Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pombo transmite doença: biólogo explica quais os riscos a saúde dos humanos

Colaboração de Rayane dos Santos | Bióloga e especialista em aves e mamíferos   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
todo pombo transmite doença

Pombo transmite doença? A resposta é direta: sim! Na busca por ambientes com abrigo e alimentação, estas aves da espécie Columba livia podem ser encontradas em diversos espaços públicos das cidades, e caso não tenham sua população controlada esse animal pode transmitir diversas doenças, que trazem riscos para a saúde dos humanos. 

Para explicar mais sobre as doenças causadas por pombos, convidamos a bióloga Rayane Henriques que vai também falar sobre cuidados, ações preventivas, como evitar a superpopulação das aves e muito mais. Boa leitura!

Quais doenças podem ser transmitidas por pombos?

É verdade que pombo traz doenças, mas ainda sim esse é um tema que muitos desconhecem, principalmente sobre o quais são. Estima-se que os pombos podem transmitir em torno de 40 doenças. Dentre elas podemos destacar algumas que são mais comuns:

Salmonelose 

Doença infecciosa provocada pela bactéria Salmonella. A forma de contágio é através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. Então, quando as fezes secam e viram poeira, elas podem ser transportadas pelo vento, que ao entrar em contato com frutas e vegetais podem contaminar as pessoas, principalmente se não forem bem lavados.

Sintomas de salmonelose: de modo geral são gastrointestinais, ou seja, podem causar dores estomacais constantes, náuseas e vômitos, diarreia intensa e febre baixa.

O que fazer: Na maioria dos casos, o mais indicado é ficar de repouso, refeições leves e beber bastante água. Os efeitos da doença tendem a diminuir após 3 dias, porém, caso não melhore, procure um centro de atendimento médico para avaliar o quadro clínico. É comum nessas condições ser prescrito a administração de antibiótico e soro diretamente da veia para prevenir a desidratação.

Criptococose

Causada por fungos (Cryptococcus neoformans) que vivem em cascas de árvores, frutas secas ou solo, assim como nas fezes de aves contaminadas. Quando os esporos desse fungo são inalados pode comprometer o pulmão, atingir o sistema nervoso e até resultar em meningite. 

Sintomas de criptococose: o surgimento e intensidades dos sintomas causados pela doença variam de acordo com o sistema imunológico da pessoa. Mas, de modo geral, essa doença que pombo transmite pode apresentar sensação de falta de ar, espirros, coriza, fraqueza e dor pelo corpo todo.

O que fazer: O primeiro passo é confirmar o diagnóstico da doença, como os sintomas são semelhantes a outras doenças, é preciso ter a confirmação para seguir com o tratamento adequado. Sendo assim, procure um médico. Caso seja criptococose, o uso de antifúngicos como Anfotericina B ou Fluconazol são soluções medicamentosas comuns no tratamento.

Ornitose 

pombos transmitem doenças
Estima-se que os pombos podem transmitir em torno de 40 doenças.

Doença infecciosa provocada pela bactéria Chlamydia psittaci, através de contato com aves contaminadas ou com seus excrementos. A contaminação ao homem acontece pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos.

Sintomas de Ornitose: Nos humanos, a doença apresenta sinais que se assemelham à gripe ou à pneumonia, que pode começar com febre alta, dor de cabeça e tosse seca. Entre outras manifestações comuns, a pessoa também pode ter tosse, calafrios e dores musculares.

O que fazer: Orientado por médicos clínico geral ou infectologista, geralmente, em adultos, o tratamento é realizado com a ação de antibióticos. Nesse processo, é muito importante seguir com o uso do medicamento mesmo após o desaparecimento dos sintomas, isso porque bactéria pode se tornar resistente ao antibiótico.

Histoplasmose 

Ocasionada pelo fungo Histoplasma Capsulatum que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação se dá pela inalação dos esporos, que são células reprodutivas dos fungos.

Sintomas de Histoplasmose: Essa é uma doença bastante perigosa para a saúde dos humanos, pois ela tem a capacidade de evoluir e contaminar órgãos, como o pulmão, fígado e baço, o que pode ser fatal. O seus sintomas são comuns, o que acaba dificultando o diagnóstico mais preciso da doença. Os sinais mais comuns são: febre, dificuldade para respirar,cansaço excessivo e perda de peso. 

O que fazer: Após o diagnostico da doença, o tratamento é realizado por meio do uso de soluções antifúngicas, responsáveis por neutralizar o fungo e seus esporos progressivamente. Além disso, os medicamentos também ajudam a aliviar os sintomas causados pela doença, como a febre e as dores musculares.

Ainda sobre as doenças de pombos, Rayane Henriques reforça: “Algumas pesquisas mostram que os pombos podem transportar e espalhar gripe aviária. E, vale ressaltar que algumas doenças não são transmitidas somente aos seres humanos, mas também podem atingir os pets,” comentou.  

Nesse contexto, é fundamental contar com o suporte médico para diagnosticar se é caso de  o quanto antes x doença causada por pombos.

Existem medidas de controle para evitar a transmissão de “doenças de pombo”?

Columba livia
As fezes ressecadas dos pombos são um risco para os humanos.

Sim, existem ações preventivas que são fundamentais para inibir a superpopulação e doenças dos pombos, como: 

  • podemos acondicionar o lixo em sacos plásticos bem fechados e não deixar restos de alimentos expostos para que os pombos não se alimentem;
  • colocar telas em varandas e janelas;
  • vedar buracos ou vãos que possam servir de abrigo para construção de ninho;
  • utilizar luvas e máscaras quando for fazer higienização ou retirada de fezes de pombos;
  • retirar ovos ou ninhos para evitar a proliferação da espécie em locais urbanos.

“Como pombo traz doença, o controle da população da espécie é essencial, assim como para melhorar a qualidade de vida desses animais, pois, quando falamos em controle de população não estamos pensando em “exterminar a espécie”, mas sim de fazê-la procurar um local adequado para viver, com água e alimentação correta.” reforçou.

As fezes ressecadas dos pombos são um risco para os humanos?

Sim, como todo pombo transmite doença, as suas fezes (mesmo ressecadas) são perigosas para os humanos, é onde se encontram as bactérias ou fungos responsáveis pela transmissão de diversas zoonoses, ou seja, doenças passadas de animais para humanos.

doenças de pombos

Agora você sabe que pombo transmite doença e como é importante aplicar cuidados e ações preventivas para evitar tanto a superpopulação, como a proliferação dessas condições. 

Mas, lembre-se a ideia de que maus-tratos à espécie é a solução está errado. A ação adequada é diminuir as condições que favorecem a proliferação dos pombos. Saiba como espantar pombos, temos um guia completo com dicas e informações importantes. Confira! 

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Madalena Carneiro Borges Telles disse:

    Muito bom!

Deixe o seu comentário