Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plantas para aquário: espécies e saiba como cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Plantas para aquário

O aquarismo é um hobby que vem crescendo bastante e se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. Poucas pessoas sabem, mas, além da criação de peixes, os aquaristas também precisam ter atenção com as plantas para aquário

A seguir, listamos as principais opções de plantas ideais para aquários. Então, prepare-se para anotar algumas dicas, saiba que cultivá-las é um hobby divertido e que é muito benéfico para os seus peixes. Confira!

Pode colocar plantas no aquário?

Entre os diferentes tipos de enriquecimento ambiental para peixes, está o cultivo de plantas aquáticas.  

Seja pensando apenas no lado decorativo ou para aqueles que já conhecem os benefícios, montar um aquário com plantas é bastante recomendável. 

Ao montar um aquário pela primeira vez, seja para um aquário de água doce ou salgada, muitos aquaristas se perguntam: “o que posso colocar dentro de um aquário?”

Apesar de ser uma tarefa que requer cuidados específicos, cultivar plantas aquáticas é essencial para a vida desse ecossistema. 

Um aquário com plantas é uma troca de matéria e energia, sendo uma extensão do habitat natural dos peixes. 

Além de impactar diretamente na qualidade da água, as plantas de aquário servem como abrigo e delimitadores de território quando há mais de um peixinho vivendo junto.

Mas, para obter esses benefícios é importante conhecer quais plantas pode colocar no aquário. Vamos conhecê-las? Venha com a gente!

5 tipos de plantas para aquário

Selecionamos, abaixo, algumas espécies de plantas aquáticas mais populares e que podem ser cultivadas tanto por tutores de peixes de primeira viagem quanto por aquapaisagistas experientes. Confira!

Anúbia Anã

plantas aquário Anúbia Anã
Anúbia Anã (Anubias barteri var. nana)

Ideal para os iniciantes em aquapaisagismo, a Anúbia Anã tem um tamanho pequeno e requer poucos cuidados específicos.

É uma planta do tipo rizoma e alcança entre 5 a 10 centímetros de altura, sendo indicada para aquários de água doce de qualquer tamanho. Além disso, os peixes dificilmente ingerem a Anúbia Anã, utilizando-a mais para esconderijos.

Musgo de Java

aquario plantado Musgo de Java
Musgo de Java (Vesicularia dubyana)

Também uma das plantas de água doce mais populares, o Musgo de Java alcança, no máximo, 8 centímetros de altura, sendo conhecido como uma espécie rasteira.

A espécie se adapta facilmente em qualquer aquário e pode ajudar na reprodução dos peixes, sendo um local de desova e de abrigo para os filhotes.

Amazonense

plantas para aquário Amazonense
Amazonense (Echinodorus grisebachii)

Essa planta é indicada para aquários maiores, pois pode atingir de 20 a 50 centímetros de altura, além de ter folhagens finas e exuberantes.

Apesar disso, a Amazonense é prática no que diz respeito aos cuidados básicos, exigindo apenas podas periódicas para manter a planta completamente submersa.

Espada de Corrente Pigmeu

Espada de Corrente Pigmeu
Espada de Corrente Pigmeu (Echinodorus Tenellus)

Apreciada por muitos aquapaisagistas devido à bela aparência e grande versatilidade, essa planta não exige muita manutenção e não cresce muito no quesito altura.

Apresenta um aspecto de folhagem espessa e, dependendo da iluminação recebida, pode desenvolver dois tons de cores (verde e vermelho brilhante).

Gramínea

Gramínea carpete de aquário
Gramínea ou Carpete de aquário (Hemianthus callitrichoides)

Conhecida como “carpete de aquário”, as suas folhas podem ter diferentes tonalidades de verde, sendo ideal para quem deseja um ambiente aquático bem ornamentado.

O único cuidado mais necessário é a limpeza regular dos restos alimentares dos peixes que podem se acumular sobre a gramínea.

Como colocar e manter as plantas para aquário?

Cuidar de plantas em aquário é uma tarefa das mais simples para quem já possui certa experiência e um pouco mais complexa para iniciantes. 

Porém, o simples fato de entender os princípios básicos dos cuidados e as espécies, já é importante para o desenvolvimento de todo o ecossistema. 

Por exemplo, as plantas aquáticas demandam alguns cuidados, como: luz adequada, água de boa qualidade, manutenção e nutrientes. A seguir, vamos detalhar cada uma das principais etapas:

Plantas aquáticas precisam de luz

Para cultivar as plantas em aquário, saiba que elas precisam receber diariamente luz para se manterem vivas.

A iluminação é essencial para que as espécies possam passar pelo processo de fotossíntese, que fornece a energia e nutrientes que precisam. 

É preciso tratar as plantas antes de colocar no aquário

As plantas precisam passar por um tipo de quarentena, antes de serem adicionadas ao aquários.

Isso porque elas podem introduzir bactérias e doenças ao ambiente dos peixes. Portanto, esse cuidado é uma forma de combater os possíveis parasitas.

aquarismo plantado
O aquário plantado é uma forma simples de combinar jardiangem e aquarismo em casa.

O tratamento das plantas pode ser realizado usando permanganato de potássio, água com sal, medicamentos ou apenas água da torneira. Cada modo apresenta particularidades e níveis de eficácia diferentes.

Geralmente, um método comum é enxaguar bem com água doce e esperar uma semana de quarentena, antes de colocá-las no aquário. 

Adicione um substrato próprio para plantas no aquário

A fixação da maioria das plantas aquáticas depende da presença do substrato para aquário. Ele será a base para as plantas fixarem suas raízes e pode ser de dois tipos: férteis (que fornecem nutrientes) ou inertes (que servem apenas como apoio).

Os substratos férteis geralmente são compostos de húmus de minhoca e outros elementos especiais, dependendo das necessidades de cada planta. Já os substratos inertes podem conter cascalho e basalto negro.

Cuidados básicos com plantas de aquário também são importantes

Atente-se às variações como a temperatura ideal do aquário, o nível do pH e presença de CO2 na água, assim como a compatibilidade entre as plantas e os peixes presentes no local, e se eles podem comê-las ou destruí-las.

Para montar um aquário e realizar a sua manutenção, você vai precisar de algumas soluções próprias para o aquarismo, como:

  • Aquário;
  • Substrato;
  • Acessórios como pinças e tesouras para plantar e realizar a manutenção das plantas;
  • Fonte de luz;
  • Medidor de pH;
  • entre outros. 

A boa notícia é que esses e outros produtos para peixes você encontra na Cobasi. Aproveite nossas promoções para comprar tudo o que é essencial para montar o seu aquário. 

Plantas para aquário: cuidados com cada espécie

Além de indicar quais plantas podem ser cultivadas no aquário, separamos algumas dicas de cuidados essenciais para cada uma delas. 

Como os cuidados variam de acordo com cada espécie de planta para aquário, fizemos um resumo dos principais aspectos necessários para fixar e manter as plantas aquáticas que citamos neste artigo.

Anúbia Anã

Com temperatura ideal entre 20º a 30º graus Celsius, deve ser plantada acima do substrato, de forma a não deixar as raízes muito profundas.

Musgo de Java

Não necessita de substrato, porém, deve ser amarrado às rochas ou tronco até que eles se enraízam completamente. Sua temperatura ideal fica entre 18º a 28º graus Celsius.

Amazonense

Precisam ser plantadas em substrato simples e receber luminosidade moderada. A temperatura ideal varia entre 20º a 30º graus Celsius.

Espada de Corrente Pigmeu

Sobrevive a variadas temperaturas e condições de iluminação, além de se espalhar de forma automática sobre o substrato.

Gramínea

Requer grande disponibilidade de luz para o seu desenvolvimento e um substrato fino e fértil. Sua temperatura ideal fica entre 15º a 24º graus Celsius.

Qual planta natural posso colocar no aquário do betta?

Visando o bem-estar e a compatibilidade, a preferência de bettas – machos e fêmeas – entre diferentes tipos de enriquecimentos com plantas aquáticas são da espécie Elodeas. 

Trata-se de uma espécie que é bastante utilizada para decorar aquários. Mas, muito além disso, também desempenham funções importantes, como ser uma fonte de oxigênio para as espécies aquáticas, como também um abrigo para os peixes.

peixes e plantas

Gostou de saber sobre as melhores plantas para aquário e os cuidados necessários para mantê-las no ambiente? Lembre-se de conhecer a espécie escolhida, compatibilidade com os peixes e cuidados essenciais.

Se precisar de mais informações, deixe um comentário. Ou caso, esteja precisando de produtos para peixes, visite o setor de aquarismo da Cobasi e encontre tudo o que você precisa. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Regina Rodrigues de Camargo disse:

    Tenho um aquário e estou buscando ,mas conhecimento de como cuidar dos peixinhos, amei a Cobasi top .

Deixe o seu comentário