Aves Passeriformes

18 de maio de 2018

Aves

Aves Passariformes

A Ordem dos Passeriformes agrupa inúmeras espécies de aves – e cada espécie com características singulares que as distinguem das demais. São cerca de 5400 espécies, abrangendo mais da metade do total das espécies de aves catalogadas. São aves de pequeno porte – algumas apresentam plumagens exuberantes e se destacam pela beleza de suas cores, já outras se destacam pelo seu canto (grupo que recebe o nome de “canoras”).

 

Os passeriformes possuem hábitos alimentares variados, buscando como fontes de alimentos frutos, pequenos invertebrados e principalmente grãos e sementes.

Outras características observáveis nas espécies da pertencentes à Ordem: possuem a pata com quatro dedos ao mesmo nível uns dos outros, três virados para a frente e um para trás; os bicos, em formatos distintos, são adequados de acordo o hábito alimentar de cada espécie, podendo ser retos e longos – para as aves que se alimentam de insetos, ou menores e mais densos – para as que se alimentam de grãos…dentre outras variações existentes.

As espécies mais populares dessa ordem encontramos os Canários, uma ave canora muito conhecida e difundida no Brasil, também encontramos o Diamante Gould – um pássaro que impressiona pelas suas cores. E por fim, a maioria dos nossos pássaros silvestres pertencem à Ordem dos Passeriformes, como: Trinca-ferro, Pássaro Preto, Sabiá dentre inúmeros outros.

Conteúdo desenvolvido pelo time de Educação Corporativa da Cobasi