Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como espantar pombos? Aprenda seis técnicas para afastar esses pássaros

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Diversas pessoas buscam as mais diferentes formas de como espantar pombos, pois têm medo de se contagiar com as doenças transmitidas por esses animais.

Essas aves estão em quase todos os lugares, como os centros de cidades e parques, e são responsáveis pela transmissão de diversas zoonoses, ou seja, doenças passadas de animais para humanos.

Portanto, para explicar mais sobre como afastar pombos, vamos mostrar a importância dos cuidados e desmistificar a ideia de que maus-tratos à espécie é a solução. Quer saber mais? Então, confira abaixo o guia que montamos com as melhores dicas de como espantar pombos. Boa leitura!

Pombos causam riscos para a saúde humana: verdade ou mito?

Verdade! Os pombos (Columba livia) trazem riscos para a saúde dos humanos. Então, é muito importante entender quais os cuidados são necessários para reduzir os impactos causados por essas aves.

pombos em parque

Proliferação

Considerados ‘ratos que voam’, os pombos fazem parte da categoria de pragas urbanas. Isso acontece, por uma série de fatores, como por exemplo, ser uma espécie que procria com rapidez. A fêmea põe até dois ovos por mês, com média de 2 a 3 deposições por ano.

No verão, o ciclo reprodutivo dos pombos urbanos tende a ser mais intenso. São 17 a 18 dias para que os ovos possam eclodir e 40 dias para os filhotes ganharem penas. Ou seja, sua proliferação é alta, tendo em vista que não existem predadores naturais dos pombos nas cidades brasileiras.

Alimentação

A sua base alimentar são grãos e insetos, encontrados na natureza. Mas, na região urbana, os pombos costumam se alimentar de pequenos bichinhos e restos de comida em zonas insalubres, como latas de lixo. É, justamente, a alimentação inadequada que torna o pombo mais suscetível a fungos, germes e outras infecções que prejudicam a saúde.

Quais são as doenças causadas por pombas?

Como dito anteriormente, os pombos são transmissores de algumas zoonoses, entre elas, está a criptococose. Conhecida como a “doença do pombo”, essa infecção é causada por fungos que se reproduzem nas fezes das pombas e em árvores ocas.

Quando esses fungos são inalados, eles se alojam no pulmão e de lá migram para o sistema nervoso central. A criptococose pode resultar numa meningite. Os sintomas são parecidos com os de uma gripe, como febre, dor de cabeça e tonturas.

Já foram registradas ao menos 57 doenças relacionadas aos pombos, entre as principais estão:

  • Salmonelose: bacteria Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar, vômito, febre e diarreia;
  • Ornitose: doença infecciosa provocada pela bactéria Chlamydia psittaci. Costuma provocar sintomas como febre, arrepios, tosse e perda de apetite.
  • Histoplasmose: infecção fúngica sistêmica, similar à gripe, mas desencadeada por fungos. É causada pela inalação de esporos, as células reprodutoras dos parasitas.

É necessário diminuir as condições que favores a proliferação dos pombos

saiba como espantar pombos da sua casa

Os pombos precisam de ‘4 As’ para sobreviver e se reproduzir: água, alimento, acesso e abrigo. Então, são condições que podem ser controladas e que ajudam a evitar a proliferação da ave. Sendo assim, não alimentar com restos orgânicos ou jogar lixo na rua já contribui para  afastar os pombos. Confira mais dicas!

Como espantar pombos

Os médicos-veterinários explicam que a contaminação acontece, principalmente, pelo contato com as fezes do animal. Assim, é necessário fazer a limpeza correta das fezes, pois ao secarem podem virar pó e são inaladas por humanos. Por isso, os especialistas recomendam usar uma proteção nasal e água clorada para fazer higienizar o local.

Existem algumas técnicas simples para quem deseja saber como espantar pombos do telhado e de outros ambientes. Conheça seis delas abaixo e fique livre desses animais.

Use rede anti pombos

Essas redes são feitas de nylon e você pode usar para cercar a sua janela ou varanda, impedindo a passagem dos pombos para dentro. Há diversos modelos, alguns são fixados na estrutura com ganchos e outros são apenas colados. 

