Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Veneno para cupim: o que você precisa saber

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Veneno para cupim: o que você precisa saber

O veneno para cupim é uma maneira eficaz e simples de manter seus móveis e outros itens de madeira tratados e protegidos, sem precisar chamar uma empresa especializada em dedetização.

O veneno para cupim pode ser aplicado tanto para eliminar infestações que já estejam em andamento, quanto para proteger seus móveis, objetos e utensílios de madeira desses insetos indesejados.

Nesse artigo, vamos falar mais sobre o veneno para cupim e o que você precisa saber para começar a usar já na sua casa.

O que avaliar antes de usar veneno para cupim

O que avaliar antes de usar veneno para cupim

Para conseguir atacar o problema, o primeiro passo é identificar se você já tem uma infestação de cupins na sua casa ou se o veneno para cupim vai agir preventivamente e proteger seu lar dessa praga.

Existem alguns indícios de que os cupins estão presentes: pequenas asas caídas pelo chão, furinhos nos objetos de madeira, batentes de portas e janelas, assoalhos e pisos, e um pozinho bem fino, ou até mais granulado, próximo de onde estão esses furinhos. O som de oco ao dar pequenas batidas na superfície de madeira também ajuda a identificar se os cupins estão presentes ou não.

Se você notar uma ou mais dessas evidências na sua casa, é sinal de que os cupins já estão instalados. Eles podem estar em maior ou menor grau, mas ainda não é tarde para usar o veneno para cupim, desde que você faça isso corretamente.

Como escolher o veneno para cupim

As orientações para aplicação do veneno para cupim vão depender do modelo escolhido por você, que também está diretamente relacionado ao estado geral da madeira que você quer tratar ou proteger. Atualmente, estão disponíveis no mercado modalidades de veneno para cupim em forma de líquido e de aerossol.

Tanto o veneno para cupim líquido quanto o aerossol podem ser utilizados nos casos em que a infestação for de leve a mediana. Os furinhos na madeira devem ser utilizados para inserir a agulha de aplicação do veneno para cupim, tornando possível a injeção do produto no interior da madeira.

Já o veneno para cupim líquido pode ser utilizado para aplicações com auxílio de pincel e também para a imersão de peças de madeira muito comprometidas. Nesse caso, deve ser providenciado um recipiente grande o bastante para comportar a peça de madeira e também o volume líquido do veneno para cupim.

Como aumentar os efeitos do veneno para cupim

Como aumentar os efeitos do veneno para cupim

Uma das principais medidas para tornar o veneno para cupim mais eficaz é remover as camadas de verniz, tinta e cera que costumam ser utilizados nas superfícies de madeira. Esses produtos podem atuar como uma barreira ao veneno para cupim, tornando sua atuação mais difícil e menos duradoura.

Por isso, antes de fazer uso do veneno para cupim, utilize uma lixa na madeira onde será feita a aplicação. Se preferir, você também pode utilizar um produto removedor específico para o verniz ou tinta que está aplicada na madeira. Não esqueça de deixar secar muito bem antes de utilizar o veneno para cupim.

Caso você não queira ou não possa fazer a remoção dos produtos aplicados sobre a madeira que precisa ser tratada com veneno para cupim, utilize os próprios furinhos deixados na madeira pelo inseto para fazer a injeção do veneno para cupim no interior da madeira.

fique atento, pois a umidade na madeira também pode prejudicar os bons resultados do veneno para cupim. Por isso, caso vá fazer o tratamento em uma peça que fica exposta ao tempo, no quintal ou no jardim da casa, por exemplo, deixe essa madeira totalmente protegida do tempo até que esteja bem seca, e só então dê início à aplicação do veneno para cupim.

Cuidados para uso de veneno para cupim

Como qualquer substância química, é preciso tomar bastante cuidado com animais de estimação e crianças quando for utilizar o veneno para cupim. Procure deixar o ambiente bem arejado, utilize luvas impermeáveis e não faça a inalação direta do produto.

Não permita que o veneno para cupim entre em contato com seus olhos, boca ou nariz, e lave bem as mãos e utensílios quando terminar os procedimentos. Em caso de acidentes ou emergência, procure imediatamente ajuda médica.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. joa de moura disse:

    bom dia.. gostei da explicação sobre o cupim.. tenho esse problema em madeiras e no telhado aqui em casa.. gostaria que me indicasse uma marca do veneno pra cupim eficaz pra usar com auxilio de pincel ou brocha. Valeu obg.

Deixe o seu comentário