Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sanhaço: Guia completo sobre essa espécie de pássaro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sanhaço no galho de arvóre

O sanhaço (Thraupis spp.) é uma ave passeriformes silvestres bastante comum da fauna brasileira. Tão famosa que com certeza você já deve ter visto ou ouvido falar só não o identificou por não saber suas características.

Os sanhaços brasileiros possuem muitas curiosidades. Quer conhecê-las? Continue a leitura, nós vamos apresentar as principais características, hábitos, alimentação e muito mais. Confira!

Saiba mais sobre o pássaro sanhaço

O sanhaço apresenta algumas características marcantes e o que não faltam são curiosidades. Dentre elas, está o modo como é chamado. No Nordeste, mas especificamente no Piauí, é chamado de pipira-azul, sanhaço-azul no Rio Grande do Norte e sanhaço-de-ateira no Ceará. E não é só isso, confira quais outros nomes ele é chamado:

  • sanhaçu-cinzento;
  • sanhaçu-do-mamoeiro;
  • sanhaçu-comum;
  • sanhaçu-da-amoreira;
  • pipira-azul;
  • sanhaço-azul;
  • sanhaçu-de-ateira.

Nome Científico

Seu nome científico, Thraupis (pequena ave); e do (tupy) saí-açu, derivado do tupi para um bichinho muito ativo. Além disso, esse termo auxilia na identificação das várias espécies do gênero, como o pássaro dançarino Sayacu. 

Características Visuais – Sanhaço

sanhaço

O sanhaço possui características e comportamento muito interessantes. Como por exemplo, um canto muito agradável e a sua coloração. Na fase adulta, a tonalidade principal é a cinza com as asas e cauda na cor azul turquesa. 

Tamanho e peso

Em relação ao seu tamanho e peso, mede entre 16 e 19 cm de altura e pode pesar entre 28 a 43 g. 

Subespécies

ave sanhaço no jardim

Tangara sayaca sayaca
Comum na região nordeste da Argentina, Paraguai, Nordeste do Brasil, Sudoeste do Peru e Uruguai.

Tangara sayaca boliviana
Habita no norte da Bolívia.

Tangara sayaca obscura
Encontrado na região Centro-sul da Bolívia e Leste da Argentina.

Comportamento do sanhaço

É comum ver o sanhaço-cinzento se banhar em águas de lagos e riachos, como também vê-lo acompanhado, seja em casal ou com pequenos grupos. Inclusive, até com outro membro da sua família, como o sanhaço-do-coqueiro

Essa ave também é bastante conhecida pelo seu canto e uma curiosidade relacionada a essa característica são os sinais específicos na entonação. O sanhaço cantando pode ter alguns significados. Por exemplo, ele é capaz de modificar o canto quando se sente ameaçado. Bem como, quando se prepara para atacar outro animal, pode-se ouvir que o seu canto fica mais rouco e monótono. 

Alimentação

sanhaço comendo uma banana

A alimentação base do sanhaço são frutas. Por isso, é comum encontrar essa espécie passeriforme próxima de árvores frutíferas. Além disso, folhas, flores de eucaliptos e insetos fazem parte da rotina alimentar dessa ave. Como têm pernas curtas e fortes, com a ajuda dos dedos, eles conseguem descer ao solo para pegar frutos caídos no solo.

Reprodução

A maturidade sexual acontece aos 12 meses. Então, na temporada do acasalamento, o macho se exibe para a fêmea com um comportamento característico do gênero. 

Posteriormente, o casal faz o ninho em formato de tigela, parecendo um cestinho aberto. O ninho é construído com pequenas raízes e vegetais em árvores, mas também pode ser encontrado em telhados e penacho dos coqueiros. Para proteger o ninho, o sanhaço costuma forrá-lo com penas e penugens.

O sanhaço tem de duas a três ninhadas por estação, com ovos na cor azul ou rosa e com manchas marrons. O formato é arredondado, com cerca de 11 centímetros. A fêmea é responsável pela incubação e os filhotes nascem entre 12 a 14 dias. 

Distribuição Geográfica

sanhaço

No Brasil, o pássaro sanhaço pode ser encontrado na Amazônia, Maranhão e Goiás (neste último há um registro no noroeste do estado). Como também, em todos os países amazônicos. Na América do Norte e Central também pode ser encontrado, mais especificamente nos países entre México e Panamá.

Pode criar sanhaço em casa?

Sim, o sanhaço pode ser criado em casa. Porém, se você vai criá-lo é preciso certificar-se de que vai ter tudo o que é essencial para a sua vida. Por exemplo, uma gaiola ou um viveiro personalizado para a espécie, tamanho adequado e rotineiramente higienizado. O mais indicado é que o habitat seja limpo pelo menos uma vez a cada dois dias.

