Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar babosa: dicas para cultivar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar babosa: dicas para cultivar no vaso e no chão

Quer saber como plantar babosa em casa, diretamente no solo ou em um vaso bem bonito? Nesse artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber para começar a cultivar essa planta incrível hoje mesmo!

Já podemos adiantar que vamos te mostrar como plantar babosa sem raiz e como plantar babosa com a folha. O processo é bastante simples e você não precisa ser um jardineiro experiente para começar.

Fique com a gente até o final da leitura para conhecer o passo a passo de como plantar babosa, e deixe sua casa mais bonita e acolhedora!

Como plantar babosa: descubra mais sobre a planta

A babosa é uma planta muito conhecida pelos seus benefícios medicinais. Muitas vezes utilizada em sua forma natural, e outras tantas escolhida como ingrediente principal no preparo de cremes e pomadas, tem um poderoso efeito cicatrizante, analgésico e anti-inflamatório.

A babosa pode ser considerada uma “prima” do cacto pela estrutura das suas folhas, que são durinhas e rechonchudas, repletas de um líquido bastante viscoso em seu interior. Como tem espinhos, é preciso tomar um certo cuidado no seu manuseio, mas nada que luvas de jardinagem não resolvam.

Como plantar babosa com a folha

Como plantar babosa com a folha

Para plantar babosa a partir da sua folha, você tem duas alternativas. A primeira opção é escolher um brotinho com raiz bem firme, a partir de uma planta já adulta. Para isso, você vai precisar desenterrar a planta principal, encontrar o broto e cortá-lo na base, com auxílio de uma tesoura de jardinagem.

Depois, coloque-o em um vaso ou diretamente no solo, reorganize a terra em torno da folha e regue. Não cubra o brotinho completamente, apenas garanta que suas raízes estejam cobertas e protegidas pela terra.

A segunda opção para plantar babosa é escolher uma folha que tenha pelo menos 8 centímetros de comprimento. Separe essa folha da planta com uma tesoura de jardinagem, e corte pequenos pedaços, como se estivesse fatiando para fazer uma salada.

Escolha o vaso ou a parte do jardim onde você vai cultivar a babosa e coloque os pedaços, um ao lado do outro, com um pequeno espaço entre eles. Aperte os pedaços de babosa na terra para que a parte gosmenta do interior da folha fique em contato com a terra. Tome cuidado para não cobri-los totalmente.

Como cuidar da planta babosa

Como cuidar da planta babosa

Se você já passou pela etapa do plantio e agora quer saber como cuidar da sua plantinha, nós vamos te ajudar. 

A babosa suporta bem mudanças intensas de temperatura, como os dias muito quentes e as noites mais frias. No entanto, por ser uma planta típica de regiões tropicais, subtropicais e equatoriais, gosta mesmo é do calor.

A quantidade de sol e de luminosidade também é muito importante para o desenvolvimento da babosa. Pelo menos 8 horas por dia de sol direto ou no máximo meia sombra são necessárias para manter a plantinha bonita e viçosa.

Por ser uma planta suculenta, a babosa não gosta de terras molhadas demais. Se você optar por plantar babosa em vaso, garanta que os modelos escolhidos tenham furos para drenagem no fundo. Se o plantio for feito diretamente no solo, não exagere nas regas. Uma vez por semana já é mais do que o suficiente.

Agora que você já sabe mais sobre a babosa como plantar, confira outros artigos sobre jardinagem em nosso blog.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário