Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOG10
*Limitado a um uso por CPF

O que é um centro de zoonoses?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
um gato no centro de zoonoses

O centro de zoonoses acabou ganhando fama de ser um espaço de recolhimento dos animais de rua, mas esta é uma visão bastante distorcida, e de certa forma, errada. O CCZ, como também é conhecido, foi criado na década de 70 e é um órgão municipal presente nas cidades.

Quer saber o que realmente acontece por lá e a função do centro? Hoje vamos explicar tudo para você!  

O que é um centro de zoonoses?

O Centro de Controle de Zoonoses, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é um órgão responsável por monitorar a proliferação de doenças transmitidas por animais, as famosas zoonoses.

Este foi o propósito inicial para a criação dos centros, porém eles já fazem muito mais nos dias atuais. Na lista, entram eventos de conscientização ambiental, adoção de animais e como cuidar bem de um pet, por exemplo. 

O que o centro de zoonoses faz com os animais?

Uma outra informação distorcida sobre o espaço é que ele é um lugar que recebe animais abandonados, entretanto o CCZ não é abrigo.

Como o centro de zoonoses também auxilia no bem-estar dos pets, eles trabalham retirando cães e gatos que estão em situações de vulnerabilidade, como maus-tratos, através de denúncias.

Ademais, até o bichinho estar bem e apto para encontrar uma nova família, ele pode ficar por lá. Aliás, o CCZ cuida dele por completo oferecendo castração, vacinação, microchip e tratamentos complementares.

Principais doenças transmitidas por animais

o que é um centro de zoonoses

Se engana quem pensa que zoonoses são passadas apenas por cães e gatos, visto que outros animais como bovinos e roedores estão na lista de hospedeiros. Em relação aos pets, as mais conhecidas e comuns são a Raiva, causada pela mordida de um morcego ou cachorro infectado, e a Leishmaniose, que é transmitida através da picada do mosquito Palha.

Outras que não deixam de ser relevantes são a Leptospirose, que tem maior incidência através dos roedores, e a Toxoplasmose, conhecida como doença dos gatos, pois o hospedeiro é o felino.

Em casos menos frequentes temos a Doença de Lyme, que se espalha pela presença do carrapato em cães e gatos. Dessa forma, quando o parasita pica uma pessoa, a bactéria é liberada.

Outros serviços oferecidos pelo CCZ

Além de ser um órgão que auxilia na divulgação de informações básicas sobre saúde pública e bem-estar animal, o centro de zoonoses também oferece serviços gratuitos como vacinação da Raiva e a castração de cães e gatos. No mais, recomendação é que você procure a unidade da sua cidade para entender qual o cronograma de mutirões de castração e dos demais serviços disponíveis.

Por fim, como já falamos, diversos animais estão à espera de um lar nos centros de zoonoses. Sendo assim, se estiver pensando em adotar um bichinho de estimação, considere visitar o órgão! É claro que existem diversos abrigos e ONGs que trabalham com o resgate de animais, mas lá você pode ter algumas vantagens como microchip no seu pet.

Se quiser saber mais sobre pets, vamos adorar sua presença no blog Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

13 Comentários

  1. Carla disse:

    Olá tudo bem?

    Como faço pra levar pra vocês uma gatinha que abandonaram aqui no meu prédio. Infelizmente não posso ficar com ela porque já tenho um gato e eles não se deram bem. Inclusive esse gatinha estou prenha. Agradeço se alguém ajudar a levar para um abrigo.

  2. Ana Paula disse:

    Tem 6 filhos de cachorrinhos abandonados aqui na minha porta, como faço pra entrar em contato com alguém pra tá recolhendo eles… Não morreram ainda pq dou água e ração, eu não tenho condições pra tá cuidando de tanto cachorro.

  3. Gilda Pierre de oliveira gildapierre68@gmail.com disse:

    Bom dia,tenho um pet a 16 anos um poodle porte médio desde sábado está paralisado não se alimenta foi indicado que devo fazer eutanásia estou sofrendo pois não tenho condições de pagar esse valor e sem coragem de o fazer não possuo ajuda ele está prostrado como faço pra ter ajuda sou idosa e tenho dificuldade de me locomover gostaria de orientação e ajuda .

  4. Flávio Lopes dionizio disse:

    Boa tarde!,moro em frente a um condomínio,nesse condomínio tem muitos gatos de rua,o pessoal que mora nos condomínios estão, implicando com as pessoas que são água e comida para os gatos,e ameaçando matar os gatos,qual a solução que vocês podem me orientar!…

  5. Viviane Rodrigues disse:

    Aqui na rua de casa tem um cachorro que está abandonado passando fome pegando sol e chuva eu acho que ele sente dor ele chora de mais e incomoda muita gente aqui tem vizinhos que até falam em mata o bichinho por conta que ele chora muito e isso incomoda as pessoas da rua pelo amor de Deus venham busca esse cachorro 🐕 desde já obrigado

  6. Lana disse:

    Acusou no exame de sangue feito na orelha dos meus cachorros que estão com lesmaniose ,como posso tratar dessa doença sem sacrificar ,estou esperando o exame de sangue que fizeram na veia .como pode me ajudar

  7. Marta das graças santos arbuini disse:

    Peguei uma gata que abandonaram, mas agora ela está descadeirada, já gastei muito com ela tentando recuperar mas sem resultados, porém agora não tenho mais condições de continuar pois gastei o que tinha. Não sei mais o que fazer com ela pois o veterinário disse que não pode sacrificar sem ter um diagnóstico.
    E aí o bichinho vai ficar sofrendo toda vida. Por favor me ajude. Me dê uma orientação. Obrigado.

Deixe o seu comentário