Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra os segredos da criação do Diamante-de-Gould

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Diamante Gould Diamante Gold
O Diamante-de-Gould é conhecido pela coloração única de sua pelagem

O Diamante-de-Gould, ou Diamante Gold, é uma ave da família Estrildidae e pertencente à ordem dos Passeriformes. As curiosidades começam com sua identificação, que na verdade, são duas. Isso mesmo! Esse pequeno e colorido passarinho é reconhecido por dois nomes científicos: Chloebia gouldiae e Erythura gouldiae.

Mas, não pense que é só isso. Essa ave tem diversas características e curiosidades que você precisa conhecer. Quer saber mais sobre esse pequenino e exuberante pássaro? Continue a leitura!

Diamante-de-Gould ou Diamante Gold?

É muito comum ver o nome Diamante Gold por aí, no entanto, o nome correto desse lindo passarinho é Diamante-de-Gould. 

A ave recebe este nome devido a um ornitólogo, o profissional estudioso de pássaros. O inglês John Gould catalogou a espécie em 1844, e foi a sua própria esposa quem deu nome à espécie, pois ela o ajudava a desenhar os pássaros que avistava.

Origem do Diamante-de-Gould 

Descoberta em meados do século XIX, essa pequena ave é originária da Austrália, e foi levada para a Inglaterra por volta de 1887. A partir daí, a espécie foi difundida e ganhou espaço no mundo todo.

Características e curiosidades do Diamante-de-Gould

O Diamante-de-Gould é um pequeno passeriforme, que pode medir entre 12 e 14 centímetros de altura. Seu peso, quando adulto, varia entre 10 e 12 gramas. 

Cores do Diamante-de-Gould

Os Diamante Gould são aves muito coloridas e podemos observar três principais variações de uma mesma espécie: cabeça vermelha, cabeça preta e cabeça laranja. 

Desde a sua descoberta, foram realizados vários cruzamentos, culminando em variações de cores. Entre elas, o Diamante Gould azul.

Apesar da grande variedade, a espécie possui algumas características presentes na maioria dessas aves. O bico pequeno tem coloração clara, com a ponta alaranjada ou avermelhada. 

diamante gould
O diamante-de-gould é uma espécie que apresenta uma diversidade de cores, que são: roxo, verde, amarelo, vermelho, branco e preto.

Já as penas da região da barriga são amarelas, no peito é visto um roxo bem vivo e o dorso tem o verde-claro como a cor que mais se destaca. 

Ao redor do pescoço, vemos um colar de cor azul celeste. A cauda possui o mesmo tom de azul, variando com preto. 

Já na cabeça, há máscaras que podem ser vermelhas, laranjas ou pretas. Tantas variedades fazem dessa ave exótica um dos pássaros mais admirados em todo o mundo.

Comportamento do Diamante-de-Gould

O Diamante Gould é uma ave muito tranquila e pode viver bem com outras espécies de passeriformes, à exemplo do Manon. Entretanto, para que isso seja possível é importante que haja espaço na gaiola, poleiro, comedouro e bebedouro suficiente para ambos.

De fácil interação, a ave Diamante Gould gosta de viver em bandos ou pares.

Reprodução do Diamante-de-Gould

A partir do 15º mês de vida, os Goulds estão sexualmente prontos para a reprodução. Apesar de serem férteis antes, não é indicado. Quando bem cuidados, eles podem se reproduzir em qualquer período do ano. 

O casal bota de 4 a 6 ovos por postura, que demoram de 14 a 17 dias para eclodir. Entre os 10 e 12 primeiros dias de vida, a ave ainda não tem penas e possui a pele cor-de-rosa. 

Os filhotinhos começam a comer sozinhos a partir dos 45 dias e nessa fase não é indicado separá-los dos pais. Porque são aves bastante frágeis nessa época, elas precisam da proteção e cuidados dos pais para se desenvolverem. 

diamante gould azul
Geralmente as fêmeas da ave Diamante-de-Gould botam entre quatro a oito ovos, que eclodem após 14 e 17 dias.

Com 1 ano de idade, atingem a plumagem completa de adulto. Um fato muito interessante, é que costuma ser comum utilizar ama-seca para chocar os ovos e cuidar dos filhotes de Gould. Normalmente, essa babá é o pássaro Manon.

A expectativa de vida do Diamante-de-Gould é em torno dos 8 anos, quando cuidado de forma adequada e com o manejo correto.

Como cuidar do Diamante-de-Gould?

Se você pretende criar Diamante-de-Gould em casa, saiba que existem alguns cuidados fundamentais com essas bonitas aves ornamentais. Mas, não se preocupe que vamos explicar detalhadamente tudo o que você precisa saber.

Gaiola

A gaiola ou viveiro para Diamante Gould deve ser espaçosa e possuir poleiro, com comedouro, bebedouro, banheira e brinquedos de madeira. Para enriquecer ainda mais o ambiente, podem ser usados galhos de árvores bem torneados.

Além disso, é importante manter um cronograma de higienização semanal. Como também não pode deixar a gaiola da ave em locais com correntes de ar e sol direto no verão e muito menos no inverno, pois as aves são sensíveis. O local do viveiro precisa ser arejado e ter luminosidade.

Ninho

Para montar o ninho para Diamante-de-Gould, uma opção é fazer com caixa de madeira, forrada internamente com grama japonesa, raízes ou até materiais prontos.

Lembre-se, na natureza, os Diamantes-de-Gould preferem dormir em ninhos ou em buracos nas árvores, reforçando a importância de investir no enriquecimento ambiental para a ave.

Alimentação

pássaros Diamante-de-gould no ninho
O Diamante-de-gould é um pássaro que precisa de cuidado especial com alimentação.

O Diamante-de-Gould é uma espécie predominantemente granívora, ou seja, se alimenta preferencialmente dos grãos que estão no alto das árvores. Quando criada por tutores, é comum a mistura de sementes composta de alpiste, painço, milheto senha, entre outras.

Além de sementes, o tutor pode oferecer insetos desidratados, pois são boas fontes de proteínas. 

Você tem dúvida sobre que fruta o Diamante-de-Gould come? Como a alimentação precisa ser rica em vitaminas, dentre as possibilidades estão algumas frutas e verduras, legumes, são ótimos complementos a essas aves.

Inclusive, nas épocas mais críticas, como reprodução, mudança de penas e estresse, é importante dar uma farinhada (farinha de rosca e de ovo) de boa qualidade diariamente. 

Manuseio da ave

Mesmo que apresente um comportamento sociável, o Diamante-de-Gould não gosta de interação com contato humano. O mais indicado é evitar pegá-lo o máximo possível para não gerar estresse ao animal. 

Mas, se for necessário manusear a ave, faça de maneira cautelosa e sem surpresas. Essa aproximação mais delicada é essencial para não assustar o pet. 

Diamante Gold preço

Você pode criar Diamante-de-Gould em casa. O valor do pássaro varia entre 100 e 200 reais. Se você vai comprar uma dessas aves, verifique sempre as credenciais e a licença de Criador Amador de Pássaros do órgão regulamentador, o IBAMA, para vendedor. 

Dessa forma, você colabora para a criação consciente e adequada desses lindos pássaros.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe tudo sobre o Diamante-de-Gould – ou Diamante Gold – se tiver mais dúvidas sobre como criar esse pássaro, deixe uma mensagem nos comentários. 

gould diamante

E não se esqueça que tudo o que é essencial para vida das aves você encontra aqui, na Cobasi: gaiolas, viveiros, acessórios, alimentos e muito mais. Aproveite nossas promoções e agende agora mesmo a entrega dos seus pedidos com a Compra Programada.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.