Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como espantar morcegos? Métodos seguros para proteger a família

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como espantar morcegos de casa
Com alguns hábitos simples é possível manter morcegos longe da sua família

No Brasil, são encontradas mais de 100 espécies de morcegos, a maioria frutíferas. Mas isso não quer dizer que eles sejam inofensivos, já que os animais infectados podem transmitir o vírus da raiva. Descubra como espantar morcegos e manter sua família protegida. 

Como espantar morcegos

Antes de aprender como espantar morcegos é importante conhecer um pouco sobre esse animal. Altamente adaptáveis, eles estão presentes em quase todo o planeta e, no geral, se alimentam de frutas.

De hábitos essencialmente noturnos, os morcegos são atraídos por árvores frutíferas e flores. Durante o dia, costumam se esconder em locais escuros e protegidos. Para proteger a família,  é importante levar tudo isso em consideração. 

Maneiras simples de espantar morcegos 

espantar morcegos com tela de proteção
Telas de proteção em janelas e varandas ajudam a espantar morcegos

Com a adoção de algumas ações simples, é muito fácil espantar os morcegos e garantir a proteção de toda a família. Confira! 

Telas e proteções

O método mais seguro para espantar morcegos é o uso de telas em janelas e varandas. Além disso, evitar o acúmulo de lixo e fechar locais onde os animais possam se esconder, como garagens, frestas e calhas. 

Manutenção do jardim 

Caso o seu jardim tenha muitas frutas e flores, uma boa iluminação no local ajuda a afastar os morcegos. Outra dica de manutenção é retirar frutos muito maduros para reduzir as opções de alimentação do animal. 

Repelentes

Para reforçar os cuidados, repelentes para morcego. Um dos mais usados é o repelente eletrônico que afasta morcegos por meio de um potente ultrassom imperceptível à audição humana. 

Lembre-se: não é recomendado ter um contato direto com o morcego e, caso aconteça, é importante seguir o protocolo de raiva da sua localidade

Morcegos podem transmitir doenças?

Os morcegos até evitam o contato com humanos, mas isso pode acabar acontecendo. Um simples arranhão de um animal infectado pode bastar. 

Outro risco é a interação com os nossos pets, principalmente cães e gatos.  Entre as doenças que o morcego pode transmitir, estão: 

O que fazer ao encontrar um morcego? 

Algumas pessoas acham esses animais encantadores, outras não passam nem perto. O correto, no entanto, é acionar o Centro de Zoonoses do seu município ao encontrar um morcego, esteja ele vivo ou morto

Por se tratar de um animal que pode transmitir zoonoses, os órgãos competentes precisam averiguar, registrar e dar a destinação adequada ao animal. 

Em casos de acidentes com morcegos, como arranhões em humanos ou pets, é necessário procurar a unidade de saúde ou veterinário mais próximo. 

Proteja seus pets da raiva

A raiva é a principal doença que pode ser transmitida por morcegos e a prevenção é a forma mais eficaz de proteger quem se ama. Afinal, acidentes podem acontecer. 

Cães e gatos devem ser imunizados com a vacina antirrábica quando filhotes. O reforço deve ser feito anualmente. 

Agora que você já sabe as melhores maneiras de espantar morcegos, conte para gente: o que você tem feito para proteger toda a família?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário