Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar cravo da índia?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar cravo da índia?

Antigamente, quem soubesse como plantar cravo da Índia poderia se tornar uma das pessoas mais ricas do mundo. Essa florzinha já foi a especiaria mais cobiçada entre os povos da Europa, Ásia e África. Uma pepita de meio quilo de ouro, por exemplo, compraria pouco mais do que 70 kg de cravo da Índia no século XVI.

A história do cravo da Índia

Como esses temperos valiam uma fortuna, os comerciantes jamais revelavam de onde eles vinham. Mas apesar do nome, o cravo da Índia na verdade é uma árvore nativa da Indonésia, mais especificamente das Ilhas Molucas. Essas ilhas, por sinal, já foram conhecidas como as ilhas das especiarias. Isso porque além do cravo da índia, lá também era a única região do planeta onde crescia a noz moscada. 

Com a expansão marítima dos países europeus, as ilhas eventualmente foram descobertas e as plantas ganharam o mundo. As condições ideais de cultivo são aquelas semelhantes às das Ilhas Molucas, ou seja, bosques úmidos tropicais.

Mas não desanime, hoje tem como plantar cravo da índia em quase qualquer lugar. É um cultivo lento e que exige cuidados. Se tudo der certo, os primeiros botões de cravo da índia só aparecerão 6 anos depois da semeadura. E quando bem cuidada, essa árvore consegue viver bem mais que 100 anos!

Afinal, como plantar cravo da Índia?

Estamos falando de uma árvore que pode chegar a ter 15 metros de altura! Isso quer dizer que esta planta vai precisar de espaço para as raízes. Ou seja, o ideal é o plantio do cravo da Índia em pomares ou quintais, onde o solo tenha uma profundidade maior.

O solo ideal é argiloso e fértil. Garanta um substrato rico em matéria orgânica, leve e com ph neutro para o melhor desenvolvimento de sua planta. E não se esqueça do sol! Esta é uma planta tropical, por isso ela adora sol e regas generosas.

Como plantar cravo da Índia é algo bastante demorado, o mais divertido é começar desde a semente. As sementes devem ser compradas em lojas especializadas, já que o período para uma boa germinação é de até 2 meses depois de colhidas.

Prepare um substrato simples e esterilizado para germinar as sementes. Quando as mudas atingirem 30 cm já pode transplantar para o local definitivo. E apesar de o ideal serem terrenos com profundidade, o cravo da Índia pode ser plantado em vasos sim!

Dicas extras

Escolha vasos largos e resistentes. Lembre sempre de que você está cultivando uma árvore robusta que pode chegar a ter o mesmo tamanho que um prédio de 5 andares. Para plantar em vasos, faça a manutenção do crescimento com podas regulares.

Os cravos da índia, na verdade, são os botões das flores da árvore. Eles são colhidos antes de desabrochar e depois colocados para secar ao sol. Por isso, daqui a seis anos, lembre-se que a hora certa de colher os botões é antes deles ficarem muito vermelhos. Se você cuidar bem da sua plantinha poderá ter até 100 anos de estoque desse delicado condimento que já foi o segredo mais valioso do mundo.

Gostou de saber como plantar cravo da Índia? Confira mais dicas de jardinagem em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Anderson Teodoro Soares disse:

    Muito interessante as informações sobre a origem,história e cultivo do cravo da Índia

Deixe o seu comentário