Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Passeriformes: a grande Ordem do Trinca-Ferro, Canário e Diamante Gould

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
O Diamante Gould é um passeriformes
Diamante Gould é uam ave da Ordem dos Passeriformes.

Passeriformes é o nome dado à Ordem que agrupa inúmeras aves. São mais de 5 mil espécies que possuem características singulares que as distinguem das demais. Esse grupo abrange mais da metade do total de pássaros catalogados em todo o mundo.

Trinca-Ferro, Canário e Diamante Gould, são só alguns dos exemplos dos Passeriformes. No geral, são aves de pequeno porte, que se alimentam de sementes, frutas, pequenos invertebrados e até alguns vertebrados. Suas plumagens costumam ser exuberantes e essas aves se destacam pela beleza de suas cores. Também existem aquelas que acumulam admiradores por seu belo canto, tanto que o grupo recebe o nome de canoras.

Vamos conhecer mais sobre esses fantásticos animais?!

Passeriformes classificações inferiores

Antes de mais nada, é importante compreender como é feita a classificação científica dos organismos e, mais especificamente das aves.

A primeira classificação é o Reino, que no caso dos animais é Animalia e das plantas, Plantae. Seguindo dessa forma, os fungos fazem parte do Reino Fungi, as algas unicelulares e os protozoários do Protista e as bactérias e cianobactérias do Reino Monera.

Os seres vivos do Reino Animalia são divididos em Filo. Entre os principais estão cordados, artrópodes, poríferos, equinodermos, anelídeos, nematódeos, entre outros. Os Passeriformes estão no Filo Chordata, que aborda os vertebrados, os anfioxos e os tunicados.

Finalmente chegamos à Classe das Aves, que compreende a Ordem Passeriformes. Por sua vez, essas aves podem ser divididas em duas subordens: Passeri e Tyranni.

O que caracteriza esses animais?

Canário belga: informações e cuidados

Como já mencionamos, os Passeriformes são aves de porte pequeno que se alimentam principalmente de de sementes, frutas, pequenos invertebrados e vertebrados. No entanto, elas possuem outras características interessantes que as colocam na mesma Ordem.

Os Passeriformes possuem a pata com quatro dedos ao mesmo nível uns dos outros. Sendo que três são virados para a frente e um para trás. Essa formação impacta diretamente na rua rotina e até nos itens necessários para a sua gaiola, no caso das aves domésticas. Quem cria aves Passeriformes precisas de poleiros.

Os bicos também caracterizam esses animais. Em formatos distintos, são adequados de acordo o hábito alimentar de cada espécie, podendo ser retos e longos para as aves que se alimentam de insetos, ou menores e mais densos para as que se alimentam de grãos. Ainda existem outras variações, já que estamos tratando de uma Ordem com mais de 5 mil tipos de aves!

Passeriformes exemplos

Entre as espécies mais populares dessa Ordem encontramos os Canários, uma ave canora muito conhecida e difundida no Brasil. Também podemos citar o Diamante Gould, um pássaro que impressiona pelas suas cores. E, por fim, a maioria dos nossos pássaros silvestres pertencem à Ordem dos Passeriformes, como: Trinca-ferro, Pássaro Preto, Sabiá, dentre inúmeros outros.

Confira a lista que preparamos com alguns exemplos de Passeriformes:

  • Beija-Flor
  • Bem-Ti-Vi
  • Canários
  • Carderal
  • Pardal
  • Pica-Pau
  • Pintassilgo
  • Sabiá
  • Sanhaço
  • Tico-tico

Passeriformes expectativa de vida

Assim como as espécies, hábitos e alimentação é variada, a expectativa de vida dos Passeriformes também é! Algumas espécies, como o Canário, podem viver até 10 anos. Já outras, como o Pardal Doméstico vive apenas 3 anos.

Agora que você já sabe tudo sobre essa grande Ordem de aves, veja alguns cuidados com pássaros domésticos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.