Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Canto de pássaros: aves que você pode criar em casa e adoram cantar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pássaro cantando

As aves possuem uma diversidade de cores e sons sem igual! Para quem está procurando um amigo com penas para escutar o canto de pássaros bem ao lado, é possível escolher uma das aves domésticas para ter em casa.

Canto de pássaros domésticos mais bonitos

Cada espécie tem suas particularidades e cuidados, abaixo listamos os pássaros permitidos pelo IBAMA e que serão uma ótima companhia:

Canário

Aqueles que gostam de ouvir passarinhos cantando provavelmente conhecem o canto dos canários. Este animal costuma soltar a voz quando humanos se aproximam, por isso chama a atenção e leva alegria para os ambientes. A melodia é suave e intercala pios com gorgolejos e assobios.

A ave é de fácil manuseio, tem pouca afinidade com brinquedos, prefere o clima tropical ao frio e gosta de ter um espaço agradável para morar. É uma companheira ideal para quem procura um passarinho calmo e dócil.

Calopsita

Com uma crista amarela carismática, a calopsita é um pássaro doméstico que pode viver solto na casa com os devidos cuidados durante o dia. Seu canto é suave e gostoso de ouvir, inclusive tutores praticam aulas com o pet para treinar músicas, por exemplo.

Por ser brincalhona e ativa, não deixe faltar brinquedos para a sua ave, é um ótimo meio de diversão para ela. De noite, coloque-a em uma gaiola segura e aconchegante para que possa descansar.

O amor que uma calopsita sente por quem cuida dela é lindo, a ave tende a criar uma relação próxima com o tutor desde pequena.

Cacatua

A cacatua é um pássaro extremamente sociável, e com isso queremos dizer que você precisa dar atenção diariamente para o animal caso queira ter um.

De origem australiana, esta ave tem um temperamento brincalhão e é bem próxima dos tutores. Por mais que seja uma ave doméstica, a cacatua não está na lista de canto de pássaros, mas pode aprender a falar várias frases.

São mais de 30 espécies de cacatua, como a Triton, Galah, Corella e Alba. Outra curiosidade da espécie é que a ave pode viver até 70 anos e é um dos pássaros exóticos domésticos que adora andar solta pela casa, gaiola só na hora de dormir.

Aves permitidas para criadores: canto de pássaros diferentes

Veja aves exóticas que você vai adorar ter por perto e podem viver na sua casa:

Pássaro Cardeal

O canto grave e com assobios curtos do cardeal é pura calmaria, por isso apaixonados por canto de pássaros acabam criando viveiros da espécie. Lembrando que viveiro de pássaros são liberados somente com autorização do IBAMA.

A origem do nome do cardeal é interessante! A espécie foi batizada assim por conta do vermelho em sua cabeça e a maneira como a cor desce para o pescoço, lembrando a roupa de um cardeal de Igreja. Esta é uma ave símbolo do Rio Grande do Sul que adora cantar em bando, os machos costumam fazer duetos incríveis.

Pássaro Curió

Conhecido por vários nomes, como papa-arroz e avinhado, o curió faz parte da rica fauna de pássaros brasileiros e se destaca por seu corpo preto com peito em tons de vinho. Seu nome no Tupi Guarani significa “Amigo dos Homens”.

Atualmente já foram identificados mais de 128 cantos diferentes do curió que são encontrados em diferentes regiões do país, entre eles, Praia Grande (no litoral paulista), Vi Vi Te Teu (Pernambuco) e Paracambi (Rio de Janeiro). A criação da espécie em cativeiro é autorizada somente com permissão do IBAMA.

Os cuidados com uma ave em casa são tão importantes quanto aqueles com qualquer outro bichinho de estimação. Ofereça agrados para ele, como alpiste e brinquedos – se for do interesse da espécie, dê uma boa ração, e marque consultas periódicas para verificar a saúde do seu passarinho.

Gostou desse conteúdo? Então leia mais sobre pássaros no nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Graziely Ramos disse:

    Tenho uma calopsita, o canto é lindo mesmo e ela fala algumas palavras também. Aqui ela fica solta durante o dia porque a casa tem redes de proteção, é uma graça vê-la livre.

  2. Jose Luis disse:

    Vc é linda e a calopsita…

Deixe o seu comentário