Os pombos são aves que possuem um padrão de comportamento, ou seja, repetem os mesmos hábitos. Assim, ao impedir a sua passagem num determinado lugar, por um determinado período de tempo, você estará mudando os hábitos dos pombos. Então, depois de um tempo, até poderá remover a rede de proteção. 

Utilize refletores

Quando o sol bate em uma superfície refletora, forma um efeito de prisma que incomoda a visão das aves. Para esse efeito você pode usar fitas refletoras, balões metalizados ou CDs antigos.  É importante lembrar que esse método funcionará de dia, enquanto houver luz solar, sendo ineficaz de noite. Nesses casos, use refletores ou posicione luzes que refletem nas fitas, balões ou CDs. 

Faça superfícies inclinadas

Grades ou parapeitos inclinados em 45º podem ser uma ótima maneira de espantar os pombos. Essas aves não se sentem confortáveis pousando em lugares inclinados e irão procurar outro imóvel.

Obstrua o lugar

Como espantar pombos

Como dito anteriormente, os pombos são aves de hábitos, então se você dificultar o pouso deles ou utilizar objetos onde eles costumam sentar, provavelmente eles irão para outro lugar. Para realizar a obstrução você pode usar espetos, espículas e outros objetos. 

Como espantar pombos: utilize repelentes

Outra dica de como afastar pombos do telhado, casa ou jardim são os repelentes. Estes podem ser encontrados na opção líquida e gel. Os repelentes geralmente são feitos à base de plantas, não sendo tóxicos para humanos ou animais. Além disso, eles apenas exalam um cheiro que irrita o olfato das aves, não as prejudicando de nenhuma forma.

Coloque estátuas de predadores nas varandas e janelas

Utilizar estátuas de predadores é uma maneira de espantar pombos com baixo custo e que não impacta a saúde dessas aves. As estátuas são encontradas no mercado em diversos modelos e as mais usadas são de falcões, corujas e águias.

Elas devem ser posicionadas perto de onde os pombos costumam pousar, além disso devem ser trocadas de lugar com frequência, pois os pombos podem perceber que não se trata de um predador real e voltam a te incomodar.

Como prevenir o surgimento de pombos?

pombos comendo pão na rua

Para evitar a presença constante de pombos em sua casa e quintal, alguns hábitos devem ser adquiridos, como:

  • Não alimentar as aves: elas irão se acostumar a receber o alimento, se instalando em sua casa.
  • Evitar deixar as lixeiras abertas: Caso as lixeiras fiquem abertas, as pombas poderão encontrar restos de alimentos, assim, podem voltar a aparecer para se alimentar.
  • Não deixar comida exposta em lugares abertos: Evite deixar restos de alimentos na mesa ou no chão. 

Portanto, evite que os potes de ração do seu pet não fiquem em lugares abertos e desprotegidos, pois as pombas poderão se alimentar dessa forma. Além de entender que a sua casa é um lugar com comida fácil.

Como espantar pombos sem agredir o meio ambiente?

Infelizmente, muitas pessoas acham que o controle de pombos está machucando-os. Não é assim. Inclusive, a Lei Nº 9605/98, proíbe qualquer movimento de captura e abate de animais. Então, não é porque os pombos podem transmitir doenças que está liberado praticar qualquer tipo de maus-tratos com esses animais.

Eles são protegidos pela Legislação e pela Instrução Normativa 141, do Ibama, leis responsáveis por proibir ações de maus-tratos e caça de animais silvestres. Por isso, o mais indicado para evitar a transmissão de doenças é não alimentá-los, como também:

  • não criar ambientes que proporcionem essa condição nas cidades;
  • restringir o acesso aos locais de pouso das aves;
  • bloquear ambientes com oportunidades para abrigos e ninhos.
como espantar pombos

Agora, você já conhece um pouco mais sobre como afastar os pombos de uma forma mais humana, sem ferir a natureza. Continue visitando o nosso blog e confira tudo sobre aves, cachorros, pets, plantas e muito mais. Se preferir, visite nossas lojas físicas com colaboradores especializados que te esperam para tirar dúvidas. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Francilene W Silva disse:

    Moro em condomínio fechado de casas, não tenho bicho de estimação, não deixo comida no quintal, mas infelizmente é um sobrado triplex, e elas ficam em cima do telhado. Saem de cima do meu sobrado e vão para o outro, e assim sucessivamente. Ninguém tem hábito de apresentá-los. É um verdadeiro tormento com a sujeira de fezes e penas deles.

    • Isaac disse:

      Moro em casa e tenho quintal grande , arvores e telhados.
      Sabia que o predio ao lado havia presença de pombos. De repente passaram a invadir meu espaço.

  2. Marilene wuensch disse:

    Estamos lutando para nos ver livre desse pombos! A sujeira e imensa mesmo

  3. Terezinha disse:

    As pombas de um tempo pra cá começaram entrar no telhado levando muitos gravetos prata fazer ninho e com isto entupindo a saída de água e causando goteiras. Elas deslocam as telhas.

  4. Elizabeth Pestana disse:

    Elas são transmissoras de doenças. Já usei quase todas as técnicas, mas elas são inteligentes, rapidamente elas percebem os truques e tornam a frequentar o quintal. Vi na internet uma gaiola, custa uns 300,00. Vou tentar. Tem pessoas que comem pombos como se come codorna.

  5. Fernanda disse:

    Tenho 3 crianças meus filhos de 12 e 8 anos nem podem mais brincar no quintal por conta dos coco de pombo tenho uma bb de apenas 1 mês e 5 dias estou apavorada pq tem muitos pompos no meu telhado mau consigo dormir com a zona q os pompos fazem já tentei de tudo q vi no YouTube ou no Google e os pombos não saem já liguei no controle de zoonoses eles falam q não podem fazer nada e orienta para q não coloquem veneno para não matar as aves falaram para q trocassem o telhado da casa moro de aluguel o telhado da casa é novo foi trocado justamente por conta dos pompos os donos da minha casa não sabe mais nem oq fazer um antigo inquilino do meu quintal morreu com a doença do pompo e mesmo assim eles não querem saber aq não deixamos restos de comida nem ração fácil pq eles são oportunos e não aguentam ver comidas.
    Alguém poderia me ajudar com alguma dica q funcione pra essas aves sumirem

  6. Já fiz de tudo para afastar os pombos e nada dá certo...tenho crianças em casa e na minha casa não tem nada de sujo...dó as fases dos pombos e penas disse:

    Quero acabar com os pombos nas minhas calhas e telhado

  7. Mara disse:

    Também estamos sofrendo com o quintal sujo o tempo todo. Já usamos barreiras, já usamos repelentes de dois fornecedores diferentes, não deixo ração nem água , não tenho abrigo (mas o vizinho idoso tem e fornece alimento). Vamos tentar um repelente solar ultrassonico que repele pombos e outros animais. Estamos cansados.

  8. Marcia disse:

    No forro da minha casa está cheio de morcegos já tentamos várias maneiras de tirar eles , já colocamos rede para evitar que entrem , já colocamos passarinheiros já colocamos veneno e não conseguimos eliminar.oque poderíamos fazer para eliminar eles fazem muita sujeira e barulho

  9. Carmem disse:

    É terrível ela entra embaixo do telhado

  10. Sílvio Mattos de Castro disse:

    Senhores: pouco ajudou suas informações, moro em apartamento e no telhado do prédio ao lado tem muitos pombos. Gostaria de saber se o repelente eletrônico é mesmo eficaz para que os pombos vão embora do local que tem nos incomodados,

    • Cobasi disse:

      Entendo sua preocupação com os pombos. Repelentes eletrônicos podem variar em eficácia. Eles emitem sons que afastam os pássaros, mas a melhor abordagem geralmente combina várias técnicas. Consultar um especialista pode oferecer a solução mais eficaz para seu prédio. Espero que isso ajude!

Deixe o seu comentário