Como espantar pombos? Aprenda seis técnicas para se livrar desses pássaros

Compartilhar:


Diversas pessoas buscam as mais diferentes formas de como espantar pombos, pois possuem receio de se contagiar com as doenças transmitidas por esses animais.

Os pombos estão em diversos lugares, como os centros de cidades e parques, e eles são responsáveis pela transmissão de diversas zoonoses, doenças passadas de animais para humanos.

Médicos veterinários explicam que a contaminação acontece, principalmente, pelo contato com as fezes do animal. Assim, é necessário fazer a limpeza correta das fezes, que ao secarem podem virar pó e serem inaladas por humanos. 

Por isso, os especialistas recomendam usar uma proteção nasal e água clorada para fazer a limpeza.

Quer saber como se livrar dessas aves? Então, confira abaixo o guia que montamos com as melhores dicas de como espantar pombos. Boa leitura!

Como espantar pombos?

Existem algumas técnicas simples para quem deseja saber como espantar pombos. Conheça seis delas abaixo e fique livre desses animais.

Use rede antipombos

Essas redes são feitas de nylon e você pode usar para cercar a sua janela ou varanda, impedindo assim a passagem dos pombos para dentro. 

Há diversos modelos, alguns são fixados na estrutura com ganchos e outros são apenas colados. 

Os pombos são aves que possuem um padrão de comportamento, ou seja, repetem os mesmos hábitos. 

Assim, ao impedir a sua passagem num determinado lugar, por um determinado período de tempo, você estará mudando os hábitos dos pombos.

Então, depois de um tempo você poderá remover a rede de proteção. 

Utilize refletores

Quando o sol bate em uma superfície refletora forma um efeito de prisma que incomoda a visão das aves. Para isso você pode usar fitas refletoras, balões metalizados ou CDs antigos.  

É importante lembrar que esse método funcionará de dia, enquanto houver luz solar, sendo inefetivo de noite, nesses casos poderá se usar refletores ou posicionar luzes que refletem nas fitas, balões ou CDS. 

Faça superfícies inclinadas

Parapeitos ou grades inclinados em 45º podem ser uma ótima maneira de espantar os pombos. Essas aves não se sentem confortáveis pousando em lugares inclinados e irão procurar outro  imóvel. 

Obstrua o lugar

Como dito anteriormente, os pombos são aves de hábitos, então se você dificultar o pouso deles ou utilizar objetos onde eles costumam sentar, provavelmente eles irão para outro lugar. 

Para realizar a obstrução você pode usar espetos, espículas e outros objetos. 

Utilize repelentes

Outra opção para você espantar pombos da sua casa ou jardim são os repelentes. Estes podem ser encontrados na opção líquida e gel. 

Os repelentes geralmente são feitos à base de plantas, não sendo tóxicos para humanos nem animais. 

Além disso, eles apenas exalam um cheiro que irrita o olfato das aves, não as prejudicando de nenhuma forma.

Coloque estátuas de predadores nas varandas e janelas

Utilizar estátuas de predadores é uma maneira de como espantar pombos com baixo custo e que não impacta a saúde desses animais. 

As estátuas são encontradas no mercado em diversos modelos e as mais usadas são de falcões, corujas e águias. 

Elas devem ser posicionadas perto de onde os pombos costumam pousar, além disso devem ser reposicionadas com frequências, pois os pombos podem perceber que não se trata de um predador real e voltarem a te incomodar.

Perigos causados por pombas

Como dito anteriormente, os pombos são os transmissores de algumas zoonoses, entre elas, está a criptococose.  

Conhecida como a “doença do pombo”, essa infecção é causada por fungos que se reproduzem nas fezes das pombas e em árvores ocas. 

Quando esses fungos são inalados, eles se alojam no pulmão e de lá migram para o sistema nervoso central. 

A criptococose pode resultar numa meningite. Os sintomas são parecidos com os de uma gripe, como febre, dor de cabeça e tonturas.

Como prevenir o surgimento de pombos?

Para evitar a presença constante de pombos em sua casa e quintal, alguns hábitos devem ser adquiridos, como:

  • Não alimentar as aves: pois elas irão se acostumar a receber o alimento, se instalando em sua casa.
  • Evitar deixar as lixeiras abertas: Caso as lixeiras fiquem abertas, as pombas poderão encontrar restos de alimentos, assim, podem voltar a aparecer para se alimentar.
  • Não deixar comida exposta em lugares abertos: Evite deixar restos de alimentos na mesa ou no chão. 

Além disso, cuide para os potes de ração do seu pet não estarem em lugares abertos e desprotegidos, pois as pombas poderão se alimentar dessa forma, e entenderão que a sua casa é um lugar com comida fácil.

Interessado em ler mais artigos sobre cuidados com animais? Veja mais conteúdos do nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Francilene W Silva disse:

    Moro em condomínio fechado de casas, não tenho bicho de estimação, não deixo comida no quintal, mas infelizmente é um sobrado triplex, e elas ficam em cima do telhado. Saem de cima do meu sobrado e vão para o outro, e assim sucessivamente. Ninguém tem hábito de apresentá-los. É um verdadeiro tormento com a sujeira de fezes e penas deles.

    • Isaac disse:

      Moro em casa e tenho quintal grande , arvores e telhados.
      Sabia que o predio ao lado havia presença de pombos. De repente passaram a invadir meu espaço.

  2. Marilene wuensch disse:

    Estamos lutando para nos ver livre desse pombos! A sujeira e imensa mesmo

  3. Terezinha disse:

    As pombas de um tempo pra cá começaram entrar no telhado levando muitos gravetos prata fazer ninho e com isto entupindo a saída de água e causando goteiras. Elas deslocam as telhas.

Deixe o seu comentário