Como as aves precisam de cuidados específicos, também é recomendado buscar orientação de um médico-veterinário para entender tudo sobre a sua ave. 

sanhaço na árvore

Gostou de saber mais sobre uma das espécies mais avistadas em território nacional? Agora que você sabe mais sobre, deixe nos comentários se você já viu esse pássaro na sua região.

pássaro cinza
sanhaço
pássaro cinza
A alimentação base do sanhaço são frutas. Por isso, é comum encontrar essa espécie próxima de árvores frutíferas.
Uma das principais características desse pássaro é tonalidade cinza e com as suas asas e cauda na cor azul turquesa.
Essa espécie usa as pernas curtas e fortes para conseguir pegar frutos caídos no solo.
Além de frutas, o sanhaço também se alimenta de folhas, flores de eucaliptos e insetos.
O sanhaço é uma das aves mais avistados em território nacional
Se estiver pensando em criar um sanhaço, consulte um médico-veterinário para saber como cuidar do seu amigo de asas.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

19 Comentários

  1. Márcia disse:

    Olá, costumo salvar os bichos que meu gato pega. Mas os passaros geralmente morrem. Um dos pássaros tinha uma plumagem diferente. Verde acidentada. Fiz pesquisa no Google e a câmera identificou como sanhaçu verde. Não encontrei como e espécie endêmica do nordeste. Mas já identifiquei o canto na região que moro. Moro em Tejipio, Recife-PE. Ao lado de um reserva de Mata atlântica. Reserva do Uchôa. Minha pergunta é se é comun essa espécie na nossa região.

  2. Edizio disse:

    Bacana, temos em abundância aqui na paraiba, habitao muito bem áreas urbanas, a exemplo da Capital é fácil encontros por aqui.

  3. Maria do carmo gouveia disse:

    Recebo muito a visita dos Sanhaços ! Adoro eles, sou apaixonada, aqui no meu condomínio tem o azul e de coqueiros . Gostaria de fazer abrigos para eles, estou com dificuldades!!! Amei esta reportagem, muito interessante. Obrigado.

  4. Sabrina disse:

    Sim eu tenho um em minha casa muito lindo

  5. Fabio disse:

    Lembrando que são aves silvestres e se retirados da natureza para manter eles em cativeiro é crime. Caso encontre um, a legislação o obriga a entregar a um CETAS do Ibama, do estado ou do seu município. Se quiser ter um em casa, deve buscar criadores oficiais que te fornecerão um animal nascido em cativeiro e com anilha de identificação.

  6. Jean disse:

    Pq quando o dono olha ele levanta a cabeça

  7. Allisson Ribeiro disse:

    Boa tarde! Tenho dois sanhaços pardos, porém n sei se são machos ou fêmeas! Podem me ajudar com fotos, vídeos ou indicativos de diferença comprovada entre macho e fêmea? Sei que n são disformes, mas como entendem do assunto, achei q pudessem me ajudar! De já agradeço!

  8. Luimar disse:

    Coloco frutas todos os dias, eles veem em
    Bando, mas se alimentam um de cada, e
    Brigam pelo espaco, tenho uma câmera
    apontada para o local e assisto seus
    momentos mais de manhã e a tarde!

  9. Rafael Libona disse:

    Aqui no condomínio real do parque aparece vários pássaro dessa espécie pôr ter algumas árvores frutíferas

  10. José Antônio Gomes disse:

    Estou criando no bico pois caiu do ninho hoje está 10 dia

  11. Thiago disse:

    Cara eu gostei muito e eu tenho um sanhaco em casa

  12. Ardel de Araújo Lago disse:

    Sou médico mas nunca pensei que teria um paciente recém nascido de sanhaçu,para tratá-lo com todo zelo.Ele foi socorrido devido o ninho ter caído no piso da janela do apto.onde moro.Espero em breve dar a sua liberdade a natureza onde
    é o seu habitate natural.

  13. Lucineia disse:

    Recolhi um filhote recém-nascido que o vento derrubou o ninho.consegui salva_lo mantendo dentro de uma caixinha no próprio ninho que tbm caiu. Pesquisei e descobri que é um sanhacu , agora gostaria de devolver pra natureza mas tenho medo que algo ruim aconteça com ele.
    Como faço pra soltar existe alguma técnica.

    • Cobasi disse:

      Olá, Lucineia! Para soltar um filhote de sanhaçu, primeiro certifique-se de que ele possa voar e se alimentar sozinho. Se houver dúvidas sobre sua independência, consulte um veterinário.

  14. Adilson disse:

    Estou tendo o prazer de um ninho no meu quintal

  15. Jane castro disse:

    Vi ele em uma árvore ao lado do meu apartamento aqui no Paraná, ele é lindo 😍

Deixe o seu comentário