Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de formigas: conheça mais sobre esses insetos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tipos de formigas

Basta deixar algum alimento doce aberto e pronto, as formigas já aparecem. No entanto, você sabia que há diferentes tipos de formigas?

Então, vamos conhecer alguns tipos desse inseto. Continue a leitura!

Um formigueiro de informações

As formigas são conhecidas por ser um dos insetos que vivem em sociedade.

Pelo mundo, cerca de 18.000 espécies de formigas são conhecidas. No Brasil, podem ser encontradas aproximadamente 2.000 espécies. A formiga-fantasma, a formiga-de-fogo e a formiga-faraó, por exemplo, são as mais comuns de se achar pelo país.

Além disso, as formigas se dividem em obrigações para que tudo no formigueiro ocorra bem. Esse inseto costuma trabalhar em grupo. Por isso, é comum encontrar várias na sua casa.

No entanto, mesmo que algumas formigas sejam inofensivas, outras podem ser perigosas.

Então, que tal conhecer alguns tipos de formiga? Assim, não precisará se preocupar tanto caso veja uma em sua casa.

Tipos de formigas domésticas

Primeiramente, vamos conhecer as formigas que costumam ser encontradas em casa.

A formiga-de-fogo gosta de se alimentar de baratas e insetos menores. Além disso, ela é atraída pela carne e também por óleo. Porém, tenha cuidado com ela. Essa formiga possui um ferrão no abdômen. Ao picar, a pessoa sente uma ardência e queimação na região afetada.

Outra que é comum de se encontrar em casas são as formigas carpinteiras. Essa formiga constrói seu formigueiro em locais de madeira. Por esse motivo, é possível encontrá-la em móveis, portas ou janelas.

Normalmente, as formigas carpinteiras gostam de alimentos doces. Então, caso veja essa formiga preta com manchas marrons pela casa, tampe bem recipientes de comida.

Tipos de formigas venenosas

Tipos de formigas

Não se deixe enganar pelos 25 mm de tamanho da formiga-cabo-verde. A picada dela é conhecida por causar uma dor que dura por horas. Normalmente, ela costuma habita florestas tropicais do sul.

Outro tipo de formiga para se ter cuidado é a formiga bulldog. Seu comprimento pode chegar até os 40 mm. Além disso, esse inseto de cor avermelhada possui um ferrão com um veneno bem poderoso. Ela se localiza na Austrália e Tasmânia.

Outra informação sobre a formiga bulldog é o uso do veneno na hora de caçar ou se proteger. Mesmo com seu pequeno tamanho, essa formiga pode causar inchaço, febre e irritação em quem é picado.

Tipos de formigas pequenas 

Já entre as formigas pequenas, temos a formiga-faraó. Com apenas 2 mm de altura, esse inseto pode ter uma cor amarela ou marrom-claro.

Por seu tamanho, pode ser difícil tentar se livrar dessas invasoras. Normalmente, elas gostam de se instalar em locais pequenos. Espaços entre azulejos, frestas de portas e buracos podem virar o local de habitação dessa formiga.

Além disso, a formiga-faraó adora um doce. Então, caso sua dispensa possua muitos alimentos açucarados, essa formiga pode marcar presença.

Outra que pode te surpreender pelo tamanho é a formiga-argentina, com seus 3 mm de comprimento. Com uma cor castanho, essa formiga possui a mandíbula amarela. Seu formigueiro costuma ser feito em locais úmidos.

No entanto, ela é um inseto considerado uma praga por afetar plantações. Além disso, como gostam de se alimentar de pão, frutas e doces, casas residenciais também podem se tornar o habitat da formiga-argentina.

Tipos de formigas grandes

No quesito tamanho, a formiga gigante nos surpreende. Afinal, com seus 4 cm de comprimento, esse inseto pode chamar muito a atenção. Seu corpo é preto, acompanhado de faixas na cor marrom no abdômen.

Seu ferrão tem um veneno que utiliza para caçar alimentos. Como a formiga gigante é carnívora, ela pode comer insetos e pequenos lagartos.

Por fim, temos a formiga Dorylus wilverthi. Medindo cerca de 5 cm, esse inseto é encontrado em regiões da África.

No entanto, não importa o tamanho. Em certos casos, as formigas podem ser um incômodo para quem quer cultivar um jardim ou manter a casa longe de insetos.

Então, para evitar que esse animal destrua suas plantações ou faça um rastro no seu pote de açúcar, aqui vão algumas dicas de como se livrar delas.

Utilize inseticida contra formigas. Com isso, será possível afastar esse inseto, sem afetar demais suas plantas. Produtos para controle de praga também são uma boa opção para grandes espaços.

Além disso, mantenha locais escuros e úmidos sempre limpos. Dispensas e potes de comida sempre devem estar limpos. Assim, você evita atrair elas para sua cozinha.

Caso sua casa tenha pequenos buracos, tampe-os para evitar que as formigas ocupem esse espaço. Dessa forma, você pode expulsar essas visitantes indesejadas de sua casa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário