaço para crescer saudável.

Como cuidar de hortênsias?

Não tem como negar que as hortênsias preferem se desenvolver em regiões com o clima mais ameno. Por este motivo, se as temperaturas estão elevadas ou o clima seco, elas não irão se desenvolver como deveriam. É claro que, com a evolução tecnológica e científica, hoje já existem plantas do tipo modificadas geneticamente para crescer de forma saudável em regiões tropicais.

Vale destacar que, apesar de gostar de lugares frios, a hortênsia pode ser mantida em estufas com irrigação para que cresça saudável. É uma das maneiras encontradas para que ela fique sempre em seu estado pleno.

Mas não se esqueça! Essas estufas costumam ser quentes, por isso, prestar atenção na rega da planta é importante. Elas precisarão ser mais frequentes do que o tradicional para favorecer as condições climáticas ideais para o bom desenvolvimento das plantas.

A luz solar diretamente na hortênsia é fundamental para seu desenvolvimento. Não esqueça que como cuidar de hortênsias é uma tarefa simples mas requer trabalho! Pela manhã, coloque suas plantas no sol e, pela tarde, mova-a para a sombra parcial.

Em relação a poda, elas só devem ser realizadas quando necessário. As plantas que são novas e jovens não necessitam desse processo. Se por algum motivo você fizer, ela poderá não desenvolver corretamente.

Gostou da leitura? Que tal verificar outros artigos escritos pelo Blog da Cobasi?

Plantas para jardim vertical: conheça as melhores espécies de plantas

Plantas para aquário: conheça as 5 melhores espécies e saiba como cuidá-las

10 espécies de plantas pendentes para criar um ambiente cheio de beleza

Como plantar cheiro verde: guia de jardinagem

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Sara bahr disse:

    Amei aprendi muito obrigada!!!

  2. Luiz Prata disse:

    Muito bom artigo! Faltou falar da adubação e das cores diferentes da hortênsias!

Deixe o seu comentário