Como fazer um jardim?

4 de março de 2021

Jardinagem
aprenda como fazer um jardim

As pessoas procuram fazer um jardim em casa para trazer aconchego e um pedacinho da natureza para o dia a dia. Entretanto, antes de dar os primeiros passos na jardinagem, que é um hobby pra lá de relaxante, é bom saber por onde começar.

Hoje vamos falar sobre maneiras de criar um jardim simples porém criativo, além de ideias para aproveitar um cantinho até mesmo em apartamentos pequenos.

Como fazer um jardim do zero?

Antes de mais nada, há algumas regras básicas para quem está começando na jardinagem ou vai fazer um jardim novinho em folha.

Para começar a planejar seu cantinho florido e cheio de vida, a dica inicial é saber onde ele será cultivado. Os apartamentos com varandas ou ambientes iluminados são perfeitos para jardins menores.

Agora vamos falar sobre o solo, parte fundamental para plantas e flores. Se for aproveitar um local do quintal, garanta que a terra está nutrida misturando um adubo na superfície. Para vasos, você pode comprar a terra adubada.

Itens de jardinagem que você vai precisar

E a terceira dica é ter um kit de jardinagem com os itens básicos para mexer na terra, regar as plantas e administrar fertilizantes quando necessário. Veja a seguir o que você precisa ter em casa, pois são acessórios que vão facilitar o dia a dia:

  • Pá de jardinagem;
  • Tesoura de poda;
  • Regador;
  • Garfo de jardinagem.

É com esses itens que você fará a manutenção do seu espaço. Cultivar um jardim envolve momentos prazerosos mas também cuidados com as plantas, que necessitam de atenção e zelo.

Como escolher as plantas e flores para fazer um jardim

mulher mostra como fazer um jardim

Aprender mais sobre as espécies e suas principais características é pura diversão, mas não escolha as plantas pensando apenas na estética. Lembre-se do espaço que ela vai crescer. Isso porque existem flores e folhagens que não gostam de muito sol, outras que adoram luminosidade e por aí vai.

Então, se você está procurando plantas para um jardim no quintal, aposte em espécies que gostam de sol, como as palmeiras, dracenas, suculentas, espada-de-são-Jorge, crista de galo, gerânios e o famoso girassol.

Vai fazer um jardim vertical dentro de casa? Bom, comece pelas plantas que se dão bem com meia-sombra, entre elas, samambaia, cróton, zamioculca, peperômia, costela-de-adão, antúrio e orquídeas de luz indireta.

Outra ideia é fazer uma horta vertical, assim você terá sempre temperos à sua disposição na hora de dar sabor para a sua comida. Na varanda, é possível colocar um suporte para vasos na parede e cultivar espécies como manjericão, orégano, salsinha e coentro em vasos pequenos.

Cuidados para fazer um jardim estar sempre bonito

E por último, mas não menos importante, são os cuidados com as suas plantinhas. Depois de fazer um jardim, não se esqueça das flores, caso contrário, vão acabar morrendo. Como falamos, é essencial ler sobre as espécies, só assim você saberá como cuidar dela e o quanto de água ela precisa, por exemplo.

Para quem está começando a cuidar de plantas, comece por aquelas que não são tão frágeis. Dessa forma você vai aprendendo e evoluindo nos cultivos. Independente de por onde começar, temos certeza que ter plantinhas e flores em casa deixarão seus dias mais felizes.

No nosso blog tem mais conteúdo pra você! Vem ler outras dicas sobre jardinagem: