Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar cebola em etapas simples e rápidas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar cebola em etapas simples e rápidas

Como plantar cebola é uma das suas maiores curiosidades no campo da jardinagem? Então, vem com a gente nesse artigo descobrir como iniciar o cultivo de maneira simples, rápida e muito prática!

Para começar, vamos esclarecer que você pode plantar cebola por meio de sementes ou pequenos bulbos. As duas maneiras são bastante fáceis e você não precisa de muito espaço, apenas de algumas ferramentas de jardinagem, uma terra de boa qualidade, luz e água.

Vamos começar? Fique com a gente até o final do artigo para descobrir tudo sobre o assunto!

Como plantar cebola: passo a passo

Como plantar cebola: passo a passo

A primeira decisão a tomar é que tipo de cebola você quer cultivar. Como plantar cebola roxa e cebola amarela é basicamente a mesma coisa, você já pode partir para a escolha entre plantar com sementes ou com pequenos bulbos.

Se for utilizar sementes, escolha as de ótima qualidade, para aumentar consideravelmente as chances de sucesso do seu cultivo.

Você pode plantar diretamente no solo em alguma parte do jardim da sua casa, ou também escolher um vaso adequado para isso. Dê preferência àqueles mais compridinhos, que costumam ser chamados de jardineira, para que as cebolas não precisem disputar espaço entre si na hora de crescer.

Em seguida, escolha uma terra de boa qualidade e comece a revolvê-la, para que fique bem solta e arejada. Coloque as sementinhas, cubra com terra e regue. Não esqueça de deixar a planta em um local com ao menos 6 horas diárias de incidência de luz.

Como plantar cebola em vaso é uma ótima opção para quem vive em apartamento, você pode deixar a plantinha na janela da cozinha ou em um pequeno espaço na área de serviço.

Como plantar cebola de cabeça

O plantio de cebola também pode ser feito a partir do legume. Nesse caso, você pode colocar cebolas pequenas no vaso, cobrir com terra e regar, esperando que as folhinhas verdes comecem a despontar na superfície.

Outra opção é cortar a parte de baixo e de cima de uma cebola comum, que você já tem na geladeira, e plantar. Depois de alguns dias de rega e luz, as raízes vão se firmar e os pequenos brotinhos começarão a aparecer.

Tipos de cebola e seus diferentes usos

Tipos de cebola e seus diferentes usos

Como o sabor das cebolas muda muito de acordo com cada tipo, você pode fazer uma horta com vários deles para alternar o uso em diferentes receitas.

No Brasil existem 5 tipos de cebolas mais comuns. São eles:

  • cebola branca: tem o sabor bastante forte, e deixa o gosto bem marcado nas receitas onde é utilizada.
  • cebola amarela: tem o sabor intenso e ácido, mas não tanto quanto o da cebola branca. É muito comum no preparo de proteínas diversas, molhos e sopas.
  • cebola roxa: deliciosa e de sabor suave, é perfeita para saladas, sanduíches e pratos que usam cebola caramelizada.
  • cebola doce: parecida com a cebola amarela, tem muita água e é ideal para empanar e caramelizar. Os anéis de cebola geralmente são feitos com ela.
  • cebola chalota: pequena e muito saborosa, é perfeita para vinagretes e compotas, além de receitas variadas.

Continue sua leitura com a gente com outros artigos selecionados especialmente pra você em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário