Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual é o coletivo de formigas? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coletivo de formigas

As formigas são comprovadamente sociais e precisam trabalhar em grupo para viver. Esse estilo de sociedade é formado por uma divisão de tarefas e cooperação de cada inseto para formar uma colônia. Pensando nisso, você sabe qual é o coletivo de formigas?

A seguir, vamos explorar essa e outras curiosidades sobre as formigas. Então, se você quer saber mais sobre essas pequenas trabalhadoras, vai gostar das informações especiais que separamos. Confira!

7 curiosidades sobre formigas

1. Qual o coletivo de formigas?

Para referir-se a um conjunto de formigas, os termos corretos são: formigueiro, correição, carreiro e formigame.

Embora todos esses substantivos estejam corretos, a nomenclatura mais popular para definir o coletivo de formigas é o formigueiro.

No Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, o termo significa: “conjunto das formigas de um formigueiro”. Em outra consulta, a resposta é “grande quantidade de formigas”.

2. Quantas formigas existem no mundo?

Estima-se que existam cerca de 20 quatrilhões de formigas na Terra. Fazendo um paralelo, é como se houvesse 2,5 milhões de insetos para cada um de nós, humanos.

Distribuídas em todos os continentes, exceto nas regiões polares, há 18 mil espécies de formigas em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 2 mil tipos.

3. Qual é a formiga que tem veneno?

Com uma ampla variedade de espécies, é natural que existam alguns tipos de formigas venenosas, as principais são:

  • Formigas-cabo-verde (Paraponera clavata);
  • Formigas Bulldogs (Myrmecia spp.);
  • Formigas-de-fogo (Solenopsis richteri);
  • Formigas Africanas (Megaponera foetens).

4. Formiga-bala: o inseto com a picada mais dolorosa do mundo

formiga-bala
Formiga-bala (Paraponera clavata)

Você já ouviu falar sobre o “Índice de Schmidt”? Esse é um estudo criado pelo entomologista norte-americano Justin Schmidt, com o objetivo de criar uma escala de dor, que pode variar de 1 a 4, levando em consideração a duração e intensidade das picadas.

O entomologista Schmidt precisou receber aproximadamente 150 picadas de insetos para chegar a essa conclusão.

Como resultado, o Índice de Dor Schmidt definiu que a formiga-bala ocupa a primeira posição como a mordida mais dolorosa.

Além da dor, a picada dessa espécie pode causar retenção de líquidos, aumento da frequência cardíaca e sangue nas fezes.

5. A história das formigas é longa!

A Universidade de Harvard fez um estudo que revelou que as formigas estão na Terra desde o período Cretáceo, que ocorreu há mais de 130 milhões de anos. Portanto, os insetos passaram por diversas eras do planeta até os dias atuais.

6. Como funciona uma colônia de formigas?

A colônia é a sociedade das formigas, onde elas vivem, trabalham e se desenvolvem. Esses insetos são muito bem organizados, com cada indivíduo desempenhando uma função específica.

Além disso, existe uma hierarquia bem simples e muito bem definida. Geralmente, um formigueiro é dividido nas seguintes três castas:

Rainha

É a formiga responsável pela continuidade, pois são as únicas a reproduzir. Um formigueiro pode ter várias rainhas ou apenas uma, dependendo da espécie.

Geralmente, as formigas rainhas vivem até 500% mais do que as operárias, de 10 a 20 anos. Em algumas espécies, quando a rainha morre, se não houver uma sucessora, a colônia se desfaz lentamente.

Machos

A única função das formigas machos é copular com a rainha. Eles não trabalham e vivem, em média, por semanas ou anos, até que cumpram sua missão.

Operárias

As formigas operárias são todas fêmeas. Como os machos só surgem para reproduzir, são elas que cuidam de todas as principais tarefas da colônia.

Por exemplo, as atribuições vão desde procurar por comida, cuidar da rainha, das larvas, dos filhotes e da segurança do formigueiro.

7. Conseguem carregar um peso até 20 vezes maior que o próprio peso

conjunto de formigas
Além de conseguir pegar um peso maior que o seu próprio, as formigas também tem a capacidade de percorrer um quilômetro carregando o peso.

Sim, as formigas são capazes desta façanha. Com tamanho oscilando de 1,6mm a quase 5cm, dependendo da espécie, esses insetos possuem uma força incalculável, conseguindo carregar um peso até 20 vezes maior que o seu próprio.

De modo geral, a estrutura do seu esqueleto, com seis patas e a musculatura desenvolvida são fatores que contribuem para a distribuição do peso, o que permite às formigas terem essa habilidade.

Organização, respeito à hierarquia e trabalho em equipe. Realmente, as formigas são animais muito interessantes, não é mesmo?

Pronto, agora que você sabe qual é o coletivo de formigas e ainda ficou por dentro de algumas curiosidades sobre o mundo dos insetos. Se quiser saber mais, basta continuar a visita no Blog da Cobasi.. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário