Diamante Gould: conheça o Diamante Gold

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Diamante Gould Diamante Gold

O Diamante Gould, ou Diamante Gold como também é chamado, é uma ave da família Estrildidae e pertencente a ordem dos Passeriformes. As curiosidades começam pela sua identificação que, na verdade, são duas. Isso mesmo! Esse pequeno e colorido passarinho é reconhecido por dois nomes científicos: Chloebia gouldiae e Erythura gouldiae.

Ave de pequeno porte e plumas coloridas, o Diamante Gold possui um bico reto e curto. Seus dedos possuem conformação clássica de 3 x 1, ou seja, três voltados para frente e um voltado para trás. É por isso que eles ficam tão no poleiro!

Quer saber mais sobre esse pequenino e exuberante pássaro? Continue a leitura!

Diamante Gould ou Diamante Gold?

É muito comum você ver o nome Diamante Gold por aí, no entanto, o nome correto desse lindo passarinho é Diamante Gould. A ave recebe este nome devido a um ornitólogo, aquele profissional estudioso de pássaros. O inglês John Gould catalogou a espécie em 1844. Quem deu o nome foi a própria mulher de John, que o ajudava a desenhar os pássaros que ele avistava.

Agora que você já sabe que Diamante Gold não é o nome do pássaro, vamos conhecer um pouco mais sobre a origem do Diamante Gould?

Essa pequena ave é originária da Austrália e ainda hoje é encontrada vivendo de forma nativa por lá. Geralmente bandos, esses passarinhos embelezam ainda mais as terras australiana. Entretanto, a população nativa vem decrescendo de maneira exponencial na natureza, muito devido a exploração do seu habitat natural pelo homem.

Quando verificamos o número absoluto de exemplares no mundo, ele não é baixo. Isso por causa da intensa domesticação e criação do Diamante Gould em vários países. Esse passarinho é um verdadeiro sucesso!

Diamante Gould cores e características

Os Diamante Gould são aves muito coloridas e podemos observar três principais variações de uma mesma espécie: cabeça vermelha, cabeça preta e cabeça laranja. Desde a sua descoberta foram realizados vários cruzamentos, culminando em variações de cores. Entre elas, o Diamante Gold azul.

Apesar da grande variedade, a espécie possui um desenho que segue na maioria dessas aves. O bico pequeno tem coloração clara, com a ponta alaranjada ou avermelhada. As penas da região da barriga no geral são amarelas, já no peito é visto um roxo bem vivo. O dorso tem o verde claro como cor que aparece mais. De cor azul celeste vemos um colar ao redor do pescoço. A cauda possui o mesmo azul celeste, variando com preto. Já a cabeça tem máscaras que podem ser de cor vermelha, laranja ou preta.

Tanta variedade faz dessa ave exótica um dos pássaros mais queridos em todo o mundo!

Além de cores exuberantes, ele é um pequeno passeriforme, chegando a ter entre 12 e 14 centímetros. Seu peso quando adulto varia entre 10 e 12 gramas. Esse belo passarinho pode viver em torno dos 8 anos, quando cuidado de forma adequada e com o manejo correto.

Você já sabe tudo sobre a plumagem e as características físicas deste belo animal, mas e o seu comportamento? O Diamante Gould é uma ave muito tranquila e que pode viver bem com outras espécies de passeriformes, à exemplo do Manon. Para que isso seja possível é importante que haja espaço na gaiola, poleiro, comedouro e bebedouro suficiente para ambos.

Por falar na gaiola do Diamante Gold, como ela deve ser?

Gaiola e alimentação

A gaiola do Diamante Gould deve ser espaçosa e possuir poleiro, que eles adoram! Além disso, comedouro, bebedouro, banheira e brinquedos de madeira são importantes. Não se esqueça de fazer a higienização semanal de toda a gaiola e diária do alimentador. Não deixe a gaiola da ave em local com correntes de ar e sol direto no verão e muito menos no inverno. Eles são sensíveis! Apesar disso, o local precisa ser arejado e ter luminosidade.

Na natureza, o Diamante Gould se alimenta preferencialmente dos grãos que estão no alto das árvores. Em cativeiro, o mais indicado é a mistura de sementes pode ser composta de alpiste, painço, milheto senha e outras sementes para exóticos pequenos.

Além de sementes, o tutor desse lindo pássaro pode oferecer insetos desidratados para fornecer uma boa fonte de proteína. Nas épocas mais críticas, como reprodução, muda de penas e estresse, é importante dar uma farinhada de boa qualidade diariamente. Por fim, verduras, como couve e chicória, legumes como jiló e frutas são ótimos complementos a essas aves.

Reprodução do Diamante Gould

Na natureza a reprodução ocorre no final do período chuvoso, mas isso é diferente quando essa pequena ave está em cativeiro. Quando o Diamante Gould está na gaiola com boa qualidade de suprimentos, a reprodução pode ocorrer o ano todo.

A Diamante Gold fêmea possui cores mais opacas e claras e cauda um pouco mais curta, enquanto o macho possui a coloração mais viva no peito. Normalmente os machos são os com o roxo mais intenso. Quando bem cuidados, eles podem se reproduzir em qualquer período do ano. O casal bota de 4 a 6 ovos por postura, que demoram de 14 a 16 dias para eclodir. Entre os 10 e 12 primeiros dias de vida, a ave ainda não tem penas e possui a pele cor-de-rosa.

Nesse caso, a gaiola precisa de um acessório a mais: o ninho de madeira. O item possui abertura para a entrada e saída dos pássaros e, no interior, são usadas fibras macias.

Um fato muito interessante é que é muito comum ser utilizado ama-seca para chocar os ovos, e cuidar dos filhotes. Normalmente essa babá é um Manon.

Diamante Gold preço

O valor do pássaro Diamante Gold varia entre 100 e 200 reais. Se você vai comprar uma dessas aves, verifique sempre as credenciais para vendedor. Dessa forma, você colabora para a criação consciente e adequada desses lindos pássaros.

Agora que você já sabe tudo sobre o Diamante Gould – ou Diamante Gold – aproveite para conhecer mais sobre outras aves extraordinárias:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.