Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plantas para jardim vertical: conheça as melhores espécies de plantas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
plantas para jardim vertical

Está procurando uma forma de incluir um jardim moderno em seu lar? O jardim vertical pode ser uma boa solução para quem deseja colocar um pouco mais de verde na sua residência, seja casa ou apartamento. Para isso, é importante selecionar bem as plantas para jardim vertical na busca de garantir que se ajuste ao ambiente escolhido. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura! 

Como funciona o jardim vertical?

Com a ajuda de uma estrutura, que pode ser em madeira ou bambu, o jardim vertical é montado com vasos e jardineiras variados, de acordo com o estilo que preferir. Você pode escolher qualquer vaso ou recipiente, basta se atentar ao tipo de muda a ser plantada.

Como benefício, os jardins verticais contribuem para melhorar o ar do ambiente, diminuir a emissão de poluentes e chamam a atenção de pássaros, abelhas e demais espécies, ajudando com o microclima e a polinização do meio ambiente.

Agora vamos conhecer quais as espécies de plantas para jardim vertical. 

​Quais são as plantas para jardim vertical?

Como dito, é fundamental entender quais plantas podem ser plantadas em determinados vasos, para que possam ter um crescimento saudável. Por conta do espaço, devem ser espécies que tenham raízes curtas e de pequeno porte. Listamos aqui algumas opções de plantas para jardim vertical para te ajudar nessa escolha:

  1. Jibóia: figurinha carimbada em jardins verticais, a jibóia se adapta a variados tipos de luzes e possui fácil manutenção.
  2. Lambari roxo: suas folhas decorativas trazem vida e cor à parede verde e seria uma ótima para locais de sombra ou meia-sombra.
  3. Liríope: é uma planta muito resistente e pode ser utilizada para forrar canteiros internos. Tem preferência pelo sol, mas também se adapta à meia-sombra.
  4. Samambaia: a famosa samambaia é uma das plantas mais buscadas quando se fala de jardim vertical. Trazem um efeito volumoso, cheio de verde para o ambiente e não pode abrigar o sol diretamente, prefira um local com sombra e luz indireta. 
  5. Barba-de-serpente: é uma das plantas mais versáteis do jardim vertical e vive bem com luz direta ou indireta, sendo bem resistente no inverno.
  6. Colar de pérolas: os pendentes dessa planta remetem a pequenas pérolas verdes, por isso o nome. De fácil cultivo, é uma espécie que se adapta a temperaturas amenas, mas prefere um local que tenha calor e com muito sol. 
  7. Véu-de-noiva: se estiver procurando uma planta com efeito pendente, encontrou. Com folhas finas e delicadas, essa espécie se adapta bem em ambientes internos e dá um lindo efeito no jardim.
  8. Dinheiro em penca: essa planta recebe tal nome devido ao seu formato arredondado, que remete a uma moeda. Não precisa de muito espaço, já que pode ser cultivada em vasos, ela carrega o simbolismo de trazer prosperidade para o ambiente que está presente. 

São várias opções de plantas para o seu jardim vertical, basta escolher aquela espécie que entende ser a mais apropriada ao ambiente que deseja. 

plantas para jardim vertical

​Plantas artificiais para jardim vertical

Além das plantas naturais, o jardim também pode ser formado por espécies artificiais, estruturadas sobre um painel fixo na parede. Sua composição, além de linda, traz um toque orgânico aos ambientes internos, que muitas vezes não possuem presença de luz e ventilação. 

É uma ótima opção para trazer mais vida e cor ao espaço, sem ter que se preocupar com a durabilidade e manutenção das plantas. Saiba alguns dos benefícios:

  • Não necessita de iluminação; 
  • Não precisa de irrigação;
  • Evita qualquer manutenção;
  • Não atrai pragas;
  • Pode ficar em locais com ar-condicionado;
  • Ajuda a embelezar ambientes internos e externos;
  • É resistente à mudanças de temperatura.

Agora que você já conhece mais sobre as plantas para jardim vertical, chegou a hora de montar no seu ambiente. Conheça mais dicas sobre jardinagem em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário