Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Jardim com pedras e plantas: como fazer o seu próprio

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
jardim com pedras e plantas

Quando pensamos em um jardim com pedras e plantas, não é difícil imaginar um cenário que poderia ser encontrado espontaneamente na natureza. A criação de um cantinho verde como esse na sua casa ou apartamento é possível, e pode ser mais simples do que você imagina.

Nesse artigo, vamos falar de alguns elementos que você pode utilizar para criar um jardim na sua casa, seja no ambiente interno ou externo, diretamente no solo ou em vasos. Vem com a gente!

Jardim com pedras e plantas: por onde começar?

Primeiramente, avalie a área que você tem disponível para a criação do jardim com pedras e plantas. Sendo assim, preste bastante atenção na incidência de sol direto e indireto, na quantidade de sombra e se as correntes de vento são frequentes. Com essas informações em mãos, você pode começar a pesquisar sobre as espécies de plantas que mais se adaptam a esse cenário que você tem em casa e decidir quais são as suas favoritas.

Por exemplo, se o seu cantinho verde fica no exterior e pega bastante sol direto todos os dias, que tal investir em um belo vaso com uma muda de rosa do deserto, forrado com pedras brancas de rio? Se preferir, você pode fazer o plantio diretamente no chão e criar um pequeno canteiro, também utilizando as pedras. O resultado vai ficar incrível!

Agora se o seu jardim com pedras e plantas vai ficar no interior da sua casa ou apartamento, faça o mesmo exercício: quantas horas diárias de sol esse espaço recebe? Poucas ou nenhuma? Então, é uma boa ideia investir em lírios da paz, e dar acabamento ao vaso com pedrinhas do tipo brita, não lapidadas. Lembre-se: a beleza está nos detalhes!

Cuidados no planejamento de um jardim

Você pode variar bastante tanto nas espécies de plantas escolhidas quanto nos tipos de pedra que deseja utilizar. A dica que sempre damos aqui é pensar no conjunto, no jardim com pedras e plantas como um todo, para garantir que o resultado seja harmônico e que os elementos escolhidos não “briguem” entre si – pelo contrário, que eles se completem.

Os cuidados com um jardim com pedras e plantas devem ser os mesmos dedicados a qualquer outro cantinho verde na sua casa. Por isso, faça a manutenção com ferramentas apropriadas, que vão garantir segurança e preservação das folhas e raízes das plantas, que podem ser bastante delicadas.

Além disso, as regas e podas devem seguir as necessidades de cada espécie de planta. Não se esqueça de levar em consideração o papel das pedras que você colocar sobre o solo. Algumas podem colaborar para a retenção da água, fazendo com que a evaporação seja mais lenta. Sendo assim, fique atento para não exagerar e acabar afogando suas plantas, que vão ter suas raízes apodrecidas devido ao excesso de água.

Dicas de elementos para jardim com pedras e plantas

Confira alguns tipos de plantas que combinam bastante com vários tipos de pedras e que podem ficar lindas no seu jardim:

  • Rosa do deserto;
  • Palmeiras de todos os tipos;
  • Suculentas;
  • Arbustos;
  • Moreia;
  • Espada de São Jorge.

Veja também alguns tipos de pedras recomendadas para uso em jardins:

  • Pedras de rio;
  • Dolomita;
  • Brita branca e vermelha;
  • Argila expandida;
  • Mármore ou granito;
  • Cascalho.

Como falamos anteriormente, coloque sua criatividade para funcionar, pesquise bastante e mãos a obra! Temos certeza de que seu jardim com pedras e plantas vai ficar incrível.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário