Como cuidar de orquídea?

Compartilhar:


como cuidar de orquídea em apartamento

Você já deve ter se perguntado como cuidar de orquídea ao ver aquela bela flor nas nossas lojas físicas, não é mesmo?! No total, são mais de 50 mil espécies espalhadas pelo mundo, e vários mitos e verdades as acompanham por aí, incertezas que prejudicam nos cuidados necessários com a planta.

Aprenda através das dicas qual a melhor forma de cuidar das espécies mais conhecidas de orquídea, recomendações de rega e como a escolha do vaso impacta na saúde da planta.

Dicas de como cuidar de orquídea em cada ambiente

As pessoas que procuram uma orquídea fácil de cuidar, podem escolher a Phalaenopsis, uma espécie que gosta de sombra, sol moderado e se acostuma facilmente com ambientes internos, como apartamentos.

Por outro lado, a Clateia, cientificamente batizada como Cattleya labiata, é uma espécie que adora sol e inclusive faz sucesso no Nordeste! Ela precisa de iluminação direta pela manhã e o melhor vaso para orquídea são os com buracos, ideais para a drenagem constante do excesso de líquido.

Lembre-se que estas espécies possuem suas variações, então você encontra mais de uma Phalaenopsis e outras Clatteyas.

Quantas vezes devo regar as orquídeas?

Engano seu pensar que orquídea não gosta de água! Existem espécies que não precisam de uma rega constante, e de fato, no outono e inverno a frequência cai para uma vez na semana.

De qualquer forma, o melhor amigo de um dono de orquídea é o tato, inserindo o dedo 2 cm abaixo do substrato. Você deve estar sempre de olho na umidade da terra, é ela que vai indicar se a planta precisa de água ou não.

Considerando que o Brasil é um país quente, a rega costuma acontecer a cada 4 dias ou menos.

Tipos de vasos para orquídea

dicas para cuidar de orquidea

Um ponto importante para manter estas plantinhas saudáveis e bonitas é o vaso. O mais indicado é aquele que possui os furos no fundo, que auxiliam no escoamento da água.

Os vasos de plástico para orquídea podem ser usados dentro de cachepot e decorados  com pedrinhas, musgos e outros ornamentos. O vaso de vidro não é indicado para quem está começando a plantar orquídeas, pois o líquido fica parado na base. Uma maneira de resolver o problema é tombá-lo para escoar a água.

O vaso de barro para orquídeas é o melhor para usar com substratos que têm baixa retenção de água, sem contar que ajudam na troca de líquido entre a terra e o ambiente externo.

Como cuidar de orquídeas para dar flores?

Cada espécie tem o seu tempo e melhor época de floreio, se você sabe como cuidar de orquídea, com certeza as chances das flores aparecerem vão aumentar.

Mesmo assim, invista em adubos e fertilizantes para repor os nutrientes das plantas e garantir que elas estão recebendo o necessário para continuarem se desenvolvendo. O NPK é um dos mais usados, mas existem receitas específicas para orquídeas.

De qualquer forma, é impossível ignorar as características da espécie que você tem em casa, por isso leia tudo a respeito dela para oferecer qualidade de vida, acertar nas regas, ventilação e iluminação.

Agora você já avançou algumas casas na habilidade de como cuidar de orquídea! Esta é uma florzinha que encanta brasileiros de todas as regiões e deixa qualquer cômodo ou jardim mais bonito.

Veja mais dicas de cuidados com orquídeas no nosso canal no YouTube:


Confira outros conteúdos sobre jardinagem no blog. Por qual leitura quer começar?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Maria imaculada da conceição ferreira disse:

    Sou nova não sei mexer com elas estou buscando o aprendi isso na internet.obrigada

Deixe o seu comentário