Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual a importância das minhocas para o solo?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
qual a importância das minhocas para o solo

As minhocas são pequenos animais invertebrados que tem um papel fundamental no crescimento de mudas, por isso, são consideradas como “arados naturais”. Sua forma de se locomover e a sua alimentação oferece diferentes benefícios para o desenvolvimento das plantas e do solo. Entre os diferentes benefícios, por exemplo, está a produção de húmus. Sabe o que é isso? Vamos te explicar!

Qual a importância das minhocas para o solo

É comum que quem tenha um jardim ou cuide de plantas internas já tenha encontrado minhocas na terra. Elas são animais invertebrados de corpo alongado e cilíndrico composto por vários anéis na sua extensão. Muito além da pesca, esses animais também tem outros benefícios quando pensamos na atividade rural. Para o solo, ela possui grande importância por diferentes fatores. Conheça os principais: 

  • As minhocas cavam grandes túneis na terra, com isso, elas colaboraram trazendo para a superfície as mais profundas camadas do solo. Isso contribui diretamente com a renovação dos nutrientes do solo superficial, o que colabora com o crescimento das plantas;
  • Com a movimentação das minhocas na terra, os túneis são criados e favorecem a ventilação das raízes e ainda a penetração da água nas plantas; 
  • Elas são detritívoras e, por isso, se alimentam dos restos orgânicos de animais e vegetais presentes na terra. Com a decomposição desses materiais nas suas fezes, esses resíduos transformam-se em húmus;

O que é o húmus e quais são suas vantagens para o solo?

O húmus é, portanto uma matéria química criada a partir da decomposição de animais e vegetais. Para as plantas esse material oferece diferentes nutrientes, que regulam os micro-organismos e contribui com a preservação do solo fértil. Além disso, o húmus é ainda fonte de matérias como:

  • Carbono;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Nitrogênio;
  • Manganês;
  • Ferro.

E entre outras substâncias tidas como essenciais para o desenvolvimento saudável dos vegetais. Com esse adubo orgânico, por exemplo, é difícil que substâncias tóxicas sejam penetradas no solo das plantas. 

Como atrair minhocas para os canteiros?

minhocas

Com as diferentes vantagens apresentadas pela presença das minhocas nos canteiros, é de se imaginar que você esteja em busca de atrair ainda mais dessas cúmplices para o seu jardim, certo?

Uma das dicas mais assertivas é atrair minhocas é criando uma espécie de armadilhas em canteiros onde elas já estão presentes. Para isso, estenda sacos de aniagem com esterco úmido e curtido nos canteiros. Isso vai fazer com que elas venham para a superfície e você consiga transferi-las de local. A boa notícia é que as minhocas se reproduzem com muita facilidade, estima-se que durante toda a sua vida de aproximadamente 16 anos, uma minhoca ponha cerca de 15 milhões de ovos. 

Vale considerar que os solos onde esses insetos são encontrados em grandes quantidades são vistos como solos férteis e, portanto, bons para a plantação. Por isso, ao escolher um lugar para plantar mudas, verifique anteriormente se esse é um terreno com grande quantidade de minhocas. Assim, você garante que sua planta poderá contar com todos os benefícios oferecidos por esses invertebrados.

Gostou de aprender qual a importância das minhocas para o solo? Leia mais sobre em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário