Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar limão em vaso e no jardim de casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Limoeiro com limões

Já parou para pensar em quantos benefícios o limão oferece? Além de ser utilizado em bebidas e preparações culinárias, ele possui inúmeras qualidades terapeutas, e de quebra, pode ser usado em receitinhas caseiras de produtos de limpeza. Portanto, nada melhor do que aprender como plantar limão!

O cultivo do limoeiro não requer muito espaço e é mais simples do que parece. Apesar de ser uma árvore grande, é muito adaptável, por isso é indicada para plantios no jardim, ou em vasos.

Para te ajudar, a Cobasi trouxe dicas sobre como plantar limão em ambos os casos. Até mesmo você que mora em apartamento pode ter um lindo limoeiro em casa!

Como plantar limão em vaso: passo a passo simples

Os limões podem ser plantados através de sementes ou mudas.

Se você quer iniciar o plantio com sementes, é preciso seguir alguns passos simples:

  1. Deixe as sementes descansarem por oito horas num algodão molhado. Após o período, você verá uma camada de pele superficial, que deve ser retirada com uma pinça
  2. Então, é possível colocá-las em outro vaso, com húmus e terra. No entanto, se quiser acelerar a germinação, coloque as sementes em um pote com água
  3. Quando começarem a brotar, coloque-as na terra e molhe o solo
  4. Em seguida, cubra o vasinho com plástico filme e faça pequenos furos
  5. Regue três vezes na semana. Assim, o solo ficará sempre úmido, nunca encharcado

Quando a planta alcançar 10 cm, está na hora de fazer o transplante para um vaso maior. A partir daqui, as regras também valem para mudas.

Escolha um modelo com cerca de 25 litros. Então, coloque 50% de terra vermelha e 50% de areia. Complete a mistura com húmus para manter o limoeiro sempre saudável.

Não se esqueça de fazer uma camada de drenagem ao fundo do vaso, de maneira a evitar o apodrecimento da raiz. Basta usar argila expandida, ou cascalho de telha e uma manta.

Iluminação

Mantenha o vaso próximo a janelas, ou na varanda. O espaço deve ser arejado e bem iluminado por, pelo menos, seis horas diárias.

Regas

Regue seu limoeiro três vezes na semana. Em períodos mais quentes, verifique se o solo está seco e aumente a frequência das regas.

Adubação

A adubação é um ponto vital para o crescimento da sua árvore. Por isso, use adubos ricos em fósforo uma vez ao mês, para repor todos os nutrientes com frequência.

Como plantar limão no jardim

Limão taiti

Viu só como plantar limão não exige cuidados minuciosos? No jardim de casa, os cuidados são os mesmos.

Contudo, neste caso, o ideal é plantar o limoeiro durante períodos chuvosos, em dias de pouco sol. Faça covas com 50 cm de profundidade e largura em solo fértil, leve e arejado. Em seguida, regue a planta, sem encharcar.

Iluminação

O jardim de casa deve ter incidência solar direta.

Regas

Regue uma vez ao dia, para manter o solo úmido. Os melhores horários são o início da manhã, ou o final da tarde.

Adubação

Bem como o limoeiro em vaso, adube uma vez ao mês.

Podas

As podas são essenciais para estimular o crescimento e a produção de frutas. Portanto, retire galhos secos sempre. Assim, você revigora sua árvore.

Entretanto, não se esqueça de ter paciência! O limoeiro só produz frutos após três anos. A partir daí, a cada quatro meses seu pé dará limões suculentos para o preparo de diversas receitas!

Agora que você já sabe como plantar limão, confira mais dicas de jardinagem no blog da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Tay disse:

    Os limões hj não tem sementes.

  2. Edisson Leme de Paula disse:

    Muito boa dica! Vou começar o plantio para minha casa. Obrigado!!!

  3. Rosangela Freitas disse:

    Conteúdo muito legal, bem explicativo

  4. Daysy disse:

    plantei a semente, ele está com +- 1,50mt de altura, sem ramificação lateral, é normal ou precisa de uma poda? se sim, como seria?
    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Olá, Daysy! Como vai?
      De acordo com os nossos especialistas, não é necessário realizar a poda ainda. Mas caso esteja com amarelamento nas folhas, ai sim é necessário a poda.

  5. Suellen disse:

    Fiz a muda do meu pé de limão rosa, a partir da semente.ja faz 5 anos que tenho ele plantado no chão e ainda não deu fruto. O que devo fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Suellen! Certifique-se de que a árvore recebe luz solar adequada, nutrientes e água. Além disso, a poda leve pode estimular o crescimento. Caso persista, consultar um especialista em jardinagem pode ser útil.

Deixe o seu comentário