Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como acabar com formigas no jardim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como acabar com formigas no jardim

Após cuidar bem das plantas, oferecendo adubo ao solo e tendo uma boa irrigação, alguns pequenos intrusos podem aparecer no seu jardim. Para que todo seu esforço com a sua plantação não seja em vão, vem com a gente aprender a como acabar com formigas no jardim de uma maneira prática e fácil.

Seguindo as nossas dicas, você poderá se livrar das formigas de um jeito que não vai prejudicar suas plantas e nem agredir o solo.

Presença de formigas no jardim

Primeiro, é importante que você saiba que não são todos os tipos de formigas que costumam atacar plantas. As espécies mais comuns que se pode encontrar em um jardim são a Saúva e a Quenquém.

Essas duas espécies são conhecidas por serem formigas-cortadeiras, ou seja, elas cortam pedaços das plantas e levam para dentro do formigueiro.

Quando se encontram no jardim, essas formigas aproveitam bem a vegetação do local. Normalmente, esses insetos costumam afetar o caules das plantas, colmos, flores, folhas, frutos e até mesmo as raízes.

Por isso, caso você repare que suas plantas estão com pequenos cortes cerrados ou faltando pedaços, saiba que seu jardim pode estar sendo afetado por formigas.

No entanto, diferente do que algumas pessoas pensam, as formigas não comem plantas.

Na verdade, quando estão levando alimento para dentro do formigueiro, as formigas dão as plantas para uma espécie de fungo que habita o local. Esse fungo se desenvolve e em sequência, as formigas se alimentam dele.

Porém, com esse ciclo da alimentação desses insetos, seu jardim fica afetado. As formigas são responsáveis pelo enfraquecimento das plantas, tombamentos, mortes repentinas da vegetação e até mesmo o apodrecimento de ramosqueda de flores e frutos.

Contudo, se você quiser afastar as formigas das plantas e deixar seu jardim livre delas, saiba que isso é possível.

Como eliminar formigas do jardim

Como acabar com formigas no jardim

Para acabar com as formigas nas plantas, você pode optar por algumas opções. 

Mas antes que você comece a fazer barreiras em todo seu jardim, é importante encontrar a origem desse mal. 

Se o seu jardim está sendo afetado pelas formigas saúvas, comece a reparar e seguir a trilha de pequenos vegetais que elas costumam deixar. Dessa forma, fica mais fácil encontrar a colônia delas.

Já a formiga quenquém costuma pegar alimentos a noite. Portanto, tenha atenção nas suas plantas no período noturno para tentar localizar esses insetos.  

Logo após encontrar as culpadas pela depredação do seu jardim, vamos ao trabalho.

Plantas repelentes

Essa é uma das formas mais naturais e menos invasivas para eliminar formigas do jardim. Plantas como Cravo-da-índia, eucalipto, hortelã e poejo são boas opções para inserir no meio da sua plantação, afastando esses visitantes indesejados.

Veneno para formiga de jardim

Uma outra opção para as plantas que estejam sofrendo demais com o ataque desses invasores. Você pode utilizar iscas formicidas e inseticidas em pó. 

Essa forma é a mais comum para ser utilizada no jardim, além de ser produtos desenvolvidos para afetar o mínimo possível suas plantas.

No entanto, para aplicar a isca para formigas não faça isso em dias de chuva. Opte por inserir o veneno no início da manhã ou final do dia. Encontre as trilhas deixadas pelas formigas e insira a isca sobre elas. 

Prevenção de formigas

Se desejar uma opção de como acabar com as formigas nas plantas antes de virar um problema maior, a melhor forma é dificultando o processo de desenvolvimento delas

Sempre deixe seu jardim limpo, principalmente nas pequenas rachaduras e espaço entre pedras. Normalmente, esses locais são favoráveis para a instalação de colônias de formigas. 

Outra opção é inserir gergelim próximo do formigueiro.  Como ele é tóxico para o fungo que as formigas consomem, você elimina a principal fonte de alimento desse inseto. Dessa forma, elas irão se afastar e procurar outro local para se desenvolverem.

Viu como é possível eliminar as formigas do jardim sem precisar retirar toda a vegetação do local ou sem inserir diversas telas de proteção?

Dessa forma, você cuida bem das suas plantas e permite que elas se desenvolvam bem.

E para manter o seu jardim ainda mais bonito e chamativo, que tal acessar nossos demais conteúdos para conhecer outras dicas:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Elizabete Silva disse:

    Moro no Sertão (lugar quente) Pernambuco, tenho um jardim com grama. Quero plantar flores, que tipo você me recomendaria? Bom dia!!

Deixe o seu comentário