Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Fitônia: lindas, versáteis e de um estilo único

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
fitonia
A fitônia é uma planta muito versátil.

A fitônia é mais um tipo de planta que tem conquistado cada vez mais os apaixonados por planta. Mas também, esse é uma planta super fácil de cuidar, que podem ser instaladas em diferentes ambientes e que garante total decoração dos espaços. Outro ponto forte da fitônia é a sua variedade. Isso porque, a planta pode ser encontrada em diferentes modelos, contribuindo muito com o design do ambiente. Quer saber mais sobre essa planta? Vem com a gente! 

Qual a origem da fitônia?

Também conhecida como planta mosaico, podemos considerar que a fitônia é uma planta brasileira. Isto é, ela se da muito bem com o clima do país e, por isso, tem ele como o seu país de origem. É possível ainda que essa planta seja encontrada em países próximos como Peru e Colômbia. 

E quais são as suas características?

A principal característica das fitônias é, sem dúvidas, o desenho presente na parte superior das suas plantas. Isto é, ela possui uma espécie de mosaico natural que chama a atenção graças às combinações de cores. Elas podem ser vistas em verde e rosa ou ainda alcançarem um forte tom de vermelho. O que deixa o desenho da planta ainda mais bonito. 

Além disso, essa é uma planta que não da flor e, por consequência, também não possui cheiros. As suas folhas podem alcançar até 30 centímetros de comprimento e o seu modelo de propagação é através de mudas. Suas folhas são miúdas e em formato oval, de textura aveludada. 

Graças à sua colocação, a fitônia oferece grande possibilidade de decoração aos ambientes, principalmente quando combinadas com outras espécies de plantas. Essa espécie cresce no formato rasteira e tem raízes pequenas que se fixam com facilidade no solo, o que assegura certa facilidade na sua multiplicação 

Como cuidar?

fitônia
O principal cuidado com a fitônia é: nunca deixe faltar água para ela.

O principal cuidado com a fitônia é: nunca deixe faltar água para ela. Essa plantinha ama um ambiente bem úmido e, por isso, é indispensável que os seus cuidadores tenham itens específicos para a sua irrigação. Por exemplo, umidificadores de ar e borrifadores. 

Um ponto bem confundido é, essa planta precisa de umidade e não de um solo encharcado. Isso pode apodrecer as suas raízes e, claro, prejudicar o seu crescimento. É indicado que a regagem seja realizada por volta de três vezes na semana e em períodos matinais ou no fim do dia, quando o sol está menos forte. 

Onde instalar a fitônia?

Essa é uma planta que pode ser instalada em diferentes locais. O ponto de atenção é que se ela ficar exposta ao sol, a sua rega deve ser mais frequente. Fora isso, é comum que essa planta seja vista como uma ótima aliada na decoração de ambientes diversos, a exemplo de:

  • Salas;
  • Escritórios;
  • Varandas;
  • Quartos;
  • Canteiros;
  • Cozinhas.

Elas podem ficar lindas, por exemplo, no centro das mesas e nos cantos. Quer um ambiente mais decorado? Que tal um vaso de fitônia ao lado de umas espadas de São Jorge ou uma orquídea? Brinque com as combinações e tenha um ambiente saudável e cheio de plantinhas.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Aranha de jardim: venenosa ou inofensiva?
Como fazer uma horta vertical em casa
Como cuidar de orquídea?
Herbívoros: conheça os bichinhos que só comem plantas

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário