Urban Jungle: como fazer uma selva urbana na sua casa

4 de março de 2021

Jardinagem, Sem categoria
uma urban jungle em casa

Uma casa com plantas traz calma e tranquilidade para o dia a dia. Por isso, o estilo Urban Jungle, que traduzido significa “selva urbana”, se popularizou e passou de tendência de decoração para um símbolo de vida tranquila e perfeito para casas e principalmente apartamentos.

Conheça mais sobre este estilo verde e alegre que conquistou a atenção dos fãs da natureza dentro de casa.

Urban jungle: como usar este estilo de decoração

A tendência Urban Jungle veio para ficar, isso porque o estilo traz para as casas o verde das plantas. Esta decoração consiste em decorar os ambientes com vasos e diversas espécies de folhagens e flores.

E mais, o contato com a natureza não é bonito somente visualmente. Um verdinho nos cômodos estimula a saúde mental, diminuindo o estresse, e até a qualidade do ar melhora.

Quer saber por onde começar na hora de fazer um ambiente com plantas em casa? Dicas é o que não faltam, e o primeiro passo é entender melhor as opções de folhagens para uma selva urbana bonita e fácil de cuidar.

Plantas para ter uma Urban Jungle em casa

A iluminação e a ventilação são fatores importantes na hora de escolher os tipos de plantas para sua Urban Jungle. Quer uma recomendação? Invista nas espécies que gostam de sombra e que se dão bem com sol indireto.

Há inúmeras plantas para um jardim vertical ou um simples cantinho verde em casa, estas abaixo são indicadas para ambientes internos e com pouca luz:

  • Cactos e suculentas;
  • Peperômia;
  • Costela-de-Adão;
  • Jiboia;
  • Palmeiras;
  • Samambaia;
  • Maranta;
  • Espada-de-São-Jorge. 

5 dicas para criar sua Urban Jungle

Os iniciantes na arte de cuidar de plantas precisam saber o básico sobre jardinagem. Afinal, escolhas como o tipo de vaso e o número de vezes que você precisa regar uma planta fazem a diferença.

Por isso, veja a seguir algumas dicas de Urban Jungle que vão facilitar sua vida. E mais, descubra como garantir a saúde das plantinhas da sua casa.

As características das plantas são importantes

espécies de plantas diferentes para uma urban jungle

Existem espécies que precisam de cuidados específicos. Já outras resistem por mais tempo se você esquecer de regar, são elas: Costela-de-Adão, Yuca, Palmeira Leque, Clorofito, Hera, Jiboia, Cactos.

De qualquer forma, a dica é criar um quadro e deixar visível em casa os dias que você precisa regar as plantinhas e quando colocar adubos e fertilizantes nelas.

Os tipos de vasos para sua casa

Até na jardinagem existem “regras básicas” para quem está começando, mas a primeira de todas é comprar vasos com furos no fundo. São eles que garantem o escoamento da água após uma rega.

E opções não faltam, já que na Cobasi você encontra vários tipos de vasos de plástico, comuns e diferentes, até vasos de cimento e outros materiais. Contudo, você pode comprar um simples e investir em cachepôs!

Plantas diferentes para espaços com animais

Um bichinho de estimação não pode conviver com determinadas espécies de plantas que são tóxicas para animais. Os pets são curiosos e por isso a chance deles comerem uma folha é gigante e o risco de saúde ainda maior.

Portanto, caso você tenha um cachorro ou gato em casa, leia sobre plantas pet friendly!

As flores são mais difíceis de cuidar

No geral, folhagens precisam de menos atenção e são bonitas por si só. Além das flores necessitarem de mais atenção, é comum elas só aparecerem em determinadas épocas e se estiverem sendo bem cuidadas.

A lista de folhagens para uma Urban Jungle é imensa e vai deixar qualquer cômodo cheio de vida.

Escolha plantas fáceis de cuidar

Talvez a parte mais divertida de criar uma Urban Jungle seja decidir quais plantas vão deixar a sua casa aconchegante e descobrir as espécies que têm tudo a ver com você.

Entre as plantas fáceis de cuidar mais cobiçadas pelos apaixonados por natureza estão a Costela-de-Adão, Antúrio, Cactos e Suculentas, Cróton, Peperômia, Hera e por último, a famosa Jiboia.

A jardinagem é um hobby delicioso e quem tem plantas em casa sabe como é gostoso ler um livro ou descansar entre elas. Por fim, o tempo é seu amigo, então cuide sem pressa e aproveite cada momento. Assim, você vai criar uma Urban Jungle incrível para o seu lar.

Agora temos mais conteúdo para você! Veja outros posts sobre jardinagem no blog da Cobasi: