Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é um centro de zoonoses?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
um gato no centro de zoonoses

O centro de zoonoses acabou ganhando fama de ser um espaço de recolhimento dos animais de rua, mas esta é uma visão bastante distorcida, e de certa forma, errada. O CCZ, como também é conhecido, foi criado na década de 70 e é um órgão municipal presente nas cidades.

Quer saber o que realmente acontece por lá e a função do centro? Hoje vamos explicar tudo para você!  

O que é um centro de zoonoses?

O Centro de Controle de Zoonoses, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é um órgão responsável por monitorar a proliferação de doenças transmitidas por animais, as famosas zoonoses.

Este foi o propósito inicial para a criação dos centros, porém eles já fazem muito mais nos dias atuais. Na lista, entram eventos de conscientização ambiental, adoção de animais e como cuidar bem de um pet, por exemplo. 

O que o centro de zoonoses faz com os animais?

Uma outra informação distorcida sobre o espaço é que ele é um lugar que recebe animais abandonados, entretanto o CCZ não é abrigo.

Como o centro de zoonoses também auxilia no bem-estar dos pets, eles trabalham retirando cães e gatos que estão em situações de vulnerabilidade, como maus-tratos, através de denúncias.

Ademais, até o bichinho estar bem e apto para encontrar uma nova família, ele pode ficar por lá. Aliás, o CCZ cuida dele por completo oferecendo castração, vacinação, microchip e tratamentos complementares.

Principais doenças transmitidas por animais

o que é um centro de zoonoses

Se engana quem pensa que zoonoses são passadas apenas por cães e gatos, visto que outros animais como bovinos e roedores estão na lista de hospedeiros. Em relação aos pets, as mais conhecidas e comuns são a Raiva, causada pela mordida de um morcego ou cachorro infectado, e a Leishmaniose, que é transmitida através da picada do mosquito Palha.

Outras que não deixam de ser relevantes são a Leptospirose, que tem maior incidência através dos roedores, e a Toxoplasmose, conhecida como doença dos gatos, pois o hospedeiro é o felino.

Em casos menos frequentes temos a Doença de Lyme, que se espalha pela presença do carrapato em cães e gatos. Dessa forma, quando o parasita pica uma pessoa, a bactéria é liberada.

Outros serviços oferecidos pelo CCZ

Além de ser um órgão que auxilia na divulgação de informações básicas sobre saúde pública e bem-estar animal, o centro de zoonoses também oferece serviços gratuitos como vacinação da Raiva e a castração de cães e gatos. No mais, recomendação é que você procure a unidade da sua cidade para entender qual o cronograma de mutirões de castração e dos demais serviços disponíveis.

Por fim, como já falamos, diversos animais estão à espera de um lar nos centros de zoonoses. Sendo assim, se estiver pensando em adotar um bichinho de estimação, considere visitar o órgão! É claro que existem diversos abrigos e ONGs que trabalham com o resgate de animais, mas lá você pode ter algumas vantagens como microchip no seu pet.

Se quiser saber mais sobre pets, vamos adorar sua presença no blog Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

23 Comentários

  1. Carla disse:

    Olá tudo bem?

    Como faço pra levar pra vocês uma gatinha que abandonaram aqui no meu prédio. Infelizmente não posso ficar com ela porque já tenho um gato e eles não se deram bem. Inclusive esse gatinha estou prenha. Agradeço se alguém ajudar a levar para um abrigo.

  2. Ana Paula disse:

    Tem 6 filhos de cachorrinhos abandonados aqui na minha porta, como faço pra entrar em contato com alguém pra tá recolhendo eles… Não morreram ainda pq dou água e ração, eu não tenho condições pra tá cuidando de tanto cachorro.

  3. Gilda Pierre de oliveira gildapierre68@gmail.com disse:

    Bom dia,tenho um pet a 16 anos um poodle porte médio desde sábado está paralisado não se alimenta foi indicado que devo fazer eutanásia estou sofrendo pois não tenho condições de pagar esse valor e sem coragem de o fazer não possuo ajuda ele está prostrado como faço pra ter ajuda sou idosa e tenho dificuldade de me locomover gostaria de orientação e ajuda .

  4. Flávio Lopes dionizio disse:

    Boa tarde!,moro em frente a um condomínio,nesse condomínio tem muitos gatos de rua,o pessoal que mora nos condomínios estão, implicando com as pessoas que são água e comida para os gatos,e ameaçando matar os gatos,qual a solução que vocês podem me orientar!…

  5. Viviane Rodrigues disse:

    Aqui na rua de casa tem um cachorro que está abandonado passando fome pegando sol e chuva eu acho que ele sente dor ele chora de mais e incomoda muita gente aqui tem vizinhos que até falam em mata o bichinho por conta que ele chora muito e isso incomoda as pessoas da rua pelo amor de Deus venham busca esse cachorro 🐕 desde já obrigado

  6. Lana disse:

    Acusou no exame de sangue feito na orelha dos meus cachorros que estão com lesmaniose ,como posso tratar dessa doença sem sacrificar ,estou esperando o exame de sangue que fizeram na veia .como pode me ajudar

  7. Marta das graças santos arbuini disse:

    Peguei uma gata que abandonaram, mas agora ela está descadeirada, já gastei muito com ela tentando recuperar mas sem resultados, porém agora não tenho mais condições de continuar pois gastei o que tinha. Não sei mais o que fazer com ela pois o veterinário disse que não pode sacrificar sem ter um diagnóstico.
    E aí o bichinho vai ficar sofrendo toda vida. Por favor me ajude. Me dê uma orientação. Obrigado.

  8. Magda Sanches Fonseca disse:

    Quando retorno do serviço passo pela rua das Gamboas enfrente ao número 477. La os donos foram embora e deixaram um cachorro no pequeno espaço, sem cobertura. Alguns vizinhos estão colocando comida algumas vezes. O portão esta fechado com cadeado, isso esta acontecendo há vários meses. Por gentileza ajudem esse animal – Endereço.Zona norte – proximo a tucuruvi – rua das gamboas 477

    • Cobasi disse:

      Olá, Magda! A situação do cachorro abandonado é preocupante. Recomendamos entrar em contato com órgãos de proteção animal, como ONGs ou a prefeitura da região, para relatar a situação.

  9. Silvia Elisa disse:

    Boa noite eu gostaria da ajuda de Zoonoses para pegar um cachorro que se encontra aqui na rua Carlos Fachini 1316 ele é rottweiler e ele fica aqui no quintal Aonde eu moro e a moça que morava na Rua abandonou ele aqui no quintal mas só que ele já mordeu uma senhora na mão da Eu gostaria muito de ajuda de vocês para poder pegar esse cachorro senhora e mordeu o rosto de uma criança ele não pode ver as crianças correndo que ele avança nas crianças e os povo na rua eu preciso muito da ajuda de vocês eu não sei o que eu faço para doar esse cachorro e os moradores aqui Já ligaram na prefeitura mais nada

    • Cobasi disse:

      Silvia, se você está enfrentando problemas com um cachorro agressivo na sua região, é crucial entrar em contato com as autoridades locais, como o Centro de Zoonoses, para relatar a situação. Eles podem fornecer orientações sobre como lidar com a situação e tomar medidas apropriadas para garantir a segurança da comunidade.

  10. jozy disse:

    como fasso pra doar um cachorro de pequeno porte pois nao tenho casa propria e vou mim mudar e nao aceita caes.

  11. Vanessa Poter Beltrame de Oliveira disse:

    Tem 2 cães que ficam no meu portão, dou comida e água, um deles tá mais sofrido, com os pêlos caindo, já tenho 1 cachorrinho que demanda meu tempo e cuidados com ele, não posso pegar mais um, não terei condições de cuidar, ecomo podem ajudar esse pet? Desde já mto grata!

  12. Ademar disse:

    Tenho uma cadela que foi atropelada e não tenho condições de pagar o tratamento o zoonoses pode me ajudar ?

Deixe o seu comentário