Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aranha de jardim: venenosa ou inofensiva?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Aranha de jardim em vidro

Quem tem jardim em casa pode aproveitar muita cor e vida, mas também precisa lidar com vários bichinhos. É o caso da aranha de jardim! Também chamada de aranha de grama ou tarântula, ela pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil. Suas 8 patas e muitos olhos são um pouco assustadores, mas será que ela é perigosa?

A aranha de jardim é venenosa?

Sim! A tarântula possui veneno com ação proteolítica, ou seja, pode levar a área à necrose. No entanto, não se preocupe, porque esse veneno não costuma causar danos ao ser humano. Apesar da picada ser dolorida, causar vermelhidão e um pouco de inchaço, os sintomas passarão logo. Além disso, a aranha de jardim não é agressiva, ou seja, dificilmente ela atacará.

Entretanto, pessoas alérgicas podem ter reações um pouco maiores, mas nada que preocupe. Na dúvida, procure um médico! A dica é capturar o aracnídeo e leva-lo com você para o hospital avaliar.

Como identificar uma aranha de jardim?

Os machos da aranha de jardim medem entre 3 e 5 centímetros. Já as fêmeas podem chegar até aos 8 centímetros de envergadura. As cores podem variar entre marrom-claro, marrom-escuro e acinzentado. O que é comum em todas elas, é o desenho em formato de flecha na cor preta na sua parte superior, ou seja, seu abdômen.

Assim fica mais fácil identifica-las, não é mesmo?! Além disso, elas possuem manchas pretas na cabeça e no tórax.

Características dessa tarântula

Além das características físicas, o comportamento nos ajuda a identificar a aranha de jardim. Elas não constroem teias, por isso são encontradas no solo e, é claro, no jardim! Suas tocas são feitas de fios de seda e folhas secas e costumam ficar em locais baixos.

Um bichinho tão pequenininho deve correr muitos riscos caminhando por aí, não é mesmo? É por isso mesmo que elas são extremamente ágeis e se movimentam rapidamente. Agitadas, costumam fugir quando aparecemos.

Além disso tudo, as aranhas de jardim ainda são caçadoras! Inclusive, sua habilidade em pegar presas, deu um apelido assustador para ela: aranha-lobo. Grilos, baratas e moscas são seus pratos principais favoritos.

Como eliminar as aranhas de jardim

Apesar de um pouco assustadoras, o ideal é não eliminar esses pequenos aracnídeos. Conviver pacificamente com elas é a melhor forma de se proteger e manter o equilíbrio do ambiente.

Como mencionamos acima, ela se alimenta de insetos e colabora para manter a saúde do ecossistema e também das suas plantas. Entretanto, se esse bichinhos estiverem ultrapassando as barreiras do seu jardim e invadindo a sua casa, existem alguns métodos de afastá-los. Fizemos uma lista para você:

– Mantenha a casa limpa e aromatizada;

– Aplique sprays repelentes de aranhas e de insetos que as atraem;

– Evite rachaduras e outros problemas estruturais

– Faça a manutenção de vasos e cachepôs

Agora que você já sabe identificar a aranha de jardim e também que ela não é muito perigosa, que tal algumas dicas para cuidar do seu jardim? Confira nossa seleção de posts!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Aildison Bispo disse:

    Boa explicação

  2. Sr. Machado disse:

    Boa explicação. Porém, mesmo dando sintomas leves, é perigosa sim. A jamais que pessoas que tem alergia. Dando qual quer sintoma é perigosa sim.

  3. Gabriela disse:

    Olá, gostaria de saber se a aranha de jardim atacaria coelho ou jabuti?

    • Cobasi disse:

      Oi Gabriela, como vai? A aranha de jardim mede aproximadamente 3 e 5 centímetros elas mantem o ambiente em equilíbrio, com isso são inofensivas:)

  4. Como fica o local da picada ,meu filho está com um furinho e inchado e não sabemos oque e disse:

    Pois ele estava brincando na grama e não sentiu picar nada ,depois a noite eu vi um furinho e inchado

    • Cobasi disse:

      Oi Tatiane, como vai? Fique de olho nos sinais da saúde do seu pet, e qualquer comportamento estranho faça uma visita ao medico-veterinário 🙂

  5. luiz fernando disse:

    fui picado por essa aranha na panturrilha no dia 08/04/23 se tivesse como mandaria foto de como esta a região da picada e como está o inchaço da panturrilha e do pé sem falar na dor que agora depois de remédios aliviou muito….

  6. Elizabeth disse:

    Adorei as dicas ! Eu encontrei uma em casa e coloquei ela no aquário

Deixe o seu comentário