Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Árvores frutíferas: como ter um pomar em casa?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
 Árvores frutíferas

A tendência da alimentação saudável só cresce a cada dia. Assim, para estimular o consumo de produtos orgânicos, nada melhor do que ter árvores frutíferas no quintal da própria casa.

Porém, para manter um pomar, é preciso ter, além de espaço, tempo e dedicação, alguns conhecimentos básicos de jardinagem e das características do clima local e das árvores frutíferas que se deseja cultivar.

O uso de ferramentas de jardinagem e de inseticidas, fertilizantes e adubos também são essenciais para garantir proteção, crescimento e vida longa às árvores frutíferas.

Acompanhe o artigo a seguir para saber sobre as árvores frutíferas mais populares, como plantá-las em seu quintal e ter um pomar em casa! Boa leitura!

Árvores frutíferas mais comuns no Brasil

Nosso país abriga uma grande biodiversidade, devido ao vasto território que comporta variados climas. Por isso, sempre é bom verificar a compatibilidade das condições climáticas locais com as árvores que se planeja ter.

Citaremos abaixo as árvores frutíferas mais populares nos quintais e nas ruas brasileiras, principalmente na região sudeste do Brasil: 

Goiabeira

É conhecida por sua adaptabilidade a diferentes tipos de solo. O costume é primeiro plantar as sementes em um vaso e, após três meses, transplantá-las para o terreno.

Deve-se ficar atento à pragas e insetos, principalmente os bichos-de-goiaba. A goiabeira frutifica entre os meses de janeiro a março.

Aceroleira

Essa árvore suporta maiores variações de clima, podendo ser plantada em locais com temperatura média variando entre 15º a 32º graus Celsius.

Em contrapartida, suas raízes precisam de solo profundo, bem drenados, arenosos ou argilosos. Frutifica entre as estações da primavera e do verão.

Jabuticabeira

Pode atingir até dez metros de altura, porém, consegue se adaptar também em vasos.

O seu processo de amadurecimento é considerado um pouco lento, com a primeira frutificação ocorrendo em cerca de quatro anos após o plantio.

Mas a espera compensa, porque ela pode produzir frutos o ano todo, se for bem tratada.

Limoeiro

Outra árvore bastante resiliente, pois se adapta tanto em vasos quanto no solo. Também prospera em mais de um tipo de clima, podendo ser plantada em regiões quentes ou frias.

Existem diversas espécies de limoeiro, cada uma com suas características e especificidades.

Laranjeira

Assim como o limoeiro, a laranjeira também pode ser plantada em vasos. Essa árvore necessita de grande luminosidade para se desenvolver.

Se o clima do local onde estiver plantada for frio, necessitará de cuidados a mais. A época de frutificação varia de acordo com a espécie da laranjeira.

Abacateiro

Típico de regiões quentes, o abacateiro tem um processo lento de amadurecimento.

Precisa de espaço para ser cultivado e de podas para arejar as folhas.

A sua frutificação ocorre cinco anos após o plantio e se dá entre os meses de dezembro a março.

Bananeira

Também uma árvore típica de climas quentes, a bananeira precisa de bastante água para o seu desenvolvimento que, sob boas condições, é rápido.

Em cerca de um ano, a planta já começa a produzir o seu primeiro cacho. Apesar de ser mais raro, a bananeira também pode ser cultivada em vaso.

Dicas para ter um pomar no quintal de casa

Além de buscar conhecimento sobre cada tipo de árvore frutífera e do clima local, para se ter um pomar em casa é necessário também observar aspectos do terreno disponível.

O mais adequado é um espaço plano ou levemente inclinado, limpo, com disponibilidade de fonte de água próxima e que receba uma boa quantidade de luz solar.

Por isso, observe se não há construções, paredes ou outras árvores altas ao redor, que possam atrapalhar a luminosidade durante o dia.

E também verifique se há a possibilidade de proteção contra ventos ou chuvas muito fortes.

Há a opção, dependendo da árvore frutífera, de plantá-la em vaso, tendo assim a vantagem da mobilidade quando necessário.

Técnicas simples para quem quer começar a plantar

Origem e características do Flamboyant

Se você é iniciante em jardinagem, comece com o plantio de poucas unidades e acompanhe os estágios de crescimento de cada uma delas.

Enquanto isso, invista em pesquisas sobre os tipos de árvores frutíferas que você escolheu e suas características, para verificar se está tudo de acordo com os padrões dos espécimes.

É importante não se esquecer também de criar uma rotina diária para os cuidados com as plantas. Os períodos mais recomendáveis são pela manhã ou à tardezinha.

Gostou de saber mais sobre as árvores frutíferas e as dicas de como ter um pomar em casa? Então veja outros posts sobre jardinagem em nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário